Certidões Portuguesas ok. E agoraaaa?
Pessoal, bom dia!
Estou muito feliz, e quero compartilhar que com ajuda de vocês, consegui encontrar o registro de Batismo da minha bisavó, registro do bisavô, casamento de ambos, e até descobri mais parentes que não tínhamos conhecimentos e eu sou muito grata a vocês, em especial à @CarlosASP e @Guilherme Moreira .
Solicitei os registros em papel certificados e estou aguardando a chegada, creio que dentro de 10 / 15 dias já estarei com eles.
Eu sou bisneta de Portugueses e infelizmente a lei ainda não me beneficia, por isso estou correndo atrás para dar entrada no pedido de Cidadania da minha mãe, a qual é a neta dos Portugueses.
Minha mãe, foi casada com meu pai ( hoje falecido), eles divorciaram, e alguns anos atrás ela casou novamente.
Eu já tenho o registro em inteiro teor do meu avô ( pai da minha mãe), Precisei pedir antes, para confirmar a informação que os pais eram realmente Portugueses. Está apostilada.
Minha dúvida é :
Para evitar ou diminuir as chances de cair em pendencias eu preciso da Certidão de nascimento em inteiro teor da minha mãe, casamento em inteiro teor ( para comprovar a mudança no nome )e RG ( apostilados claro)?
Está correto essa listagem?
Desde já agradeço muito a ajuda, atenção e generosidade. Sou muito grata de verdade. Antes de vocês eu não saberia por onde começar à procurar .
Comentários
@MimiGugu_2022
Sobre as suas perguntas, deixo outros responderem.
Mas fiquei curioso com seu caso como um todo - com tantas variações de nomes etc. Achou o casamento de Manoel e Ignes? Onde e quando foi? Quirás? Os livros estavam aonde afinal?
@MimiGugu_2022
"Solicitei os registros em papel certificados e estou aguardando a chegada, creio que dentro de 10 / 15 dias já estarei com eles."
Checou se não precisará de retificações nos documentos brasileiros? Foi Transcrito o casamento?
"Minha mãe, foi casada com meu pai ( hoje falecido), eles divorciaram, e alguns anos atrás ela casou novamente."
Está averbado o casamento dela na certidão de nascimento? Quem foi o declarante do nascimento do filho do português?
"Minha dúvida é : Para evitar ou diminuir as chances de cair em pendencias eu preciso:
o Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG), emitida a menos de 10 anos ou do passaporte onde conste filiação.
o Atestados de antecedentes criminais de todos os países nos quais morou após ter 16 anos do requerente (última coisa a se fazer pois tem validade)
o Formulário 1D preenchido e com firma reconhecida por autenticidade (assinar na frente do funcionário do cartório).
o Pagamento com cartão internacional na plataforma de pagamentos:
https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D
@CarlosASP , eu pedi para fazer uma pesquisa, com aquele link que você me enviou. Como o @Guilherme Moreira , já havia me informado que a primeira esposa havia falecido em 1892 eu fiquei curiosa, porque no registro de batismo do meu avô, o Português declarou, que estava casado com Ignes há 10 anos em Portugal,...No registro do filho Antônio, diz que eles se receberam naquela Freguesia, pedi para pesquisar e me responderam que não foi encontrado, nenhum registro com aquelas informações e falaram que estaria em Bragança, pois na época era comum casar na Freguesia da noiva. Aí solicitei uma pesquisa, com todos os dados que eu tinha, inclusive o do primeiro filho e do primeiro casamento, então, ontem me responderam que o registro foi encontrado em Quirás, não foi averbado, e foi no ano de 1893, não me passaram o dia e o mês, apenas o ano, a referencia, as folhas e o número,.....o viúvo casou rápido,...
Oi @mabego , boa tarde!
Eu ainda não recebi os registros dos Portugueses ( assento de ambos e casamento ) , apenas solicitei e estou aguardando chegar,...
