Atribuição de filho ou neto?

Oi pessoal! Tudo bem?

Tenho uma dúvida, eu vou solicitar o processo de atribuição de nacionalidade, e não sei se peço como neta de português ou filha.

O meu avô era português, e meu pai obteve a nacionalidade portuguesa por conta disso.

Muito obrigada :)

Comentários

  • @Thaina cunha , se seu pai é português, mande seu processo como filha!!! Mande para o ACP, e, em uns 6 meses, será portuguesa também.

    Não faz sentido algum pedir a nacionalidade como neta se tem o pai português!!!

  • Valeu mesmo, muito obrigada @Leticialele, e no caso é atribuição também né?

  • @Thaina cunha , sim!! Você vai "nascer" em Portugal!!

  • Oi, @Leticialele, tudo bem?

    Como sempre me ajudas vou te enviar mais uma dúvida que tenho desse processo por aqui, beleza?

    Nessa parte das assinaturas, eu tenho que assinar na primeira linha, e pedir para o oficial do cartório reconhecer a minha firma ali do lado da assinatura e dar o sinal público dele?

    Agradeço imenso :)

  • @Thaina cunha , sim, assina na primeira linha, na frente do funcionário do Cartório, que vai reconhecer sua assinatura por autenticidade,.

    Não precisa de sinal público!!

  • Muito obrigada @Leticialele, e coloco Haia nesse formulário ou n precisa?

  • @Thaina cunha

    No formulário não precisa. Basta assinar presencial diante do tabelião e reconhecer por autenticidade como foi dito.

    Eu outros documentos, como na cópia autenticada e apostilada do RG ou Passaporte, menos de 10 anos de emissão, com filiação, SIM.

    Nas certidões também tem que apostilar.

  • Muito obrigada @gandalf, uma ótima tarde pra ti :)

  • Oi, gente @gandalf e @Leticialele , tudo bem?

    Estou com uma dúvida, fui pagar agora o meu processo de nacionalidade no cartão de crédito do meu pai e deu como cancelado.

    Será que deu problema por ser o cartão no nome do meu pai?

    Vocês sabem como funciona? Ou se posso pagar por outro método?

    Li uma vez sobre vale postal e confesso que fiquei confusa. O do meu pai eu paguei na época com o cartão de crédito e deu tudo certo de primeira.

    Eu só tenho cartão de débito.

    Abraço!

  • @Thaina cunha , a plataforma de pagamentos está dando problemas, especialmente com os cartões Mastercard.

    Não há problema algum usar o cartçao de outra pessoa.

  • Oi, @Leticialele consegui pagar hoje no cartão, vou enviar para o Arquivo Central do Porto como me orientou, muito obrigada mesmo!

  • @Leticialele oi!

    A fotocópia autenticada da identidade tem que ser colorida?

  • @Thaina cunha

    Se tiver opção, faça colorido. Eu sempre faço colorido (ainda que seja ligeiramente mais caro).

    Mas pode ser preto-e-branco se não tem como fazer.

  • Oi pessoal, boa noite

    Quais documentos necessários para atribuição de nacionalidade de filha, maior de 18 anos?

  • Tenho cidadania portuguesa e queria entrar com pedido de cidadania para uma filha menor de 18anos e não sou casado, como devo proceder ?

  • @Andréa123

    Cópia simples da certidão portuguesa do(a) português(a)

    Certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada, do requerente;

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação;

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado para ser assinado em qualquer Cartório de Notas, para ter a firma reconhecida por autenticidade

    Print do email que encaminhou o Formulário, que também serve como recibo.

    Link para pagamento dos emolumentos (175 euros) e obtenção do Formulário 1C: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Verifique quem foi o declarante do nascimento do requerente, e com que idade foi feito o registro, para saber se há necessidade de transcrever o casamento do(a) português(a).

    Se é mulher e trocou o nome com o casamento, tem que mandar uma certidão de casamento inteiro teor apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG.

  • @Mariaisa , foi você o declarante do nascimento da filha?

    Caso positivo, não tem problema algum.

  • @Mariaisa

    Qual modalidade da sua cidadania? Filho (1C), neto (1D), ou outra?

    Vc disse "não sou casado", embora o nome do login seja "Maria Isa". O português é o pai ou a mãe? O português foi o declarante na certidão antes de 1 ano de idade? Qual é a idade da menor?

    Nenhuma dessas perguntas seria impedimento para a nacionalidade, mas vão orientar as respostas que se seguirão. Não sendo casados tem vários detalhes a olhar, mas é simples.

  • @Andréa123 @Mariaisa

    Em 5-6 meses o filho terá a cidadania.

    Essas perguntas ficariam melhor no tópico do ACP, que é onde os processos de filhos (maiores e menores) andam mais rápido e seguro. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    O assunto deste tópico é para orientar pessoas que têm avô português e o pai BR ainda vivo. Eles têm a opção de fazer como neto direto do avô português, ou em duas etapas, passando de pai para filho, uma geração de cada vez. A 2ª opção em 95% dos casos é a melhor.

  • @gandalf

    Na verdade eu sou a avó, o pai , no caso meu filho, tem a cidadania portuguesa adquirida, avo que nasceu em Portugal, e ele quer pedir cidadania para a filha de 8 anos , mas ele não é casado, essa filha nasceu de um namoro que teve quando jovem, ele foi o declarante na certidão, mas vou procurar o outro tópico que voce mencionou, obrigada

  • Pessoal, boa noite

    Tenho umas dúvidas:

    @Leticialele, obrigada pela relação de documentos. Agora estou com uma dúvida: meu pai  tem a cidadania portuguesa adquirida do avô que nasceu em Portugal,. O assento de nascimento foi feito na Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa e o Assento de Casamento, na Conservatória de Registro Civil Porto. Para iniciar meu processo de atribuição para filha devo encaminhar meus documentos para a Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa ou posso enviar para o ACP? É necessário enviar também cópia simples do assento de casamento?

  • @gandalf , boa noite.

    É atribuição de filho. Meu pai tem a cidadania portuguesa adquirida do avô que nasceu em Portugal. Nesse caso, posso enviar meus documentos para o ACP? Li que era só para pais nascidos em Portugal.

  • @Andréa123 , seu pai, ao ter atribuída a nacionalidade portuguesa como filho de português, "nasceu " em Portugal.

    Você é filha de português e deve mandar seu processo de cidadania (art 1C) para o Arquivo Central do Porto.

    Verifique se foi seu pai o declarante do seu nascimento. Caso positivo, não precisa transcrever o casamento dele em Portugal.

    No seu processo, se você casou e mudou de nome, tem que mandar uma certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar) APENAS para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.