Processo de atribuição de filho

Vou iniciar o processo de atribuição de filho de português, hoje com 60 anos e gostaria de saber quais os documentos necessários e como consigo a certidão de nascimento do pai português.

O filho português em questão é o pai do meu filho, iremos iniciar o processo dele para depois fazer do meu filho.

O pai português já é falecido e nasceu em 02/07/1933 no Distrito de Viseu, Concelho de Lamego e Freguesia de Figueira.

Queria informações de como iniciar o processo.

Muito obrigada

Comentários

  • @DalvaDuque , você já mandou seu processo como neta?

    Para a atribuição de seu filho, tem que pedir a certidão do avô português pelo civil online - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Verifique se foi o português o declarante do nascimento do filho e em que idade foi feito o registro.

    Junte a certidão de nascimento do filho por cópia reprográfica apostilada;

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado para ser assinado no cartório para ter a firma reconhecida por autenticidade

    Print do email que encaminha o formulário, obtido após o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Mande, preferencialmente pela DHL, para o Arquivo Central do Porto e, em 6 meses, o pai do seu filho será português.

    Depois, você repete o procedimento para seu filho.

    Boa sorte!

  • @Leticialele muito obrigada pelas explicações. Solicitei a certidão no Civil online conforme excelente explicação que vocês disponibilizam.

  • Olá, bom dia.

    Ontem solicitei a certidão no site do Civil online, conforme instruções.

    Preenchi todos os dados, fiz o pagamento de 10E, via cartão de crédito, mas até o momento não recebi o código de acesso.

    Será que o meu pedido não foi processado? Já se passaram 24 horas.

    Tenho como verificar no site o status do meu pedido? Procurei esta opção mas não encontrei.

    Estou pensando se é melhor refazer o pedido. Se puderem me orientar com a experiência que vocês tem agradeço.

  • @Leticialele agora que li a sua pergunta sobre o meu processo como neta.

    Eu ainda não mandei o meu processo, pois encontramos erros na certidão de nascimento do meu pai (nome da mãe dele, da avó paterna) e só agora conseguir reunir todos os documentos, exigidos pelo cartório para entrar com uma ação judicial para corrigir a certidão dele.


    O processo do meu filho, que pretendo iniciar e que mencionei neste novo post é por parte do pai dele, pois o avô do meu filho, por parte de pai era português.


    Apesar de estar dando muito trabalho o meu processo, não desistirei, a menos que não consiga corrigir a certidão de nascimento do meu pai.

  • @DalvaDuque , veja se o email foi ipara a caixa de spam!

  • @Leticialele infelizmente não foi para a caixa de spam.

    No passo a passo que vocês disponibilizaram, que aliás está muito bem detalhado e ajuda muito no preenchimento da solicitação, até o parágrafo:

    NA PÁGINA SEGUINTE ESCOLHA FAÇA O PAGAMENTO POR CARTÃO DE CRÉDITO - OK

    E AO FINAL DO PROCESSAMENTO DO PAGAMENTO CLIQUE NO BOTÃO VOLTAR AO SITE PARA JÁ REGISTRAR NO CIVILONLINE O PAGAMENTO.

    Quando finalizei o pagamento, após digitar o iToken que é solicitado, não tinha a opção do botão voltar ao site. NÃO SEI COMO REGISTRAR O PAGAMENTO NO CIVIL ONLINE – Não parece a opção


    Automaticamente voltou na página do formulário do meu pedido.


    Hoje tentei novamente duas vezes e aconteceu a mesma coisa. Acredito que está acontecendo algum problema, mas não estou identificando. Não aparece na tela nenhuma mensagem de erro.

  • @Guilherme Moreira muito obrigada. Vocês realmente tem as respostas para todas as dúvidas. Obrigada por mostrar o caminho para a solução do problema. Pagando com o cartão Visa deu certo.

    Depois que finalizei o pagamento com o Visa, tinha a opção de voltar ao site (inclusive recebi o aviso do banco do débito no cartão, o que com o Mastercard não recebia).

    Só não encontrei o caminho como registrar o pagamento no Civil online. Vou aguardar o SMS com o código de acesso.

    Mais uma vez, muito obrigada.

  • @DalvaDuque , olhe seu email, tanto a caixa de entrada quanto o spam.

  • @Leticialele recebi o código de acesso da certidão. Tudo certo. Muito obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.