sobre formulario 1D para neto menor de 18 anos com pai faleciido e avo portugues

a mae sendo a responsavel pela menor, no quadro 3 Formulario 1D menor , o nome do declarante neste caso e a mae ? e assinatura com firma reconhecida do declarante presencialmente tambem a mae, certo ?

perguntei para me certificar e mandar Formulario preenchido corretamente, Boa noite e obrigado

Comentários

• @w7_

Qual a nacionalidade dos pais?

Em processos de nacionalidade de filhos menores, é exigido a assinatura de ambos os pais.

Eu enviaria o óbito do pai em inteiro teor digitada e apostilada para suprir essa ausência.

O link com os dados:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/49458/#Comment_49458

E um tópico atualizado de atribuição de menores (sugiro a leitura):

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/6022/atribuicao-para-menores-de-idade#latest

Deixe a lista de documentos que vc pretende enviar, que o fórum analisa.

Obs: @Admin e @Leticialele , eu reparei que o tópico de preenchimento do formulario de filhos está desatualizado, pois não fala da necessidade de apostila para o RG dos pais.

• editado June 2022

@w7_

Sim, vc está certo. Somente a mãe assina na 1ª linha como responsável neste caso, e reconhece por autenticidade.

Para justificar a assinatura só da mãe, mande a certidão de óbito do pai (ou de casamento com o óbito averbado), em inteiro teor, apostilada.

Cópia certificada e apostilada do RG ou passaporte dos responsáveis), válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação (os que assinam.

Se o menor tiver 14 anos ou mais, junte a cópia do RG certificada e apostilada do menor, menos de 10 anos de emissão com filiação. (mas ele não assina o form-1D)

• PARA GUIMMOS Lista de documentos que vou mandar, pedido de nacionalidade Portuguesa para minha neta menor de 18 anos, e sim com 17 anos e ira completar 18 anos janeiro 2023. Abaixo lista Avô- minha certidao de Portugues simples

Atestado de Obito do meu filho ,pai da minha neta -Inteiro Teor Apostilada e Averbada Certidao de Nascimento do meu filho inteiro Teor Apostilada (Voce pode me dizer se precisa ser uma digitada e outra reprografica e Averbada ? ) Documentos da minha neta/ Atestado de Antecedentes criminais maior de 16 anos com certificado da PF no verso . ela nunca morou em outro pais , somente no Brasil Certidao de Nascimento Inteiro Teor Apostilada (Voce pode me dizer se precisa ser uma digitada e outra Reprografica e Averbada ? ) RG Autenticada Inteiro Teor Apostilada Documentos da Mae da minha neta / RG Autenticada em inteiro Teor Apostilada Formulario 1 D Menor/ assinado como declarante no quadro 3 pela Mae/ e assinar presencialmente no Cartorio com firma reconhecida

• guimossguimoss Beta
    editado June 2022

@w7_

Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

===

Antes de responder, eu devo perguntar sobre a nacionalidade dos envolvidos.

Vc é o português e a neta brasileira.

Qual a nacionalidade da sua esposa?

Se vc foi o declarante do nascimento do seu filho, antes dele completar 1 ano e a sua esposa é brasileira, a transcrição do casamento é dispensada.

Qualquer outro caso - terceiro ou esposa declarante, esposa portuguesa e registro após o filho completar 1 ano - vc deverá transcrever o seu casamento e enviar no processo.

Qual a nacionalidade dos pais da Requerente? Se o filho tiver a nacionalidade, a sua neta pode pedir por ele (como filha), mesmo ja falecido.

Deixe mais detalhes sobre os envolvidos.

===

Vc mencionou alguns documentos. Analisarei um por um.

1) Atestado de Obito do meu filho.

Não é o atestado e sim, a certidão de óbito em inteiro teor e apostilada*

* A apostila é por segurança, pois um processo caiu em exigência num caso em que normalmente nao cairia.

2) Certidao de Nascimento do meu filho inteiro Teor Apostilada (Voce pode me dizer se precisa ser uma digitada e outra reprografica e Averbada ? )

Aqui, são aceitos os dois modelos.

Se a Reprográfica estiver legível, mande esta.

Se vc se referiu ao averbamento do casamento do filho, ele não é necessário.

Se vc estiver inseguro, pode mandar a certidão de casamento dele em inteiro teor digitada e apostilada.

