Como fazer a transcrição de casamento dos portugueses no Brasil.
Olá.
Gostaria da ajuda dos colegas, eu estou fazendo o processo para minha mãe que é neta. Graças a Deus consegui os documentos dos meus bisavós portugueses. Porém, eles se casaram no Brasil. Gostaria de saber onde posso transcrever o casamento deles ? Teria que ser em Santos ou em qualquer cartório da minha cidade? E quais os documentos ? Pode ser eu a bisneta a fazer (ir pessoalmente) ou tem que ser a minha mãe que é neta a requerente?
Agradeço a atenção.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Pode obter a relação dos documentos necessários neste site:
Acredito que seja padrão em todos os consulados. Seria melhor sua mãe ir mas vamos esperar os colegas do fórum com maior experiência responder.
@Desa1979
Transcrição é a comunicação a PT de um ato praticado na vida civil.
Esse ato é praticado em um Consulado ou em uma Conservatória de Portugal.
Se vc mora em SP, deverá fazer por Santos. Demora de 2-3 semanas para ficar pronto e te devolvem o documentos enviados.
A Requerente deve ser a neta. Para isso, vc deve enviar uma certidão de nascimento da neta em inteiro teor*.
* Eu já apostilaria e pediria a versão Reprográfica. Como eles devolvem os documentos, vc pode usar no processo de nacionalidade.
Busque no fórum o tópico sobre Transcrição em Santos e verifique por divergências entre as certidões portuguesas e as brasiieiras.
Se tiverem divergências, o correto é o que está nas certidões portuguesas.
===
Leia o topico com atenção. Há todas as informações por lá:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos#latest
Abraços