Não entendi a questão do casamento transcrito,...pode me explicar melhor por favor,...
O meu bisavô foi o declarante no batismo do meu avô, e o meu avô ( filho do Português), foi o declarante na certidão de nascimento da minha mãe.
Na informação que recebi de Bragança o casamento dos Portugueses, não está averbado. Qual a forma mais barata e rápida de pedir o averbamento?
Estou dando risadas aqui, porque achei que o pior já tinha passado ,...
@MimiGugu_2022
Quando se estabelece a linha reta entre o português e o requerente não é necessária a transcrição do casamento, a não ser que tenha diferença de nomes (apelidos) entre as pessoas...
@mabego a transcrição do casamento seria do casamento da minha mãe? Mas ela não perdeu o sobrenome do meu avô, que veio do meu bisavô ( Carvalho), ela continua assinando o sobrenome, só acrescentou mais um sobrenome.
Quanto ao sobrenome do meu avô, todo ele é do meu bisavô, ele não tem o sobrenome da minha bisavó,...
É necessário fazer?
Sobre o averbamento?
@MimiGugu_2022
a transcrição do casamento seria do casamento da minha mãe?
Não... pois ela AINDA não é portuguesa. Só se transcreve casamento no consulado de portugueses. A documentação dela, vc verá depois que ela ter se tornado portuguesa, pois ela vai nascer solteira... e depois, se for o caso, informar Portugal através da transcrição do casamento.
É necessário fazer?
Não, pois o português declarou o filho... que declarou a neta. Linha reta estabelecida.
@mabego , boa noite! Voltei a ficar feliz kkkkkkkk,...
Então só preciso da certidão de inteiro teor da minha mãe apostilada, RG apostilado, e o atestado de antecedentes, juntamente com a documentação que virá de Portugal certificados (Registro de Batismo dos Portugueses e Casamento de ambos). Com isso em mãos, faço o pagamento, aguardo o formulário, preencho, vou ao cartório com minha mãe para assinar na frente do escrivão, e envio para Lisboa ou tem algum outro local que também faça?
Agradeço muito a atenção, a generosidade de compartilhar as informações e a paciência para explicar o passo a passo.
Obrigada.
@MimiGugu_2022
Siga o Check list de netos:
( ) o Assento de nascimento do português/ assento de batismo (em caso de batismo deve constar o casamento averbado para comprovar a fixação do sobrenome do português, caso ele não tenha sido declarante do filho)
( ) o Certidão de nascimento do progenitor (pai ou mãe) filho do cidadão português, inteiro teor reprográfica e apostilado. Com a averbação de casamento e óbito (se for o caso)
( ) o Certidão de nascimento do neto requerente, inteiro teor reprográfica e apostilado, com averbação do casamento (caso for casado)
( ) o Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG), emitida a menos de 10 anos ou do passaporte onde conste filiação.
( ) o Atestado de antecedentes criminais federal de todos os países nos quais morou após ter 16 anos (fazer por último pois tem prazo de validade). Imprimir a validação no verso
( ) o Formulário 1D preenchido e com firma reconhecida por autenticidade (assinar na frente do funcionário do cartório).
( ) o pagamento com cartão internacional na plataforma de pagamentos
https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D
Endereço para envio de processos de neto:
CRC Lisboa
Rua Rodrigo da Fonseca, 198
1099-003 Lisboa
@MimiGugu_2022
É, eu lembro que como o pároco redigiu a parte de "recebidos na freguesia", com uma vírgulas não muito claras, ficou ambíguo se era a freguesia atual ou a de origem da noiva. Não sendo uma, teria que ser a outra (Quirás). E realmente se casava muito na de origem da noiva,
Vejo muito isso de viúvo(a) casar bem rápido de novo, especialmente se tem filhos. Acho que era uma questão de necessidade na época: um homem viúvo não podia trabalhar e cuidar dos filhos; uma mulher viúva tinha dificuldade de manter os filhos. O povo era prático; me parece que casavam com o primeiro que estava disponível. Nada de muita fantasia de "amor romântico". Inclusive é muito comum se casar com um irmã(o) do(a) falecido(a). Em lugarejos, não havia tanta gente assim, e um(a) cunhado(a) solteiro(a) era bem prático.