Mas, seria um documento extra.

3) Documentos da minha neta/ Atestado de Antecedentes criminais maior de 16 anos com certificado da PF no verso . ela nunca morou em outro pais , somente no Brasil.

CERTO.

4) Certidao de Nascimento Inteiro Teor Apostilada (Voce pode me dizer se precisa ser uma digitada e outra Reprografica e Averbada ? )

Aqui não há controvérsia. Deve ser a de inteiro teor POR CÓPIA REPROGRAFICA E APOSTILADA.

Se ela for casada (não creio ser o caso) e mudou de nome, mande uma certidão de inteiro teor digitada e apostilada do casamento.

Não precisa fazer nenhuma averbação. Isso é para o nome atual da Requerente bater com o RG dela.

5) RG Autenticada Inteiro Teor Apostilada Documentos da Mae da minha neta / RG Autenticada em inteiro Teor Apostilada.

São dois RGs, o da mãe e o da filha. Deve tirar uma cópia com menos de 10 anos, com filiação em ambos e apostilar.

A questão do "inteiro teor" se aplica a certidões brasileiras.

6) Formulario 1 D Menor/ assinado como declarante no quadro 3 pela Mae/ e assinar presencialmente no Cartorio com firma reconhecida.

CERTO, mas a firma da mãe é por AUTENTICIDADE.

Só ela assina.

===

Vc se esqueceu da sua certidão de nascimento (o avô português).

Se não tiver uma atualizada, peça no civilonline. Custa 10 euros. O pagamento é por cartão de crédito físico com liberação para compras internacionais ou virtual pelo app.

A plataforma estava instável nos ultimos dias. Pode ser que tenha problemas no pagamento.

O link:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

===

O formulário deve ser impresso frente e verso, colorido e sem rasuras.

Colocar o 1° dígito do CEP à esquerda do primeiro espaço e o telefone, com o último digito ä direita do formulário.

Use o código do Brasil (55) e o DDD da sua área.

Guarde uma cópia de tudo o que for enviar.

E envie o processo por DHL. Demora cerca de uma semana para chegar em PT.

===

O processo é gratuito até ela completar a maioridade.

Eu sugiro um rápido envio, pois o processo pode demorar para ser numerado (cerca de 4 meses).

Não há muitos precedentes de quando essa isenção termina (no recebimento do processo x com a numeração).

Há um formulário 1D próprio para menores e vc pode imprimir o genérico, pois o processo é gratuito.

Vc pode preencher pelo computador. Uma letra por espaço, tudo com letras maiúsculas (como na instrução).

A certidao de óbito do pai, o RG da mãe e o RG da Requerente devem ser mencionados no campo "outros documentos".

Abraços

• @guimoss Eu sou o Portugues e minha neta Brasileira. minha ciadania como filho de portugues saiu agora em junho de 2022. Eu fui Declarante na Certidao de nascimento do meu filho tres dias apos nascimento. Os pais da minha neta sao Brasileiros, e a certidao de nascimento dela foram os dois que foram os Declarantes do nascimento dela. Em relacao a minha certidao de nascimento portugues eu ja tirei recentemente no civilonline.

Como meu filho faleceu em 2020 e meu processo de cidadania dei entrada em 2021, e saiu agora em 2022, estou me apressando em tirar para minha neta a cidadania Portuguesa por ela ser menor e. que e gratis.

• @guimoss boa tarde . no quadro 3 do formulario 1D menor para neta na linha 2 , diz. Intervem na qualidade de : neste caso a declarante e a mae pois o pai e falecido, o que escrevo ? Procurador/Tutor/Curador ou simplesmente , mae e responsavel ?

• @w7_

Está nas instruções do próprio form-1D

Quadro 3

2. O impresso deve ser assinado pelo interessado, sendo maior ou por procurador deste com poderes especiais para o ato. Se o interessado for menor ou incapaz deve ser assinado pelos seus representantes legais ou por procurador destes com poderes especiais para o ato.

Quando o impresso não for assinado pelo interessado, o declarante deve indicar a qualidade em que intervém: procurador do registando; representante legal; procurador da mãe; procurador do pai ou outra qualidade.

• @gandalf desculpe a minha ignorancia : a representante legal e

a mae, quero saber se escreve na linha 2

Ex, Representante Legal MAE , porque no quadro 3 e o nome da mae que esta no formulario

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.