Sou bisneta de português uma dúvida

Eu tentei falar com meu pai e ele se nega a fazer o pedido da dupla nacionalidade. Será, que eu poderia fazer a dupla nacionalidade do meu avô que é falecido, e assim que sair a dupla nacionalidade dele, eu faço a minha? Detalhe, é o pai do meu avô que é português de Viseu.

Será que eu conseguiria fazer isso? Ou teria como eu fazer a dupla nacionalidade do meu pai sem ele precisar assinar alguma coisa?

Comentários

  • EderEder Member

    @EmanuelleAlmeida infelizmente nao eh possivel pois o requerente tem que assim isso prova que quer ser Portugues agora se um esta morto impossivel e o seu pai nao quer assinar impossivel .. voce tem que pedir ao seu pai assinar e o resto voce faz

  • Nossa... Vou convencer ele, é único jeito. Porque quero muito a dupla nacionalidade. Uma dúvida, a dupla nacionalidade é diferente da cidadania?

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @EmanuelleAlmeida

    É a mesma coisa.

    A nacionalidade portuguesa pode ser por Atribuição (filhos e netos = português nato - retroage à data do nascimento - por força de lei) ou por Aquisição (os demais casos = português naturalizado - vale a partir do registro - por efeito da vontade).

    E a por atribuição pode passar para todos os descendentes.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

  • @EmanuelleAlmeida

    Você já abriu um tópico sobre isso... https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21209/sou-bisneta-de-portugues#latest

    O ideal é que dê continuidade no assunto dentro do mesmo tópico, evitando abrir vários sobre o mesmo assunto

    Respondendo novamente sua dúvida: não é possível solicitar como bisneta. No caso o seu pai que precisa assinar o requerimento. Como dito anteriormente, se você se comprometer a buscar toda a documentação e arcar com todos os custos do processo creio que seu pai não teria razão para se opor a conceder esse benefício para você e todas as gerações posteriores.

    Ele somente precisará ir a um cartório para assinar o requerimento (por autenticidade) e ter um documento de identidade emitido a menos de 10 anos. E ele não perde nada com isso, uma vez que se trata de nacionalidade originária (ele não perderá a nacionalidade brasileira).

    Muito simples! Porém se ele se negar a assinar, infelizemente não vejo solução...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.