netos de portugues

Bom dia! meu nome é Jéssica, sou neta de português; minha tia já tirou a cidadania dela.l. Alguém pode me explicar como faço para dar entrada na minha cidadania?

Comentários

  • editado July 2022

    @luishan76

    Converse com sua tia para orientações.


    Check list de netos


    ( ) o Assento de nascimento do português/ assento de batismo (em caso de batismo deve constar o casamento averbado para comprovar a fixação do sobrenome do português)

     

    ( ) o Certidão de nascimento do progenitor (pai ou mãe) filho do cidadão português, inteiro teor reprográfica e apostilado. Com a averbação de casamento e óbito

     

    ( ) o Certidão de nascimento do neto requerente, inteiro teor reprográfica e apostilado, com averbação do casamento (caso for casado)

     

    ( ) o Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG), emitida há menos de 10 anos ou do passaporte onde conste filiação.

     

    ( ) o Atestado de antecedentes criminais federal de todos os países nos quais morou após ter 16 anos. Isso deve ser feito (por último) quando toda documentação já estiver reunida, pois tem prazo de validade.

     

    ( ) o Formulário 1D preenchido e com firma reconhecida por autenticidade (assinar na frente do funcionário do cartório).

     

    o Pagamento de 175 euros com cartão internacional na plataforma de pagamentos https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

     

    Endereço para envio:

    CRC Lisboa

    Rua Rodrigo da Fonseca, 198

    1099-003 Lisboa

  • @luishan76

    Quem é o filho do português, sua mãe ou seu pai? Ainda está vivo?

    Se o filho do português estiver vivo, você tem as duas opções, pode fazer como neto, ou como filho.

    Mas em 99% dos casos, o melhor caminho é fazer como filho (1C). Esse é o mantra sempre repetido aqui.

    Explique.

  • Minha mãe é filha de português, mas ela não tem cidadania somente minha tia, irmã da minha mãe!

  • @luishan76

    Sua tia ter a nacionalidade não ajuda o seu processo em si.

    Ajuda no sentido de já saber onde estão os documentos do português, possivelmente já ter transcrito o casamento do português (caso tenha sido necessário), etc. Tudo isso economiza um bom tempo em pesquisas.

    Acho que não ficou claro ainda a razão para a recomendação de sua mãe fazer primeiro como filha (1C), e depois você fazer o seu processo também como filha de uma "nova portuguesa".

    Processos de filhos, enviados para a ACP Porto são concluídos em uns 6 meses. Depois mais um tempo (1-2) meses para transcrever o casamento de sua mãe (provavelmente será necessário). Aí você pode fazer o seu, novamente pela ACP Porto em mais uns 6 meses. Resumo: em um ano e pouco você será portuguesa.

    Se fizer como 1D, neta (pulando sua mãe), seu processo só pode tramitar na CRCentrais Lisboa, o lugar mais congestionado que existe para nacionalidade. Tem levado uns 3 anos para concluir.

    Essa é a grande diferença.

    Se resolver fazer o de sua mãe como filha, acompanhe e coloque eventuais dúvidas no tópico específico:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

  • Boa tarde,

    Gostaria de me certificar se o neto pode entrar com processo de pedido de atribuição de cidadania, mesmo se o seu pai (filho de português) estiver vivo. No caso, não há o interesse do pai em pedir a cidadania, mas o neto está muito interessado.

    Fiquei na dúvida porque vocês fazem referência ao óbito do progenitor.

    ( ) o Certidão de nascimento do progenitor (pai ou mãe) filho do cidadão português, inteiro teor reprográfica e apostilado. Com a averbação de casamento e óbito

    Agradeço desde já os esclarecimentos e parabenizo os organizadores do Fórum pelo valioso auxílio a todos.

  • @mabego

    @luishan76

    Sobre os documentos:

    o Assento de nascimento do português/ assento de batismo (em caso de batismo deve constar o casamento averbado para comprovar a fixação do sobrenome do português)

    Sobre a questão averbar o casamento no batismo, é recomendável mandar a duas certidões do que averbar, mesmo se o caso for de transcrição obrigatória do casamento.

    Dispensa de transcrição = envia a certidão brasileira de casamento (apostilada, se estiver inseguro);

    Obrigatoriedade de transcrição = batismo portugues + assento de casamento obtido com a transcrição.

