Bisavó solteira

Boa tarde!

Tenho uma dúvida e acredito que aqui seja o melhor lugar pra sanar. Estou juntando os docs para solicitar a cidadania da minha mãe (neta). Já tenho o assento da portuguesa e, minha duvida é a seguinte: Ela (minha bisa portuguesa) não se casou (nem em PT nem no BR). Teve o meu avô (nascido no BR), pai declarou mas eles não se casaram. Isso influencia em alguma coisa? Pelas histórias da família ele também era português mas sumiu no mundo.

Aproveitando, eu pedi o assento da forma correta?

Obrigado demais pela ajuda.

«1

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @Zanottip

    Como a bisavó já deve estar falecida e o pai foi o declarante, vc vai precisa de algum documento que comprove a participação da bisavó portuguesa na vida do filho, durante a menoridade do avô.

    São aceitos documentos médicos, religiosos, escolares, jurídicos, em que a portuguesa tenha assinado.

    Pode ser necessário (nao tenho certeza qt a esse ponto) o batismo do bisavô, se ele for português, pela ausência de casamento.

    Acredito ter visto um caso parecido aqui no fórum.

    ===

    Se o bisavô tb era português e ele foi o declarante, é bem mais fácil localizar o nascimento dele.

    Se fizer pelo bisavô, vc deverá enviar o batismo da bisavó junto.

    ===

    Há alguma indicação no registro de nascimento do avô de que não houve casamento?

    Vc pode verificar isso de duas formas:

    1) Se o estado civil de um ou dos 2 pais consta como "solteiro";

    2) Se o registro constar como "filho", "filho natural" ou "filho ilegítimo". Não pode aparecer "filho legitimo", pois isso implicaria a existência de um casamento.

    Caso não haja essas indicações, eu sugiro a busca por um casamento religioso, que tb pode ser usado para fins de transcrição de casamento, o que resolveria o seu problema.

    ===

    Por fim, deixe o nome do português e dos pais dele. Ambos devem estar no nascimento do avô.

    Alguém pode te ajudar a encontrá-lo.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @guimoss grato demais pelos esclarecimentos. Na certidão de óbito da minha bisa portuguesa consta como solteira e que deixa 1 filho (meu avô)

    O bisavô se chamava Manoel Marçal. Pais - Antonio Marçal e Ermelinda de Oliveira.

    Infelizmente não tenho nenhuma documentação médica ou as demais citadas para comprovação.

    Tô começando a achar que estou num mato sem cachorro....rs

  • @Zanottip

    Como está na certidão de nascimento dos filho ou filhos dos portugueses.

    Possível bisavô ou um irmão? O nome dele tem um 2° prenome e o nome do pai tem um segundo sobrenome.

    Mas é de Bragança, como a bisavó.

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    173521 Manuel Joaquim Torre de Moncorvo Torre de Moncorvo António Marçal Ventura&bnsp; Trabalhador 26 Rio de Janeiro Solteiro

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @Zanottip

    O sobrenome Marçal é comum.

    Havia vários portugueses com esse sobrenome.

    Marquei o @Kleber Silva Aguiar , o @Guilherme Moreira e a @mabego ,que são excelentes nas buscas de assentos.

    Obs: o assento que vc pediu foi a versão Reprográfica (integral em PT). Se precisar retificar algo, geralmente, é pedida a certidão Narrativa. No processo de nacionalidade, não há problemas com esse modelo.

    Obs: a questão da certificação eletrônica ainda é polêmica. Não temos relatos de sucesso no uso em processos de nacionalidade, mas tb não houve nenhuma exigência, que eu tenha visto. Por isso, o pessoal recomenda a certificação analógica (selo branco em alto relevo, assinatura manuscrita e enviada pelos correios).

    Marquei a @Leticialele para dar uma alternativa para o seu caso, se existente.

  • @Zanottip

    Possível irmã do bisavô? Os nomes dos pais têm sobrenomes extras.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XR8-RPMG

    Boa sorte!

