Cumprimento de exigências

Boa tarde, com a ajuda de vcs, lendo o fórum , fiz a juntada de documentos e solicitei a atribuição de nacionalidade da minha mãe... pra depois pedir a minha, porém chegou uma carta pra cumprir exigências e confesso que fiquei desesperada, pois não entendi o item dois e não sei como proceder. Podem me ajudar? Estou com receio de como comprovar o que eles solicitaram , e o processo indeferir.

Na declaração de nascimento da minha mãe (filha do português) não foi meu avô que declarou o nascimento dela, pois ele era caminhoneiro e estava viajando quando ela nasceu e aí minha avó que foi a declarante. Será que isso é um problema? Minha avó tb virou portuguesa, pelo meu avô, pelo casamento e tb enviei a averbação desse casamento em Portugal. Meus avós foram casados aqui no Brasil e minha mãe nasceu após o casamento deles.

Estão pelo que percebi em dúvida da certidão de nascimento, como se existisse outra, mas enviei a certidão com cópia reprográfica do livro apostilada, então não entendo a dúvida deles... vei solicitando essa exigência:

2 - "Deverá ser esclarecido se existe um outro registo de nascimento ou se estamos perante um registo tardio e quais razões que levaram a esse facto"

Desde já agradeço!

Comentários

  • @Valen

    O seu caso é diferente.

    Deixe-me fazer umas perguntas antes:

    1) Vc diz que a sua avó virou portuguesa. Foi por aquisição ou atribuição?

    Imagino que tenha sido por naturalização.

    Isso faria os dois pais portugueses, o que demandaria a transcrição.

    2) vc transcreveu o casamento?

    3) Quandi foi feito esse registro de nascimento?

    4) Por qual Conservatória o processo tramita?

    5) Qual a nacionalidade da mãe na certidão de casamento da filha?

    ===

    Eu imagino que vc não tenha transcrito o casamento ou a mãe aparece como brasileira na certidão ou a questão do momento do registro.

    ===

    Se quiser, deixe a carta de exigência por aqui, tampando os dados privados.

    Alguém, com certeza, irá dar uma opinião para o seu caso.

    Abraços

  • @Valen

    Vou lhe responder por MsgPrivada, aquele envelope no canto direito superior, na tarja verde.

  • ValenValen Member


    @guimoss agradeço pelo retorno, vou respondendo sus perguntas:

    1) Vc diz que a sua avó virou portuguesa. Foi por aquisição ou atribuição?

    Imagino que tenha sido por naturalização.

    Então, olhei nos documentos da minha avó, ela virou portuguesa através do artigo 18º número 6 do código civil de 1867. Assim que está anotado... no ano de 1979. E casou com meu avô ( o português) em 1934.

    Isso faria os dois pais portugueses, o que demandaria a transcrição.

    A transcrição também foi feita do casamento deles em 1979.

    2) vc transcreveu o casamento? Já foi transcrito por eles mesmo em Portugal.

    3) Quando foi feito esse registro de nascimento? Em 1979.

    4) Por qual Conservatória o processo tramita? o processo da minha mãe de atribuição está sendo no ACP.

    5) Qual a nacionalidade da mãe na certidão de casamento da filha? na certidão de casamento da minha mãe , não consta a nacionalidade da minha avó, mãe dela e nem do meu avô.

    O que percebi na certidão de nascimento da minha mãe , que ela foi registrada apenas aos 7 anos de idade, em 1950, e nasceu em 1943. E a declarante foi a minha avó... pq eles eram muito humildes, meu avô português sempre estava viajando, era caminhoneiro, então minha avó brasileira que registrou e tardiamente... será que esse é um dos problemas? E como vou comprovar de o porquê foi registrada aos 7 anos, o que posso fazer nesse caso, quando é após 1 ano de idade? Estou tão preocupada... Porém em todos documentos da minha mãe está o nome do pai dela português (nascimento, casamento, RG). E minha mãe nasceu após o casamento de meus avós, tudo certinho. O único problema é mesmo o registro tardiamente da certidão de nascimento

    Segue a carta:


  • @Valen

    Eles estão pedindo uma certidão de casamento da requerente, certificada e apostilada. A requerente é casada e o nome no RG não bate com o nome na certidão.

    Eles estão pedindo uma explicação de por que houve o registo tardio. Faça uma carta explicando exatamente o que disse acima. Use um tratamento formal, por extenso.

    Mais detalhes, veja o post por MsgPrivada.

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @Valen

    É o que o @gandalf disse.

    Vc enviou uma cópia quando deveria ter enviado um original da certidão de casamento em inteiro reor digitada e apostilada.

    Eu enviaria um requerimento contando a história COM FIRMA RECONHECIDA POR AUTENTICIDADE E APOSTILADO, com o seguinte texto*:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/276751/#Comment_276751

    * Adapte para o seu caso. Há vários modelos no fórum. Seja formal, sucinta e esclarecedora. Lembre-se de endereçar para a ACP.

    ===

    O caso foi de naturalização, de acordo com o codigo civil portugues de 1867 e a lei de nacionalidade de 1959.

    ===

    E como vou comprovar de o porquê foi registrada aos 7 anos, o que posso fazer nesse caso, quando é após 1 ano de idade

    OBS: Vc mandou o assento de casamento dos portugueses, feito em 1979?

    Eu sei que não pediram, mas é bom ficar de olho, caso haja uma 2a exigência.

    Ou vc poderia pedir no civilonline e mandar. Custa 10 euros e o pagamento é por cartão fisico liberado para compras internacionais ou virtual pelo app.

    Boa sorte!

  • @Valen

    Envie uma cópia simples da comunicação da exigência com a petição que trata da exigência.

    Abraços

  • ValenValen Member

    @guimoss muito obrigada pelo esclarecimento.

    Realmente não enviei a transcrição de casamento, achei que eles teriam isso no sistema. Farei tudo isso dessa vez.

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @Valen

    É aquela grande dúvida: vc adianta algo que eles não pediram (a meu ver, a exigência não mencionou o assento de casamento) ou só cumpre o que foi pedido (certidão de casamento e explicações sobre o filho dos portugueses) e arrisca uma nova exigência.

    É uma decisão difícil.

    Mas, na experiência da fórum, SEMPRE que ambos os pais são portugueses e casados fora de PT, a transcrição do casamento é exigida.

    Vc tem que fazer o que achar melhor.

    Depois, se puder, compartilhe o seu caso.

    Boa sorte, amiga.

  • ValenValen Member

    @guimoss sim, eu entendo, melhor prevenir do que ter aborrecimentos futuros rs. Pode deixar que atualizarei aqui o andamento ;)

    Irei enviar a transcrição como me orientou. obrigada

  • @Valen

    O casamento dos portugueses foi celebrado no Brasil?

    Fiquei com essa dúvida na sua 1a mensagem.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.