@CarlosASP , boa tarde!
Eu solicitei as 3 certidões dos Portugueses, batismos de ambos e casamento, me passaram um código de rastreio e estou aguardando chegar,...Foi uma luta, mas foi incrível, vocês me ajudaram muito, você principalmente,...Para ter noção minha família só tinha conhecimento dos nomes, e que eram das proximidades de Trás os Montes, e que vieram de navio, desembarcaram em São Paulo e viveram por lá um tempo,...O meu avô que foi o segundo filho a nascer no Brasil (1901), casou com minha avó já com 51 anos, então a filha mais velha desse casamento não chegou a conhecer os avós,...e os outros filhos, a mesma coisa, só uma das filhas do Manoel, irmã do meu avô, esteve em Portugal, ela casou com um Português, e anos depois visitou a Cidade de Origem dos pais( mas ela também é falecida ), e o único filho que ainda está vivo, já tem quase 75 anos, foi oque me passou algumas informações da avó, que ele viu umas 3 vezes quando era criança, ele foi o único da família que se sabe que tirou a cidadania recentemente, mas tirou através do pai,...não do avô,...Sobre o filho mais velho do Manoel ( José ), os familiares acreditam que após o casamento aqui no Brasil ele tenha voltado à Portugal, pois ninguém sabe dele,...
@MimiGugu_2022
Fico contente de ter conseguido te ajudar. E que tudo caminhe bem nas próximas etapas! Com paciência se chega lá.
Foi minha maneira de retribuir o que esse fórum me proporcionou. Comecei do zero sem saber nada sobre como montar um processo de cidadania. E, seguindo as orientações e boa vontade das pessoas aqui, há poucos dias tivemos a notícia de que foi aprovado. Agora seguindo para as próximas gerações.
Nesse processo, descobri um interesse (e alguma habilidade) para genealogia; já cheguei muitas gerações para trás nos ramos portugueses e não portugueses da família. Na medida do possível, busco os registros de quem pede ajuda aqui no fórum.
Seu caso foi como um grupo de pessoas se juntando para montar um quebra cabeças (bem complicado por sinal, rs). A colaboração de cada um permitiu que outra pessoa achasse outra peça que se encaixava. Provavelmente ninguém teria solucionado tudo sozinho.
@CarlosASP , e bota complicado nisso rsrsrsr, mas acho que o início já temos,...Estou acompanhando o transito das certidões que estão vindo de Portugal e aguardando as daqui do Rio de Janeiro, ficarem prontas,...Assim que eu der entrada oficialmente eu falo aqui.
O que estava longe, agora está mais perto! Aqui na torcida!
Abs.
@MimiGugu_2022
Uma lista de netos:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/296208/#Comment_296208
@CarlosASP :
Para cultura geral, vale a pena ler o artigo da Wikipedia. Embora não houvesse uma obrigação do casamento, era sim uma prática bastante difundida:
@CarlosASP sabe o que eu fiquei curiosa? O Manoel, no registro do primeiro casamento dele (Engracia), ela era mais velha do que ele,...creio que não era uma coisa comum na época, hoje em dia, ainda tem pessoas que se ´´ indagam´´ com a diferença de idade,... fico imaginando naquela época,...ela era mais velha, e após ela falecer e casar novamente com minha bisavó, mas na frente, teve uma filha e deu o nome à ela da primeira esposa, o que me faz acreditar que havia sentimentos ali,...
@guimoss , obrigada, vou dar uma revisão no que tenho e estou esperando chegar.