  • @Zanottip , terá que buscar documentos que comprovem a participação da mãe na menoridade do filho. Matrícula escolar, certidão de batismo, caderneta de vacinação, declaração da maternidade, escrituras, etc

  • @guimoss

    Na certidão de nascimento do meu avô está assim:

    Obs: Não temos na família nenhuma referência se o Manoel Marçal tinha irmãos, se os pais tb vieram para o Brasil, nada. Minha bisa não falava sobre ele. Só sabemos que depois do nascimento do meu avô que ele se mandou. Uns dizem que foi para o Rio, outros para Bahia, mas nenhuma prova.

    Sobre a busca no Family Search eu já revirei aquilo e nao achei nada parecido. Só dos filhos do meu avô em Santos.

    @Leticialele gratidão pelo seu tempo e, provavelmente, não tenho nada relacionado a participação da minha bisa na vida do meu avô. Sei que eles ficaram juntos até a sua morte, mas nada de documentos.

  • editado July 2022

    @Zanottip , se o pai também era português e foi ele que declarou, tem que encontrar o assento de batismo dele!!

    Veja a certidão por cópia reprográfica do seu avô!

    Certamente seu avô aparece como filho natural, na certidão por cópia reprográfica, o que prova que não eram casados.

    Onde nasceu seu avô? Em que ano?

  • @Zanottip

    A minhas previsões estava corretas.

    @Leticialele , obrigado por confirmá-las, amiga.

    ===

    Sobre a certidão do seu avô:

    Vc reparou que o sobrenome do avô materno (Ventura) do seu avô é o mesmo que aparece no pai do dono do passaporte que eu postei acima?

    As chances daquele passaporte ser de um parente aumentaram, pois há dois sobrenomes em comum (Marçal e Ventura).

    As chances dele ser de Bragança aumentaram.

    ===

    Ainda sobre a certidão:

    Essa imagem que vc postou é de uma certidão de breve relato.

    Em processos de nacionalidade, vc deve usar uma de inteiro teor digitada ou Reprográfica.

    A do filho pode ser a digitada, mas a do Requerente deve a Reprográfica.

    ===

    Outra fonte de localização bisavô:

    Em qual cidade, os bisavós residiam?

    Vc pode buscar o registro religioso do filho ou o casamento religioso (se houve) nos livros religiosos do Fs da cidade de residência deles.

    Ou no CHF mais perto de vc, presencialmente.

    Não desista!!!

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @Zanottip

    Outro possível parente da bisavó. Mesmo Concelho da bisavó e sobrenome dela e do pai dela.

    É mais um local de buscas pelo bisavô:

    374635 Avelino Ernesto Chacim Macedo de Cavaleiros José Mangueira Maria Quitéria da Encarnação Jornaleiro 48 Brasil Solteiro

    O passaporte acima:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1287512

    Pelos dados, a pessoa acima nasceu em 1859 e 1860.

    ===

    Outro possível parente do bisavô. Aparece "Marçal" como prenome, mas pode ser um caso de Inversão.

    Mesmo Concelho do passaporte acima. Traz uma freguesia nova:

    424543 Marçal José Ventura Castêdo Torre de Moncorvo António Ventura Francisca Rosa Jornaleiro 34 S. Paulo Solteiro

    O passaporte acima:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1287228

    Pelos dados, o nascimento dessa pessoa aconteceu em 1873/1874.

    ===

    Um inventário de homonimo da pessoa acima:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1165316

    Pode ser um parente cujo nome foi uitilizado por um descendente.

    ===

    Mais uma possível parente. Mesmo Concelho da bisavó:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1295632

    ===

    Os passaportes acima foram emitidos no mesmo ano (1908).

    É algo a se observar.

  • @Leticialele "Onde nasceu seu avô? Em que ano?' - Nasceu em Santos, 1917 - Já solicitei a reprográfica.

    Um outro caminho que to buscando são os bisavôs por parte de minha avó materna. Já achei o assento de batismo dela, passaporte, óbito em Santos....mas tá com problema tb por conta do nome do marido dela.

    Bisavó materna - Maria da Conceição - nascida em 21/03/1886 em Ferreiros, Anadia, Aveiro. Filha de Antonio Martins Limoeiro e Maria (da Conceição) Josepha. Faleceu em Santos em 01/04/1982. Era casada com José Rodrigues Magro. Tiveram 3 filhos - José Rodrigues Filho, Angelina Rodrigues (minha avó) e Maria Rodrigues.

