Só falta um documento e não consigo encontrar

Olá! Estou com meu processo em andamento, pediram dois documentos que não foram encontrados... Pedi a extensão do prazo mas termina no mês 8, se eu não encontrar o processo todo vai ser indeferido.

Pedi a ajuda do grupo, fiz as buscas e consegui encontrar um deles, mesmo sem informações. O outro documento está impossível, ja pedi busca nos cartórios e dizem não estar lá. Ja emiti certidões negativas e não posso mais gastar. Alguém pode me ajudar a ter um norte de que livro buscar sozinha? Pelo family search talvez eu encontre. PRECISO DA CERTIDÃO DE CASAMENTO DOS PAIS DA ANA, para comprovar que casaram, visto que nos documentos dizem que eram casados. Estão me cobrando essa certidão de casamento pra continuar o processo.

Nome da minha avó pra quem eu estou fazendo o processo:

Anna Rodrigues Maruco nasc: 08-08-1938 Bebedouro SP

Pais da Anna: PRECISO DO CASAMENTO DELES

José Fernandes Rodrigues - 15-04-1902 Villa real, Portugal.

Catharina Maruco Rodrigues - entre 1900 a 1905 Nasc: Villa Mineiros do Tietê (Não emiti a certidão mas ja localizei no cartório por isso não sei o nasc)


FILIAÇÃO: José Fernandes Rodrigues

João Fernandes Rodrigues - Portugal

Anna pereira Rodrigues - Portugal

ao que tudo indica moravam perto das mesmas zonas que os pais da Catharina

FILIAÇÃO: Catharina Maruco Rodrigues

João Maruco

Sarah Serra Maruco

Morreram em Lorena, registraram um irmão da Catharina em Monte azul Paulista, outro em Cachoeira Paulista, também já moraram em Bebedouro e próximo a barretos.


Não tenho nenhuma referência, a não ser o fato de um cartório ter dito que constava uma observação que os pais da Anna (Catharina e josé) Se casaram civilmente em BARRETOS.

Pedi buscas no cartório de barretos e não encontraram, emiti a certidão negativa. Será que a informação está errada ou podem não ter encontrado? Pode estar em um local próximo talvez a estes em que a família residiu, já que eram locais próximos a familia e ao nascimento dos filhos que tiveram...

«1

Comentários

  • Eu também tive problemas para encontrar o primeiro registro de nascimento da minha avó. Fiz uma busca em alguns cartórios, mas não todos. Inlcusive ja estava desesperançoso, pois precisava do registro dela na menoridade e até então só tinha achado um autoregistro na maioridade. Até que um colega aqui do forum me orientou a fazer busca em todos os cartórios da região, e foi ai onde consegui encontrar.

    Para achar os dados dos cartórios acesse https://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/? , clique sobre o seu estado no mapa e selecione sua cidade. Após filtre apenas os "Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais", ai vc terá os endereços, telefones emails etc de todos daquele município. Olhe os "distritos" do seu município também!

    Talvez valha a pena dar uma olhada se realmente já buscou em todos os cartórios que na época ja funcionavam, nesse site você consegue ver isso, o ano de criação do cartório. E na minha experiência, nem todos os livros estão digitalizados no Family, por exemplo foi esse cartório onde encontrei esse registro da minha avó. O livro não estava digitalizado. Boa sorte nas buscas.

  • Cliquei e fui nos registradores civis... De Sp são 412. Você diz pra procurar em todos esses 412?

  • @Biancagrieger

    Eles estão pedindo a certidão brasileira (é a brasileira?) de casamento dos pais sa anna ou a transcrição do casamento dos pais?

    ===

    Vc pesquisou pelo casamento religioso? Pode ser que ajude.

    ===

    Fiquei em dúvida: vc está pesquisando duas certidões, mas já encontrou uma. É isso?

  • @Biancagrieger

    Marquei alguns foristas que são bons nas buscas em livros.

    @CarlosASP @Ferpirj @Leticialele

    Boa sorte!

  • @Biancagrieger

    Essa anotação que fala em Barretos: o que era Barretos na época do casamento pode ser um outro município hoje em dia e estar no cartório de lá. Pode tentar ver se há livros de alguns deles no Family Search também.

    Abaixo segue a lista dos desmembramentos que afetaram Barretos, criando novos municípios, e suas datas:

    Pela Lei Estadual n.º 1.571, de 07-12-1917, são desmembrados do município de Barretos os distritos de Olímpia (ex-Vila Olímpia) e Cajobi (ex-Monte Verde), para constituir o novo município de Olímpia.

    Pela Lei Estadual n.º 1.572, de 07-12-1917, é criado o distrito de Colina e anexado ao município de Barretos.

    Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920, o município de Barretos é constituído de 4 distritos: Barretos, Colina, Itambé e Laranjeiras.

