Dúvida formulário 1c

Boa tarde,

Eu imprimi o formulário 1c no site IRN e levei no cartório (autentiquei e apostilei o documento), juntei o resto dos documentos (CNH e certidão do requerente e certidão de nascimento da mãe portuguesa) e depois paguei a taxa de 175 euros. Eu não sabia que iria receber um formulário com os dados do requente no cabeçalho da folha assim que pagasse.

Teria algum problema eu enviar o formulário que está sem esses dados??

«1

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @luizaferreira08

    Vc cometeu alguns erros no procedimento.

    Sao eles:

    1) O formulário 1C não demanda apostila, basta o reconhecimento de firma por autenticidade. Vc fez por autenticidade?

    2) Quando o pgto é por cartão, vc recebe um formulário personalizado. No seu processo, vc tb deve enviar o email do recebimento impresso, como recibo;

    3) Já houve pessoas que mandaram dois formulários anexados, com um deles em branco, presos um ao outro.

    Mas, eu enviaria o personalizado, reconheceria firma por autenticidade.

    Infelizmente, vc perderia o valor do apostilamento, mas nao teria aborrecimentos futuros.

    Marquei o @Nilton Hessel , pois acho que ele já fez ou ajudou alguém com o envio de dois formulários.

    ===

    Eu sugiro que vc informe a lista de docs que pretende enviar, que alguém aqui dá uma conferida.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @guimoss

    Obrigadaa!! O formulário foi reconhecido por autenticidade e eu imprimi o recibo do pagamento. No caso estou tirando a cidadania do meu pai para conseguir dar entrada na minha.

    Os documentos que separei para enviar são:

    • certidão de nascimento da minha avó portuguesa (a certidão já está averbada);
    • CNH do meu pai autenticada e apostilada;
    • certidão de nascimento do meu pai tirada a há menos de 1 ano apostilada;
    • formulário 1c;
    • O e-mail de confirmação do pagamento.

    @Nilton Hessel vc sabe se tem problema eu enviar o formulário em branco junto com o outro formulário preenchido?

  • @luizaferreira08

    Pelo que andei pesquisando eles não aceitam a CNH brasileira em Portugal.

    Teria que ser copia autenticada e apostilada de um documento de identidade (RG) normal, expedido há menos de 10 anos, ou passaporte válido / menos de 10 anos e que tenha a filiação (parece que alguns não possuem).

    É bom olhar para evitar exigências/atrasos no seu processo!

  • @luizaferreira08

    certidão de nascimento da minha avó portuguesa (a certidão já está averbada);

    Quando vc diz que ja esta averbada, vc quis dizer o casamento?

    A não ser que a sua avó tenha sido a declarante E antes do seu pai ter completado 1 ano, a transcrição é necessária.

    ===

    • CNH do meu pai autenticada e apostilada;

    Deve ter menos de 10 anos e aparecer a filiação.

    ===

    • certidão de nascimento do meu pai tirada a há menos de 1 ano apostilada;

    CERTO. Se estiver ilegível, mande uma apostila junto. Esta dispensa a apostila.

    ===

    Mencione o email de recebimento do formulario no campo "outros docs".

  • @AlanNogueira

    Se a @luizaferreira08 mandar para o ACP, ela pode usar a CNH.

    Lisboa é que só aceita passaporte e RG.

    Abraços

  • @guimoss valeu não sabia desse detalhe... pra mim nenhuma aceitava CNH! Obrigado!

  • editado June 2022

    @AlanNogueira @luizaferreira08

    Você está certo. Nenhuma conservatória aceita mais a CNH. Só RG e Passaporte, válido com menos de 10 anos, e com filiação.

  • @gandalf @guimoss @luizaferreira08

    melhor então não arriscar com a CNH e perder tempo com um detalhe tão pequeno! Eu mandaria RG ou passaporte (menos de 10 anos e com filiação) para não correr risco de atrasos e gastos extras!

  • @AlanNogueira @luizaferreira08

    Obrigado por me marcar na msg, amigo.

    A sua colocação ajudou que mais pessoas recebessem informações corretas.

    Mais uma vez, meus agradecimentos.

  • @guimoss @AlanNogueira @gandalf

    Como tinha visto que a CNH valia já até apostilado ela, mas por garantia vou renovar o RG do meu pai então. Obrigadaa!!

