Sou bisneta de português

Sou bisneta de um português. Porém, meu avô é falecido e meu pai não quer tirar a cidadania portuguesa. Eu tenho todos os dados do meu bisavô.

A minha dúvida é? Será que eu consigo tirar a cidadania portuguesa?

Comentários

  • @EmanuelleAlmeida

    Diretamente como bisneta não é possível, a única saída seria seu pai pedir como neto e após deferido vc pedir como filha dele.

    Converse com ele dos benefícios que você e seus descendentes terão, faça o processo para ele (arcando com todos os custos de certidões e com o trabalho para buscar tudo) que certamente ele não irá se opor a simplesmente assinar o requerimento e reconhecer firma em cartório, pois ele não perde nada assinando…

  • Grata. Irei tentar conversar com ele sobre isso.

  • Muito grata

  • @EmanuelleAlmeida

    Explique ao seu pai, que você vai fazer tudo.

    Dele só precisa 2 coisas:

    • ter um RG (ou passaporte) válido, com menos de 10 anos de emissão, onde conste a filiação, e vc faz uma cópia autenticada e apostilada
    • ele ir ao cartório pessoalmente assinar o requerimento (form-1D) diante do tabelião, para reconhecer firma por autenticidade

    Todo o resto você mesma pode fazer.

    Negocie com ele se não deseja pagar a dele, como deixando um legado para os filhos e netos. Ou divida as despesas com ele da taxa de €175 ou dos documentos que vai precisar fazer o cartório do BR, no CivilOnline ou no Arquivo Distrital.

    €175 da taxa, €24 do Arquivo Distrital, R$190 cada certidão e RG apostilados (depende do estado em que registrou o filho e neto do português), €40 da remessa DHL. Vai custar uns R$1900 ao todo, no câmbio atual.

    Se precisar fazer a transcrição de casamento do português, aumenta um pouco, uma taxa de €120, mais documentos. Uns R$800 ao todo.

  • Fale com ele com jeitinho e carinho. É um processo que talvez para ele não tenha mais impacto hoje, mas pode mudar a vida das próximas gerações.

    Se é algo que você queira muito, você vai conseguir.

    Boa sorte!

  • editado June 2022

    @EmanuelleAlmeida

    Mantenha-se em um mesmo tópico.

    Sua única chance é seu pai assinar o requerimento, e fazer a nacionalidade. Você depende do assento de seu pai.

    Se o RG tiver mais de 10 anos, ele terá que trocar de qualquer maneira, porque a partir de abril do ano que vem será o RG novo, Nacional, só com o número do CPF. Esse RG que ele possui agora é Estadual, e está sendo descontinuado. Não serve CNH.

    Então sobrou somente assinar presencialmente no cartório para reconhecer por autenticidade. Se ele não quiser ir, pergunte se ele assinaria se o tabelião fosse na casa dele. Vai te custar mais caro, mas também é possível. Terá que descobrir qual é o ponto de resistência dele, e trabalhar para amenizar a coisa.

    Diga que você deseja ir estudar na Alemanha, ou na França, e tendo o documento português te dá acesso para a Universidade, grátis se for em PT, ou a preço muito baixo nos outros países da UE. Veja que país da Europa ele gosta, e diga que pensa em estudar lá (grad ou pós). Aprender outras línguas, outras culturas, mostre a seu pai um projeto de vida. Para você e/ou para seus filhos.

  • Muito grata pelas informações, foram muito esclarecedoras. E vou fazer isso mesmo. Muito grata. Me ajudou muito...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.