    Pela Lei Estadual n.º 2.019, de 26-12-1924, é criado o distrito de Jaborandi e anexado ao município de Barretos.

    Pela Lei Estadual n.º 2.096, de 24-12-1925, são desmembrados do município de Barretos os distritos de Colina e Jaborandi, para constituir o novo município de Colina.

    Em divisão administrativa referente ao ano 1933, o município é constituído de 3 distritos: Barretos, Itambé e Laranjeiras.

    Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 4 distritos: Barretos, Fortaleza, Itambé e Laranjeiras.

    Pelo Decreto Estadual n.º 9.775, de 30-11-1938, o distrito de Fortaleza é extinto, sendo seu território anexado ao distrito sede do município de Barretos. Sob o mesmo decreto é criado o distrito de Frigorífico e anexado ao município de Barretos.

    No quadro fixado para vigorar no período 1939-1943, o município é constituído de distrito 4 distritos: Barretos, Frigorífico, Itambé e Laranjeiras.

    Pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-11-1944, foram extintos os distritos de Frigorífico e Laranjeiras, sendo seus territórios anexados ao distrito sede do município de Barretos. Sob o mesmo Decreto foram criados os distritos de Amoreira e Colômbia, criados com terras do extinto distrito de Laranjeiras e ainda foi alterada a denominação do distrito de Itambé para Ibitu.

    No quadro fixado para vigorar no período 1944-1948, o município é constituído de 4 distritos: Barretos, Ibitu (ex-Itambé), Colômbia e Amoreira.

    Pela Lei Estadual n.º 233, de 24-12-1948, o distrito de Amoreira passou a denominar-se Alberto Moreira.

    Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 4 distritos: Barretos, Alberto Moreira (ex-Amoreira), Colômbia e Ibitu.

    Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

    Pela Lei Estadual n.º 5.285, de 18-02-1959, é desmembrado do município de Barretos o distrito de Colômbia. Elevado à categoria de município.

    Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Barretos Ibitu e Alberto Moreira.

    Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

  • editado June 2022

    @Biancagrieger

    Um irmão da Catharina, chamado Antonio. casou no distrito de Fortaleza, em Barretos em 1925. Diz que ele e os pais moravam nesse distrito na época,

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS6V-Z3SV-P

    Pode folhear esse livro para ver se aparece o dela também.

    Outro irmão chamado Benedicto casou na capital, distrito do Pari:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSV8-Y9VW-M?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XZ1-WB6B

  • Sim, eram duas certidões @guimoss eu já consegui encontrar uma e agora falta o casamento dos pais da Anna. Eles pediram mesmo a confirmação de que eram casados, então preciso emitir a certidão e enviar :)

  • @CarlosASP me ajudou bastante! Muito obrigada! Vou continuar procurando com suas dicas

  • @CarlosASP Olhei todas as páginas dos livros que me enviou mas não está ai...


    pelo que eu entendi eu devo enviar email para todos os cartórios que você citou, certo? e procurar no FamilySearch também. Vou fazer isso!

  • @Biancagrieger , na certidão de casamento da filha Anna, diz que a mãe, Catharina, nasceu em Mineiros do Tietê (Chamou-se Mineiros até 1944) - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSNF-K3WN-L

  • @Leticialele sim, encontrei a certidão de nascimento através desse registro. Está nesse mesmo cartório o nascimento. Infelizmente o casamento não está nesse local também. O casamento da própria Catharina com o pai da Anna é o que estou buscando

  • Bom dia

    @Biancagrieger , não entendi a exigência do seu processo , pode escrever oque foi solicitado na carta de exigência?

    O processo é de neto?

    Desejo sorte na busca e que encontre mais rápido possível!

  • BiancagriegerBiancagrieger Member
    editado June 2022

    [removido pela moderação]

    @scarvalho210 isso é o que consta. No email pediram a comprovação do casamento dos pais dela. Está parado até eu entregar esse documento.

  • @Biancagrieger mais o português foi casado com brasileira , e Ele registrou o filho ?

    Porque não entendi direito ainda..

    Tem como dizer se é da forma que eu escrevi aí em cima

    Existe um parecer da justiça portuguesa que talvez possa apresentar se tudo foi da forma que eu disse (português com brasileira ,português declarante)....

  • @Biancagrieger

    O seu processo deve ter caído em exigência.

    Vc não recebeu a comunicação por parte de Portugal a respeito?

    Neka estará indicado o que vc deve consertar.

    Verifique a sua caixa de Spam/lixo eletrônico.

    ===

    Se não estiver lá, eu sugiro ligar para a ACP.

    E também, marquei a @Leticialele e o @Admin para excluirem a imagem, pois tem os dados do processo.

    Evite deixar dados privados no espaço público. É para sua segurança.

