Quando meu Processo de Nacionalidade é finalizado, meu casamento é automaticamente transcrito?
Alexian
Member
Pessoal me perdoem essa dúvida básica, vamos lá:
Sou filho de Portuguesa, minha mãe teve há 2 anos seu pedido de Nacionalidade deferido. Tenho uma cópia da transcrição do Nascimento e do Casamento dela em Portugal, de forma que entendo estar tudo certo para entrar com meu pedido de nacionalidade. Meu pai é falecido.
Sou casado e minha Certidão de Nascimento consta a averbação do meu casamento. Desta forma, quando meu processo for finalizado, meu casamento será automaticamente transcrito ou esse é um procedimento que só poderei fazer quando meu pedido de Nacionalidade for finalizado?
Em último caso, não existe a possibilidade para eu anexar junto aos documentos também minha certidão de casamento para ser feito num único processo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Alexian
Infelizmente, não.
Transcrição é a comunicação de um. ato civil de um cidadão português para o Estado português.
Dessa naneira, vc só poderá transcrever o casamento, depois que for português.
Vc reside em qual Estado brasileiro?
Se mora no Rio ou ES, envie para o Consulado do Rio. Demora de 1-2 semanas.
Se mora em SP ou MS, envie para Santos. Demora de 2-4 semanas.
Em ambos, os casos devolvem os documentos utilizados, se vc seguir as regras.
Abraços
@Alexian
Quando sair sua nacionalidade (como filho de portuguesa - 1C), você "nascerá" em PT - ou seja, solteiro.
Em seguida, depois da emissão do seu assento de nascimento português, poderá fazer a transcrição do casamento - um procedimento separado, com o custo de 120 euros. Vai precisar também da certidão de casamento e a de nascimento do cônjuge não português.
Olhe lá o tópico sobre filhos na ACP Porto para qualquer dúvida sobre o seu processo de nacionalidade como filho:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
E veja nos tópicos de transcrição onde e como fazer, dependendo de onde mora. Os requisitos variam um pouco de local para local.
@CarlosASP e @guimoss muitíssimo obrigado pelo seu tempo e prontidão em responder.
Estou com tudo pronto para dar entrada na minha Nacionalidade Portuguesa, mas estou com uma dúvida cruel se faço isso através do Consulado de SP (Moro em SP) ou se envio para Portugal.
ACP de Porto seria uma boa opção?
Existe um site oficial da ACP de Porto para que eu possa ver exatamente o que eles pedem e o que difere do consulado de SP?
@Alexian
Envie a atribuição para o Porto.
Dura 6 meses, em média.
Quando esse processo terminar, transcreva o casamento por Santos.
Abraços
@Alexian
Como dito, envie o pedido como filho para ACP Porto. É muito mais rápido que fazer pelo consulado. Você pode olhar no tópico (link acima) e na planilha que, consistentemente, os processos de filhos são concluídos em 5-6 meses na ACP. O consulado leva muito mais tempo. Lá no tópico você verá também, repetidamente, comentários sobre a lista de documentos. Essa lista é resultado da experiência acumulada das pessoas que fizeram por lá, deram seu feedback quando e por que razão caiu em exigência etc. Há um bom conhecimento acumulado de como fazer da "maneira certa" na ACP Porto.
Poucos dias (no máximo umas 2 semanas) depois de seu pedido chegar na ACP, você receberá o número do processo e senha de acesso. Com isso, poderá acompanhar a evolução online (as famosas "bolinhas" que todo mundo comenta). Normalmente fica parado um tempo, e de repente pula, saltando várias fases. O que interessa é o resultado final - quando a etapa 7 acaba e é criado o seu assento de nascimento português (o que vai lhe permitir transcrever o casamento, tirar CC e depois o passaporte). Nisso os consulados enroscam também. Acho que todos eles precisam mandar isso para Lisboa para "integrar" o assento no sistema lá. E tudo feito via Lisboa é enrolado também, levando mais tempo.
A ACP não faz transcrição de casamento. Por isso o guimoss (e todos) recomendam fazer por Santos (mas não por São Paulo capital). Tudo no consulado de SP capital é complicado também, mais demorado - pelo volume de pedidos em comparação com o pessoal lotado nele (o mesmo problema de Lisboa). Só use SP capital quando não houver outra opção : por exemplo, se não for a Portugal, tem que usar o consulado para tirar o CC e depois o passaporte. Pode ver nos tópicos como as pessoas penam para conseguir agendar isso em SP capital.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/consulados
@CarlosASP e @guimoss , muitíssimo obrigado pelas explicações e pelos links.
Vou seguir a recomendação de vocês.
A medida que forem surgindo dúvidas, vou perguntar na aba de discussão correspondente.