    Já coloquei todas as informações no Family Search pra ver se aparece alguma correspondência e só achei o óbito do José Rodrigues Magro. Também não consegui achar o registro de casamento deles.

    @guimoss

    Eterna gratidão pelo seu tempo, mas acho que vou tentar seguir o caminho acima. Me parece ser menos complicado já que os bisavós maternos de casaram (me resta saber se foi em Santos ou em Portugal o casamento). A propósito....alguém já ouviu falar sobre essa região de PT? Está no óbito do José Rodrigues Magro e não achei nada parecido.

    Agradeço demais toda vossa ajuda.

  • @Zanottip

    Vc deu sorte que todo mundo é português na sua linha.

    Vá por ela.

    Quando nasceu o primeiro filho? Pela idade, vc poderá ter uma noção de onde foi o casamento.

    Possíveis parentes do bisavô José. Também sao de Anadia:

    380548 José Rodrigues Magro Vilanova Anadia Jose Rodrigues Magro Sem Indicação Jornaleiro 22 Rio de Janeiro Casado

    396037 António Rodrigues MagroVila Nova Anadia José Rodrigues Magro Anna Joaquina Jornaleiro 33 Brasil Solteiro

    193520 Abilio Rodrigues Magro Lourinha de Cima Mortagua Serafim Rodrigues Magro Rosa Luisa Craveira Trabalhador 31 Rio de Janeiro Casado

    Talvez, o casamento tenha ocorrido em PT.

    Com sobrenome "Magro", de Anadia:

    111365 Fernando Martins Magro Arcos Anadia Daniel Martins Magro Teresa Maria Trabalhador 20 Santos Solteiro

    Boa Sorte!

    Marquei o @Kleber Silva Aguiar , o @Guilherme Moreira , a @mabego e o @CarlosAlberto

  • @guimoss José Rodrigues Filho, 17/09/1916 - Santos/SP - Angelina Rodrigues (minha avó), 15/07/1920 - Santos/SP e Maria Rodrigues, 30/03/1928 em Santos/SP.

    "380548 José Rodrigues Magro Vilanova Anadia Jose Rodrigues Magro Sem Indicação Jornaleiro 22 Rio de Janeiro Casado" esse, pela idade, pode ser o pai do meu bisavô, mas na certidão de nascimento da minha avó emitida em 1920 consta como os dois avôs dela falecidos em Portugal.

    No certidão consta a data do óbito em 21/05/1961 com 71 anos. E os nomes dos pais batem com os nomes dos avós na certidão de nascimento de minha avó materna.

    Angelina Rodrigues - nascida em 15/07/1921 - Filha de Maria da Conceição e José Rodrigues

    Avós paternos - José Rodrigues Magro (falecido) e Maria Angelina (residente em Portugal)

    Avós maternos - Antonio Martins Limoeiro (falecido) e Maria (da Conceição) Josepha (residente em Portugal)



  • editado July 2022

    @Zanottip


    esse Altaio, pode ser Altares? nos açores?

    esse José? um óbito...

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSDY-Z9VV-1?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AWH41-33PZ

    imagem 132


    @guimoss

    meio que perdi o fio da meada (e ainda estou buscando mais 23 portugueses... rsrsrs)

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X57-WY65

  • @Zanottip

    Assento no. 9, do ano 1890, freguesia de Vila Nova de Monsarros, concelho de Anadia, distrito de Aveiro (tif 64):

    https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1182888

  • @Guilherme Moreira

    Em alguns casos, há concelhos homônimos em Distritos diferentes.

    Arouca, se não me engano, também é um caso. Tem no Porto e em Aveiro.

    Parabéns pelo achado!

  • @Guilherme Moreira

    vc poderia verificar se no assento o nome da mãe é Angélica?

    No óbito está angelina.

    ===

    @Zanottip

    Se houver essa divergência em outras certidões, pode surgir a necessidade de uma Retificação.

    Verifique tudo con atenção.

