Certidão de casamento

Olá, essa é minha primeira postagem aqui.

Há cerca de um mês família decidiu buscar a cidadania portuguesa para meu pai, a partir do seu avô português.

Depois de muitas descobertas, extraindo certidão de óbito, buscando informações no family search, finalmente conseguimos obter uma cópia online da sua certidão de batismo, datada de 1886, da freguesia de Vairão.

Me parece que devido a data pode ser aceita no lugar da certidão de nascimento. Porém, nos informaram que precisaríamos também da certidão de casamento dele com minha avó, e aí as coisas começam a complicar, pois quase não temos informações a respeito dela, nem data nem local de nascimento. Sabemos, apenas, que eles se casaram em Portugal.

Vocês teriam alguma sugestão de como podemos fazer essa pesquisa? Pensei em buscar a certidão de óbito dela também no cartório de outra cidade.

Encaminho abaixo as informações:

Meu bisavô: Boaventura Ferreira Vinhas, nascido em 12-10-1886 em Vairão, filho de Augusto Ferreira Vinhas e Rosa Thereza da Silva

Minha bisavó: Maria Benedita das Dores (nome de casada: Maria Benedita Vinhas), nascida em Portugal

Penso que devam ter casado entre 1904 a 1914, pois meu avô foi pai do meu tio mais velho em 1934.

Agradeço desde já.

Comentários

• @Lilianvv

Como o nascimento se deu antes de 1911, a certidão de batismo serve.

Basta pedir no Arquivo Distrital.

O guia:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

Verifique por divergência nas certidões brasileiras, pois se for o caso,vc terá que apostilar esse assento em PT.

===

Sobre o casamento:

Como o casamento ocorreu em PT, vc deve localizá-lo e enviar junto do processo.

Se foi celebrado após 1911, vc pode pedir pelo civilonline a um custo de 10 euros pagos por cartao físico com liberação para compras internacionais ou virtual pelo app.

O guia:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

Mas, eu sugiro a pesquisa antes.

Abraços

• @Lilianvv

Eu sugiro a pesquisa pelo casamento na freguesia de Vairão ou Vila do Conde (onde muitas pessoas com o sobrenome "Vinhas", vinham. O trocadilho nao foi intencional, rs.)

Vc pode buscar até 1911 pelo tombo.

Depois disso, vc tem o civilonline e, talvez, o FS e CHF.

Deixei marcados o @Kleber Silva Aguiar , o @Guilherme Moreira , @Leticialele e a @mabego , que são excelentes nas buscas por certidões.

===

Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

Abraços

• @Lilianvv

Deixe o nome dos pais da bisavó portuguesa, se puder.

Isso ajuda na busca.

• editado July 2022

@Lilianvv

@guimoss

Tenho o palpite que o casamento do Boaventura tenha ocorrido em Vairão mesmo, pois não consigo consultar além de 1904.

Vc poderia pedir informações no arquivo distrital do Porto e deve ter ocorrido por volta de 1904 a 1907 (que foi a data do nascimento do Agostinho no Brasil).

O Agostinho Vinhas é o filho mais velho? nascido em São José dos Campos em 1907?

Se sim, peça a inteiro teor deste nascimento em S.J.Campos.

(Eu não achava (nem imaginava) onde estaria o casamento de minha avó portuguesa. Fui achar esta informação na certidão de nascimento do primeiro filho deles, de 1900. Meu pai nasceu em 1923)

Acho que vale tentar...

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSWM-MSTD-7?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A68JR-SKKK

óbito da Maria Benedita

e

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=784595

Assento de baptismo do Boaventura, tif.20

• @mabego

@Lilianvv

Eu não achava (nem imaginava) onde estaria o casamento de minha avó portuguesa. Fui achar esta informação na certidão de nascimento do primeiro filho deles, de 1900. Meu pai nasceu em 1923.

Pedir a certidão nesse momento seria prematuro, em razão do praxo de validade desta e dos custos.

Mas, a ideia de olhar os dados da certidão pode dar certo, em especial as religiosas, que são msis detalhadas.

Abraços

• Boa noite! Espero que estejam bem. Estou com uma dúvida que não encontrei na lupa de pesquisa. Ainda este ano consegui minha cidadania portuguesa diretamente na Conservatória de Lisboa. No entanto só foi possível conseguir meu passaporte e cartão cidadão com a certidão online, já que a original nunca chegou em minhas mãos.

Assim, gostaria de saber se, apenas com essa certidão online, seria possível utilizá-la para casar no civil. Atualmente moro na Irlanda e a maneira que eu e a minha namorada encontramos para casar sem tantas burocracias é na Dinamarca.

Detalhe que na minha certidão online a idade do meu pai apresenta com 30 anos, sendo que tem 57, e a da minha mãe nem aparece. Não tive problemas para conseguir os documentos portugueses, mas não sei se seria um problema ao me casar.

Desde já muito obrigado!!

• @renanlourenco , a certidão do civil online é a única certidão portuguesa, atualmente!

Talvez você precise de uma via apostilada, pois é para usar em outro país.

Pode ler as instruções aqui - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica/p15

Boa sorte e felicidades no casamento!!

• @guimoss

@Lilianvv

"Eu não achava (nem imaginava) onde estaria o casamento de minha avó portuguesa. Fui achar esta informação na certidão de nascimento do primeiro filho deles, de 1900. Meu pai nasceu em 1923."