  • Boa noite, estou com uma dúvida com relação a documentação e se minha filha pode tirar a cidadania portuguesa por atribuição.. Conheci o pai português enquanto estava me divorciando do meu ex marido, na época ele também tinha um relacionamento, engravidei e voltei ao Brasil, ele tinha um outro relacionamento mas sempre mantivemos contato. Estava previsto para eu ganhar minha filha em portugal mas veio a pandemia e ela acabou nascendo no Brasil e registrei sozinha. Agora recentemente ele esteve por insistir que eu desse um jeito para ele reconhecer a filha, a conservatória disse que deveria ser feito no Brasil.. então ele fez uma escritura pública lavrada no Brasil de reconhecimento de paternidade o qual foi averbado na certidão dela. Agora a dúvida é, quais documentos são necessários para ele poder “transcrever esse registro” em portugal? Ela pode tirar a cidadania? E para ela tirar a nacionalidade quais seriam os documentos? (Ela tem 2 anos, não tem RG). E o pai dando entrada com os documentos direto lá na conservatória é mais rápido?

  • @Lalabrasil

    O seu caso é bem diferente do habitual.

    Por isso, marquei a @Leticialele , caso eu fale algo errado.

    ===

    O caso da sua filha é um processo de Atribuição 1C de menores, que é gratuito e demora menos de 6 meses.

    O tópico de menores. Eu sugiro a leitura:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292400#Comment_292400

    ===

    Sobre a questão da paternidade:

    A parternidade foi reconhecida durante a menoridade da filha.

    Dessa forma, o único documento "extra" a ser enviado é um original dessa escritura pública apostilada.

    Isso se deve ao fato de os pais não serem casados e o português não ter feito o registro da filha.

    ===

    Os documentos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/244074/#Comment_244074

    E tem o pai, em Portugal, tem que fazer uma declaração nesses moldes e fazer o equivalente do reconhecimento de firma em uma Conservatória:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/288398/#Comment_288398

    ===

    Como os pais se localizam em diferentes países e devem assinar o formulário 1C da nacionalidade, fica uma dúvida quanto ao procedimento.

    Continua...

  • @Lalabrasil

    Vc pode fazer a sua parte aqui, tais como:

    1) A certidão de nascimento em inteiro teor e reprográfica da filha apostilada;

    2) Cópia autenticada do seu RG e apostilada, com menos de 10 anos e com filiação;

    3) Escritura de reconhecimento de paternidade do português* e apostilada;

    *Ele estava no Brasil quando fez a escritura. Os docs de perfilhação exigem a assinatura do português.

    4) Preenchimento do formulário 1C com a sua firma reconhecida por autenticidade;

    Aí, vc enviaria ao pai em Portugal, que deveria fornecer os seguintes documentos:

    1) O documento de identidade do pai, autenticado em PT;

    2) O equivalente português do reconhecimento de firma por autenticidade no BR;

    3) O assento de nascimento português dele;

    4) A declaração que os pais não eram casados com o equivalente português da firma reconhecida por autenticidade.

    Em seguida, ele enviaria de Portugal o processo (o fórum recomenda ACP) para o Porto pelos correios de lá ou pessoalmente em uma Conservatória da escolha dele.

    ===

    Eu te mandei uma mensagem privada. Olhe o envelope no menu da sua conta.

    Abraços

  • Olá @gandalf

    De onde vem essa informação da necessidade de filiação no documento de identidade? Há relatos neste fórum de processos que caíram em exigência por conta da ausência?

  • @luizaferreira08 ...

    Sobre isso...:

    "... @Nilton Hessel vc sabe se tem problema eu enviar o formulário em branco junto com o outro formulário preenchido? ..."

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292371/#Comment_292371

    ...

    Se você mandar...:

    O formulário preenchido corretamente e assinado por autenticidade pelo requerente...;

    +

    O formulário "em branco" que recebeu por email depois da confirmação do pagamento...(Aquele que tem impressas as informações do pagamento impressas no cabeçalho)...;

    +

    O email de confirmação do pagamento impresso...(O corpo do email onde consta o quadro com as informações do pagamento...


    *Mandando esses Três papeis grampeados...Creio que não terá problemas...

  • @guimoss

    Os formulários, qualquer que seja, não precisa realmente ser apostilado?

    Grata,

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @Ana Maria Lopes

    Os formulários para o pedido de nacionalidade por qualquer via, só devem ter a firma reconhecida por autenticidade do Requerente.

    Mas perceba que cada tipo de nacionalidade tem a sua especificidade.

    Mas a apostila é desnecessária, até onde sei.

    Isso acontece, pois é um documento português e se vc pediu por cartão, é personalizado para o Requerente.