    Abraços aos dois

  • @Guilherme Moreira Muito Obrigado!!! Acredito sim que seja esse o cara!

    Achei também um passaporte de um provável irmão dele Manoel Rodrigues Magro

    Mesmo nome de pais e nascimento. Muita coincidência...certo?

    https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314203 tif 0396

    @guimoss Nele consta o nome como ANGELINA MARIA

    As chances de o nome dela estar errado no batismo dele são poucas né?


    @mabego Grato pela sua ajuda, mas acredito que não seja ele. Nome do pai diferente e a localidade. Todos os meus bisavós ficaram em Santos. Fernandópolis é muito longe.

  • @Zanottip

    No passaporte acima, me parece que é Angelina, com "n".

    Mas, no batismo que o @Guilherme Moreira encontrou me parece ser Angelica Maria, com "c".

    Olhei mais uma vez e ainda estou em dúvida.

    Acho que é melhor dar uma conferida.

    Abraços

  • @guimoss também notei essa divergência. Por isso perguntei se tem alguma chance do nome dela no batismo estar errado.

    Em todos os outros docs que tenho consta como nome da mãe sendo ANGELINA. Só no batismo consta como ANGÉLICA.

  • @Zanottip

    Busque por outros filhos da Angelina/Angélica, o casamento dela e o óbito.

    O assento encontrado deve informar a freguesia dos pais.

    Dessa maneira, vc verifica se há diferença.

    ===

    Se houver a divergência, eu nao faria a retificação, pois é algo muito pequeno.

    Mas fique atento: A referência SEMPRE é o batismo português.

    Boa busca!

  • @guimoss o @Guilherme Moreira achou esse cara aqui mas não consigo nem de longe saber quais freguesias eles eram.

    Será que alguém conhece essas freguesias?


  • editado July 2022

    @Zanottip

    Distrito de Coimbra

    Concelho de Anadia

    Freguesia de Villanova de Monsarros


    esse "logar" era correspondente com o nosso nome de rua...

    Pode ser Algeriz

  • editado July 2022

    @Zanottip

    Algeriz, na escrita da época Aljariz, lugar da freguesia de Vila Nova de Monsarros.

    Sobrosa, lugar da freguesia de Espinho, concelho de Mortágua, distrito de Viseu.

    Casamento de José e Angelina, no. 11, de 1881 (tif 40):

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1206793

    No batismo do Manuel também aparece o nome da mãe como Angélica, mas como vemos no casamento o nome correto é Angelina.

    @mabego

    Não é Distrito de Coimbra e sim Diocese.

  • @Guilherme Moreira, @guimoss , @mabego eu não tenho como colocar em palavras a GRATIDÃO que estou sentindo por tanta ajuda que vcs me ofereceram. De verdade!

    No casamento consta como testemunha o provável irmão Manoel Rodrigues Magro do passaporte que anexei acima.

    O nome dela era ANGELINA mesmo e não ANGÉLICA. Será aceito se mandar o casamento dos pais?

  • @Guilherme Moreira

    ops...

    Distrito de Coimbra Aveiro

    Concelho de Anadia

    Freguesia de Villanova de Monsarros

    diocese de Coimbra

  • @Zanottip

    "O nome dela era ANGELINA mesmo e não ANGÉLICA. Será aceito se mandar o casamento dos pais?"

    vou te falar o que eu ouvi de um conservador:

    Angelina e Angelica são pessoas diferentes...

    Portanto... 99,9% de certeza que vc vai ter que retificar

    no meu caso não eram esses nomes, mas era parecido onde se mudava uma letra e surgia "outro" nome:

    Era Anália e constava Anadia. Ou seja... Portugal entende que se trata de duas pessoas diferentes.

  • Então @mabego No assento de batismo do José Rodrigues Magro (filho) consta como nome da mãe Angélica.

    No casamento dos pais do José Rodrigues Magro (filho) é entre José Rodrigues Magro e ANGELINA Maria

    No óbito do José Rodrigues Magro (filho), morto em Santos/SP a mãe consta como Angelina Maria.

    O correto então seria retificar o assento de batismo em portugal?

  • @Zanottip

    o correto é retificar documentação brasileira.

    Não se retifica documento português.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.