Nacionalidade por Atribuição - Neto (morando em Portugal)

brenofvicentebrenofvicente Member
editado June 2022 em Processos de Atribuição

Olá, me chamo Breno, tenho 27 anos, atualmente morando em Guimarães - Portugal e quero tirar minha cidadania por aqui.

Tenho algumas dúvidas e por isso tô criando esse tópico pra alguém que saiba me ajudar.

Minha vó era filha de português, já tirou a cidadania dela por atribuição, eu posso comigo a cópia da certidão dela com todos os dados certinho.

Quais documentos necessários para eu dar entrada no meu processo aqui em Portugal? Onde devo ir? e quais documentos brasileiros preciso apostilar? Agradeço a atenção de todos, obrigado!

Comentários

  • O processo só é feito em Lisboa, ainda que mande para uma conservatória próxima encaminharão para a central, se sua mãe ou seu pai( que for filho do português) estiver vivo, é só ele assinar o requerimento 1C , juntar a documentação abaixo e depois você faz a sua da mesma forma.


    Neto demora de 2 a 3 anos, filho é de 2 a 6 meses... É bem mais rápido.


    Para pedir a nacionalidadeportuguesa vai precisar deapresentar alguns documentos.

    • o seu documento de identificação - passaporte ou autorização de residência;
    • a sua certidão de nascimento devidamente apostilada (Podemos lhe auxiliar na obtenção do documento);
    • a certidão de nascimento da mãe portuguesa ou do pai português;

    Se quem registrou no cartório foi o português não precisa averbar casamento, caso contrário é melhor averbar antes de dar entrada.


    Todas as certidões de inteiro teor com apostila de Haia... Tem tópicos aqui que explicam melhor. Isso é um resumo.

  • Vou fazer para meu pai primeiro então e depois faço pra mim.

    Bom, qual o primeiro passo após o preenchimento do formulário 1C?

    Uma dúvida: posso Apostilar estes documentos aqui na conservatória?

    com uma procuração eu consigo fazer isto sem meu pai estar fisicamente presente?

    e o que significa isso de averbar o casamento?

  • @brenofvicente lembra de marcar a pessoa senão não chega notificação. Só usar o @ e o nome

    Use os dados do processo abaixo, de diferente só pague a taxa diretamente no balcão de atendimento e entregue pessoalmente na conservatória mais próxima da sua casa, vai adiantar um pouco o processo.

    O processo mais detalhado está aqui

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292561/#Comment_292561


  • Você pode preencher o formulário 1C e e envia por e-mail ou WhatsApp para seu pai imprimir no Brasil (frente e verso na mesma folha e colorido) e depois ele só precisa reconhecer a assinatura por autenticidade ( leva a folha para o cartório e assina perante o oficial , a assinatura deve ser essa, e NÃO POR SEMELHANÇA)

  • brenofvicentebrenofvicente Member
    editado June 2022

    @marcelloamr muito obrigado pela ajuda, amigo!

    só mais uma coisa.. eu consigo Apostilar meus documentos aqui por Portugal mesmo? ou precisa ser feito isso no Brasil?!

  • editado June 2022

    @marcelloamr @brenofvicente

    "entregue pessoalmente na conservatória mais próxima da sua casa, vai adiantar um pouco o processo" Isto não está correto.

    Mande por CTT para o ACP. Pode pagar por cartão pela plataforma do IRN, que dá no mesmo. Não precisa ir ao balcão de nacionalidade. Se for lá pessoalmente, vão acabar te atrapalhando, mandando seu processo para outro lugar. No caso de filhos, não há ganho em entregar pessoalmente.

    O marcelloamr se confundiu. A instrução para entregar pessoalmente no balcão só tem efeito na CRCentrais de Lisboa, geralmente para processos de netos, ou pelo casamento.

    Mesmo assim é discutível, vale caso-a-caso e não como uma recomendação geral. Eu acabo de mandar o processo de minha esposa por DHL para a CRCentrais, sabendo que minha filha estaria indo a PT 4 semanas depois, com passagem já comprada, e iria na CRCentrais. O processo já estava numerado 3 semanas antes de minha filha entrar no avião. E a viagem poderia ter tido imprevistos.

    -=-=-

    Documentos só podem ser apostilados em seu país de origem. Certidões brasileiras precisam ser apostiladas no BR. Pode ser feita em qualquer estado, mas só no BR (e o preço é tabelado por estado). Consulados BR não fazem apostilamento, só cartórios. Da mesma maneira, um documento português, só pode ser apostilado em PT caso precise de um para ter valor no BR.