    Sobre o selo do reconhecimento de firma:

    Sugiro que peça ao escrevente para Colocar na parte de baixo do aviso legal do formulário, centralizado (no final dele), pois o selo é grande.

    Nao deixe rasuras e não deixe o funcionário colocar o selo nas partes em branco do formulário, pois pode ser considerado rasura.

    Confira todos os dados e QRcodes, se existirem.

    Tire cópia de tudo o que for enviado.

    Boa sorte no seu caso.

  • @guimoss

    Muito obrigada pela disponibilidade em me explicar.

    Eu tinha uma outra dúvida, mas a sua resposta acabou me esclarecendo. Era sobre deixar "campos" em branco. Não sabia se o cartório reconheceria a assinatura no formulário com "campos", informações em branco.

    OBS: A minha dúvida sobre o apostilamento no requerimento se deveu a um caso de uma conhecida que fez uma transcrição do casamento, enviado pelo correio, para Consulado do RJ e teve que apostilar o requerimento emitido por aquele Consulado.

    Grata.

  • @Ana Maria Lopes

    Reconhecem, sim.

    So tem que tomar cuidado pro selo nao ser colocado nesses espaços em branco, pois pode ser considerado rasura por PT.

    ===

    Pela lógica, não deveriam, pois o formulário da transcrição tb é um documento português.

    Mas, os Consulados tem requisitos diferentes entre eles e PT e entre os Consulados de diferentes regiões.

    Foi uma boa colocação.

    Abraços

  • Ola pessoal! 

    estou aguardando o processo do meu pai, para depois transcrever o casamento dele em Santos e dps dar início ao meu processo de cidadania.

    porém tenho uma dúvida… 

    alguém aqui sabe me orientar como que deve ser preenchido aquele formulário 1C como procurador? Pq meu pai que terá que assinar por mim (assinatura por autenticidade e tal), pq eu não estarei aqui (vou estar em outro país). E daí vou fazer uma procuração pra ele, pra ele ficar responsável em assinar documentos em meu nome. Então gostaria de uma ajuda pra preencher esse formulário… ele vai ser a pessoa que vai assinar o documento por mim. Alguém aqui sabe, por favor? Obrigada!!

  • @rmarquine

    Se o pai (depois de se tornar português) tiver sido o declarante do seu nascimento, antes de vc completar 1 ano, a transcrição é dispensada, se o casamento foi fora de Portugal e a esposa não-portuguesa.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @rmarquine

    Vc tera que fazer uma procuração em um cartório por instrumento público passando poderes para ele fazer todos os atos relativos à nacionalidade portuguesa (tem que mencionar esse fato).

    Há modelos aqui no fórum.

    Eu reconheceria sua firma por autenticidade na procuração e apostilaria.

    E mencionaria a procuração no campo outros documentos.

    Vou deixar aqui um guia, mas ele esta desatualizado.

    Então, é melhor vc colocar os documentos que pretende enviar e o pessoal confere para vc.

    O guia:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1

    Vc tb terá que adaptar para o seu caso.

    Te adianto que os RGs devem ser autenticados E APOSTILADOS.

    Boa sorte!

  • @rmarquine

    Mas, pensando pelo lado prático, a unica coisa que vc terá que fazer e assinar o formulário 1C.

    Eu faria o reconhecimento de firma por autenticidade de um formulário 1C preenchido, antes de viajar.

    Isso é feito na mesma hora em qualquer cartório.

    Vc poderia fazer no caminho do aeroporto, rs.

    E como vc vai viajar, vc deve ter um passaporte com filiação com menos de 10 anos.

    De resto, todos os outros atos podem ser feitos por outras pessoas.

    É menos burocrático assim.

    Abraços

  • @guimoss muito obrigada!!

  • nreisnreis Member

    Pessoal, alguem enviou o formulário com os espaços em brancos riscados por ordem do cartório? Não encontrei nenhum cartório próximo que aceitou sem os riscos...

  • @nreis , mande assim mesmo!

  • TRFCTRFC Member

    Olá @Leticialele , boa noite!

    Minha dúvida é a mesma da(o) @nreis

    O cartório que fui reconhecer firma por autenticidade do formulário 1C, exigiu que fizesse um risco nos quadros 02 e 03 conforme fotos abaixo.

    Posso seguir e enviar assim mesmo ou devo preencher um novo formulário e tentar em outro cartório?

    Muuuuuito obrigado!!!


  • @TRFC , pode mandar assim mesmo! Nem está tão riscado quanto outros que já vi!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.