    ===

    o Certidão de nascimento do progenitor (pai ou mãe) filho do cidadão português, inteiro teor reprográfica e apostilado. Com a averbação de casamento e óbito

    Em processo de neto, a certidão do filho do português pode ser a digitada.

    Há relatos no fórum nesse sentido.

    Não creio que seja necessário averbar casamento e óbito do filho do português.

    ===

    o Certidão de nascimento do neto requerente, inteiro teor reprográfica e apostilado, com averbação do casamento (caso for casado)

    Mais uma vez, não precisa averbar o casamento.

    Se o Requerente mudou de nome ao casar, envie a certidão de casamento em inteiro teor, para justificar a diferença de nomes entre o RG/PASSAPORTE e a certidão de nascimento.

    ===

    o Atestado de antecedentes criminais federal de todos os países nos quais morou após ter 16 anos. Isso deve ser feito (por último) quando toda documentação já estiver reunida, pois tem prazo de validade.

    Imprima a validação dos antecedentes no verso.

    Tem validade de 90 dias enão precisa apostilar.

    ===

    o Formulário 1D preenchido e com firma reconhecida por autenticidade (assinar na frente do funcionário do cartório).

    O formulário pode ser preenchido pelo PC.

    OBS: @mabego e @luishan76 , olhem essa lista de documentos, que está bem completa:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278271/#Comment_278271

    Abraços aos dois.

  • @luishan76

    @Lourdesmartins67

    Vcs podem pular uma geração de pessoa viva, mas nao é recomendável, pois o processo de neto é muito mais longo e burocrático.

    Do filho do português, só será necessário o seguinte:

    1) uma ida no cartório para abrir firma e assinar o formulário (de uma transcrição e/ou nacionalidade);

    2) Tirar um documento de identidade, se ele tiver mais de 10 anos ou perto disso;

    3) Assinar uma prova de vida no cartório ou pelo Consulado, se tiver idade avançada. A idade é controversa, mas, depois dos 75 anos, eu faria uma PV, por segurança.

    Há quem defenda só a partir dos 80 anos.

    A prioridade automática se dá nos processos de Requerentes com mais de 76 anos.

    ===

    Sobre os documentos, veja a minha msg anterior.

    Espero ter ajudado.

    Abraços

  • @guimoss

    isso mesmo, com algumas considerações.

    Sempre digo que bater o martelo e definir como regra essa prosa de cidadania é precipitado (?), pois há relatos diferentes quanto à isso.

    Depois que falei com um conservador (experiente e mais idoso), ficou na minha cabeça algumas coisas, que resumi e vou lembrando conforme as dúvidas vão aparecendo por aqui:

    1. documentação portuguesa, sempre narrativa. Pois os conservadores mais jovens, às vezes, tem dificuldades em ler os assentos.
    2. documentação brasileira sempre reprográfica e apostilada, para evitar fraudes. E se estiver ilegível, juntar narrativa para o entendimento do conservador.
    3. prova de vida, somente se for pedido.
    4. documento de AD deve ser certificado
    5. certidões brasileiras de apoio devem ser digitadas e sem apostilamento.
    6. o conservador é quem "manda"... rsrsrs
    7. como saber se precisa retificar? leia o nome em voz alta, o errado e o certo. Mudou alguma coisa? se sim... precisa. Se não... não precisa.
    8. Exemplificando ítem 7: Maria Rita e Rita Maria... são duas pessoas. Mas na verdade se trata da mesma pessoa com erros de escrevente. Portugal considera? resposta no ítem 6.


    Mas, como vc disse, já enviaram narrativa.

    E sei que já enviaram CNH, sei que não retificaram, e etc...

    É um risco? pra mim... é um baita de um risco. Pra mim... tá tudo errado. Eu fiz tudo tão absolutamente certo e assim mesmo, posso cair em exigência por alguma vírgula.

  • @mabego

    Obrigado pelo relato.

    Só tem a contribuir.

    Abraços

  • @luishan76

    Lhe respondi por MsgPrivada.

  • editado July 2022

    @luishan76 @Lourdesmartins67

    Caso não saiba o que é MsgPrivada, é aquele envelope no canto direito superior, na tarja verde.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.