    Mande o form-1C preenchido e escaneado para seu pai usar como "cola". Deixe que ele (ou alguém próximo) preencha o formulário com tinta, sem rasuras. Ele imprime o formulário a cores, frente-e-verso na mesma folha, e copia da sua instrução. Leva para assinar no cartório de notas diante do tabelião, para reconhecer a firma por autenticidade.

    Não deixe que no cartório rasurem as partes em branco. Se o cartório insistir, risque delicadamente, com uma régua, alguns dos espaços em branco em cada quadro. Vá fazendo um quadro de cada vez, eles pedem mais um, você faz, até que o funcionário se canse, e deixe seu pai em paz. Isso de rabiscarem o seu documento é uma excrescência, comum em alguns cartórios brasileiros.

    Ali também faz a cópia do RG (ou passaporte), autenticada e apostilada.

    Se seu pai tiver mais de 83 anos, ele deve fazer a Prova de Vida no cartório, autenticada e apostilada.

    Algum parente próximo pode ir ao cartório civil, pedir a certidão de nascimento dele por cópia reprográfica (manuscrita), apostilada. A pessoa tem que apresentar o RG dela própria (ou do seu pai), para fazer o pedido.

    Se for o caso de fazer a transcrição do casamento do português (se seu avô BR foi declarante de seu pai é obrigatória), alguém precisa pedir a certidão de casamento em inteiro teor (digitada), e de nascimento do cônjuge brasileiro em inteiro teor (digitada), ambas apostiladas, e mandar para você. Como é você que vai fazer a transcrição do casamento, precisará de sua certidão de nascimento em inteiro teor (digitada) apostilada (não tenho certeza da apostila, mas faça por segurança). Nela vai constar o seu nome e de avó portuguesa. Com esses documentos, mais o requerimento (clique aqui), você pode fazer em PT em qualquer conservatória civil.

    Em nenhum caso serve CNH como documento. Apenas RG, ou passaporte, ou cartão de residente, ou cartão de cidadão.

  • @marcelloamr

    Documentos brasileiros valem por 1 ano de sua emissão. Considere se quer correr o risco de pedir os seus junto com os de seu pai. Pode perder os documentos, e isso é custo de $$ e esforço. Faça uma lista detalhada de tudo o que vai precisar para cada processo. 1) Transcrição, 2) Nacionalidade de seu pai, 3) Sua Nacionalidade. É assim que começa a se organizar. Documentos portugueses não vencem. Se a certidão de sua avó está informatizada, só precisa de um xerox dela. Mas se o documento que possui de sua avó for ainda manuscrito, do Arquivo Distrital, mais de 10 anos, é melhor pedir um original novo, certificado.

  • @gandalf

    muito obrigado pela ajuda!

    outra pergunta: quando eu vou precisar usar meus documentos? é depois de mandar o formulário 1C ou eu preciso anexar todos juntos? enfim, tô com essa dúvida.

    e outra coisa

    caso eu precise reconhecer por autenticidade a cópia do meu passaporte aqui em Portugal eu consigo?

  • editado July 2022

    @brenofvicente

    Você parece um pouco perdido, e sua pergunta não está fazendo muito sentido, mas vou tentar explicar.

    "quando eu vou precisar usar meus documentos?" Para fazer a cópia, e para apresentar onde for assinar. (com RG ou passaporte) original.

    Junte todos os documentos da lista que lhe foi passada acima. Depende de onde está juntando os documentos.

    Na lista vc precisa do RG ou Passaporte. Se for no BR, vai no cartório e faz copia autenticada e apostilada do documento (com RG). Se for no exterior, fazer a cópia no balcão de nacionalidade em PT, ou num consulado português, (com o RG).

    Na lista pede para fazer o form-1C assinado presencialmente no cartório diante do tabelião, reconhecido (com RG). Se está no exterior, assina no balcão de nacionalidade em PT diante do oficial português, ou no consulado português diante do cônsul para ser notarizado (com RG).

    Sempre que você assina presencialmente, o reconhecimento é por autenticidade, seja no cartório, consulado, ou balcão de nacionalidade.

    Outra é um documento que você assina no escritório, e manda alguém autenticar no cartório, comparando a assinatura por semelhança com um "cartão de assinaturas" que você assinou lá previamente. Esta forma não serve para nacionalidade. Não assinou diante da pessoa.

  • Boa tarde!

    Tenho residência aqui em Portugal, pois já moro a mais de 2 anos, porém dei entrada no meu processo de cidadania (neto) em Maio/23, consigo solicitar prioridade para minha cidadania sair mais rápido? Se consigo, alguém sabe me dizer como faço essa solicitação de prioridade?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.