Quando as crianças nasciam, era pedido no cartório documentos dos pais para registrá-la. Não se tinham documentos como hoje... R.G. e etc... apresentavam a certidão de casamento (muitas vezes o único documento que se tinha). E o cartório, às vezes , mencionava esse documento. Foi o que aconteceu com o primeiro filho dos meus avós em 1900 (Salvador), constava na certidão o cartório do casamento (justamente o que eu procurava). Meu pai (Humberto), veio bem depois do Salvador, veio em 1923. Por isso menciono a importância de pedir esse documento do tio dela, para ver "se consta" onde os pais se casaram em Portugal.

"Pedir a certidão nesse momento seria prematuro, em razão do praxo de validade desta e dos custos."

Esse documento do Agostinho, não será usado no processo dela (já que é tio). A validade não tem importância nenhuma. A finalidade dele é "descobrir" onde ocorreu o casamento dos pais em Portugal. E tem que ser inteiro teor. Pode conter o que ela precisa saber (ou não). É jogar com a sorte no levantamento de informações. Custos? eu penso que tirar cidadania sempre tem custos... é preciso entender isso e fazer um esforço. Não existe cidadania "barata". Cada um sabe da sua dificuldade e até onde pode ir com relação à procura de documentos. Pedir esta certidão, pode ter 50% a chance de ter a informação que ela precisa. Teria um custo bem menor comparado à um genealogista.

Enfim...

• @Lilianvv

Acredito que o casamento tenha ocorrido no Brasil, pois o Boaventura veio para o Brasil com 8 anos na companhia dos pais.

31649 Boaventura 420853 Augusto Ferreira Vinhas Filho 8 Masculino Solteiro

• Prezados, eu nem sabia que minha postagem tinha sido publicada e vejo aqui uma série de respostas! Muito obrigada pela manifestação de todos!

A informação de que minha bisavó era portuguesa estava incorreta. Hoje chegou a certidão de nascimento do meu avô. Ela era brasileira, então eles se casaram no Brasil e aqui na minha cidade, só não sabemos quando. Mas acho que em uma visita ao cartório conseguimos encontrar.

Com relação ao vínculo com Portugal é que estamos preocupados, pois meu pai não conseguiu a segunda via do seu diploma (do que era na época o ensino fundamental), apenas uma declaração da escola. Será que isso vale?

Muito obrigada novamente a todos (ainda vou ler tudo com calma)...

• @Guilherme Moreira Que informação incrível!! Muito obrigada!!

Fico perplexa com as pesquisas de vocês! Na verdade estou muito perplexa com tudo, esse family search trazendo certidões centenárias apenas com algumas informações... o mais engraçado é que eu sinto o cheiro de papéis velhos imaginários sempre que mexo com isso, rsrsrsrsrs.

• LilianvvLilianvv Member
    editado July 2022

Eu só vi hoje as respostas aqui no fórum, pois havia apagado antes de ser aceita (primeira postagem), por não ter certeza de algumas informações. De fato, hoje recebemos a certidão de nascimento de meu avô e lá aparece que a bisavó é brasileira. Provavelmente eles se casaram pouco antes de 1907, quando meu avô nasceu.

Estou preocupada um pouco somente com a comprovação de vínculo com Portugal, pois meu pai não consegue obter a segunda via do seu diploma do que era o ensino fundamental na época. Conseguiu apenas uma declaração escolar simples.

Muito obrigada a todos pelas dicas e pela atenção! Vocês são muito simpáticos! Um abraço!!

• editado July 2022

@renanlourenco vi seu post recentemente, por acidente.

Se o nome de seu pai não consta no seu assento, é porque não foi possível estabelecer a paternidade na forma da lei portuguesa.

Provavelmente ou não eram casados (ou não são casados, porque poderiam se casar antes ou depois de seu nascimento), ou você não fez a transcrição do casamento, o que garantiria o estabelecimento da paternidade. Há formas alternativas, mas são mais trabalhosas.

Mesmo agora, se você fizer a transcrição do casamento deles, o nome de seu pai passará a figurar em seu assento de nascimento. Basta incluir no requerimento que deseja que o nome de seu pai passe a figurar. Feito posteriormente, virá como anotação nas Observações.

Quanto mais tempo você deixar sem corrigir os dados de seu assento, mais consequências vai tendo. Deve fazer essas retificações imediatamente. Algum documento que você enviou devia estar com os dados errados. Verifique, e pergunte se quiser.

É o princípio da certeza registal que está em jogo.

Ah, sim. A lupa nessa versão do software do fórum é sabidamente ruim. Pesquise por uma só palavra, ou use o google para pesquisar: site:forum.cidadaniaportuguesa.com seguido de suas palavras de busca

E você está se preparando para o casamento, com o intuito de obter nacionalidade para o cônjuge. Cuidado para não fazer coisas que caiam na malha fina, porque ficam patrulhando para evitar casos de casamentos de conveniência (só para obter nacionalidade), que é ilegal.

• @Lilianvv

"Com relação ao vínculo com Portugal é que estamos preocupados, pois meu pai não conseguiu a segunda via do seu diploma (do que era na época o ensino fundamental), apenas uma declaração da escola. Será que isso vale?"

Não é necessária essa documentação

• LilianvvLilianvv Member
    editado July 2022

@mabego obrigada pela informação!

• @Lilianvv , desde novembro de 2020 o vínculo com Portugal é o domínio da língua portuguesa que, para brasileiros, é presumido.

Não precisa mandar diploma algum.

• Que notícia ótima, muito obrigada @Leticialele!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.