    Se precisar de algo que n deva ser compartilhado publicamente, pode me mandar uma msg ou para a Letícia, que mandaremos, com certeza uma msg por lá.

    Abraços

  • @Biancagrieger

    Ligue amanha às 04:55, horário de Brasília.

    Se nao souber o número, basta buscar por "LR" na barra de buscas do fórum.

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @Biancagrieger

    Nese meio tempo, dê detalhes não-privados sobre o processo que, talvez, alguém ache o erro que gerou a exigência.

    Informe os dados dos participantes e lista de documentos.

    Pelo que eu li, deve ter faltado algum documento.

    Quando o processo foi numerado?

    Mas, é bom confirmar pelo telefone amanhã.

    Geralmente, so aceitam o Requerente.

  • Sim, ele nasceu em Portugal e foi registrado lá. Depois casou com uma brasileira e teve filhos... Um dos filhos é minha avó, que ele registrou sim na certidão de nascimento, quando ela nasceu. Também não compreendo porque exigem o casamento, visto que isso não muda o fato de ser filha.

  • @Biancagrieger

    Utilize o parecer da justiça

    Solicite a @Leticialele ela pode te enviar.

    Porem acho estranho isso acontecer dessa forma .

    Caso co siga enviar um print da carta de exigência, onde está escrito certinho oque está te pedindo eu agradeço.

    Pois irei entrar sem transcrever casamento devido não ter localizado , e já vi inúmeros processos sendo concluídos da forma que citei .

  • @Biancagrieger

    Você disse que quem declarou o nascimento foi o pai português, mas na exigência consta "... O nascimento foi declarado por um terceiro...". Nesses casos a transcrição do casamento é exigida.

  • editado June 2022

    @scarvalho210 Também darei entrada sem a transcrição pois não achei, espero que dê tudo certo!

    @Biancagrieger como o Guilherme mencionou, parece que ele não foi o declarante do nascimento de sua avó.

  • @Biancagrieger o @Guilherme Jorge matou a charada.

    Quem declarou o nascimento não foi português e sim um terceiro por isso a exigência..

    Aconselho criar um tópico nesse fórum, onde a galera pode te ajudar a localizar esse casamento com isso dar continuidade no seu processo .

    @vinisousa4166 exato amigo ,também farei sem casamento ... porém vem tudo conforme a lei solicita , português casado com brasileira, português declarou nascimento do filho ,e esse declarou a neta.

    Vai dar tudo certo !!!

  • @Biancagrieger

    A sugestão dada acima é pertinente.

    Vc tem que achar o casamento do português.

    Vc tentou procurar o casamento brasileiro religioso? Pode ser uma alternativa para o seu caso.

    ===

    @scarvalho210

    O que vc falou sobre a dispensa está certo.

    O português deve ter declarado o filho, antes deste ter completado 1 ano de vida.

    E não importa quem declarou o nascimento do neto-requerente.

    Obs: vc marcou o Guilherme Jorge, quando queria marcar o Moreira, rs.

    ===

    @vinisousa4166

    No seu caso, o português declarou o nascimento do filho antes dele ter completado 1 ano?

    A esposa é não-portuguesa?

    Para a dispensa, as duas respostas acima devem ser positivas.

    Tente procurar o registro religioso. Deixe os dados por aqui que alguém te ajuda.

    Abraços a todos

  • @guimoss @scarvalho210

    Abrir outro tópico? O assunto deste tópico é exatamente a busca da certidão de casamento.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21278/so-falta-um-documento-e-nao-consigo-encontrar

  • @Guilherme Moreira

    Me expliquei mal.

    O que eu quis dizer foi para informar os dados que a galera aqui ajuda na busca.

  • editado June 2022

    @guimoss Graças a Deus foi isso que aconteceu. O português casado com a brasileira declarou o filho dias após o seu nascimento. Não cheguei a procurar em registro religioso vou dar uma olhada.

    Manoel Francisco Soares dos Santos e Izaura Ferreira dos Santos, ambos da cidade do Rio de Janeiro, moravam no centro da cidade.

    Ele filho de Ignacio Francisco e Maria Rosa

    Ela filha de Antonio Augusto Lopes Ferreira e Maria Albertina da Costa Salles

    Registravam seus filhos no cartório do Centro ou do Estácio. Em 1917 diz que casaram na sétima pretória civil mas até então não achei nada, nem no 11rcpn e nem no 3rcpn. Fui procurar o óbito da Izaura e por incrível que pareça a única folha que falta no livro de óbito é o dela.

  • @guimoss

    Então, foi o que ela informou lá no dia 13/06, quando abriu este tópico em que estamos postando agora.

  • @Guilherme Moreira

    Certo mais uma vez.

    O post original passou despercebido.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.