Busca de Registro de Nascimento sem "Distrito/Concelho/Freguesia"

Boa tarde.

Por várias razões, estou iniciando o processo de cidadania em Portugal, porém estou tendo muita dificuldade em localizar o Assento de Nascimento do meu avô.

Tenho as certidões de casamento e óbito dele no Brasil, com indicação de seus pais (meus bisavôs), citam que ele nasceu em Portugal, mas não indicam Distrito/Concelho/Freguesia.

O nome dele é Feliciano José de Miranda, nascido em 31 de outubro de 1911, filho de Antônio José de Miranda e Emilia de Jesus Estanqueira.

Pelas informações de meus familiares, meu avô teve 4 irmãos (Orlando, Antonio, Carmem e Tia Mimi).

Meu bisavô Antônio Jose de Miranda esteve no Brasil porque ele assinou a certidão como testemunha do casamento de meu avô aqui no Brasil.

Infelizmente não tenho mais informações.

Já procurei em alguns sites de Portugal, mas não obtive sucesso.

Vejo no Forum que muitos de vocês tem boa experiência no assunto, agradeço por qualquer orientação.

Em anexo a cópia da certidão de casamento de meu avô.


Um abraço, Gerson José de Miranda

Comentários

  • @gjmiranda

    talvez um irmão do Feliciano https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XDZ-7JKV de Cedofeita / Porto / Porto 

    se Feliciano nasceu outubro/1911 provavelmente o registro é civil

    ID 201413 / Feliciano José De Miranda / Porto / Porto / António José de Miranda / Emília de Jesus Estanqueira / Serralheiro / 15 / Rio de Janeiro / Solteiro

  • Ola Kleber, meu avô Feliciano teve um irmão Antônio, não estou seguro se o nome era Antônio José de Miranda ou Antônio de Miranda, como na referência acima.

    Outra coincidência é que o pai do Feliciano, Antônio José de Miranda, teve como pai o Joaquim José de Miranda, assim como está nesta referência.

    Vou tentar encontrar estes registros "Portugal, Porto, Registros Paroquiais, 1535-1949"

    Ainda estou aprendendo a encontrar as bases de dados corretas e as informações ali dentro, nada fácil, RS

    Obrigado Kleber

  • @gjmiranda , pelo tombo, os registos de batismo de Cedofeita só estão online até março de 1911.

    Creio que você deve pedir ao civil online. - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • Olá Letícia, tentei obter a certidão civol online de acordo com as orientações do link.

    Usei o nome de meu avô, a data de nascimento 31/10/1911 e supus a mesma localização do batismo de seu provável irmão Antonio Jose de Miranda, conforme apontado pelo colega Kleber.

    Freguesia Cedofeita, Concelho Porto, Distrito Porto, Portugal

    No entanto recebi a mensagem que a certidão não pode ter mais de 100 anos.

    Mas o guia não cita esta limitação:


    Alguma outra ideia ?

    Para que entendam a árvore dos portugueses:

    Antonio Jose de Miranda casado com Emilia de Jesus Estanqueira

    Filho Feliciano José de Miranda (meu avô), nascido em 31/10/1911, não sei o local exato em Portugal

    Irmão Antonio Jose de Miranda, nascido em 1910, talvez seja o https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XDZ-7JKV, se for, então batizado em Cedofeita / Porto / Porto 

    Agradeço desde já pelo interesse em ajudar, um abraço, Gerson José de Miranda

  • editado May 2022

    @gjmiranda , você tem que "driblar" o sistema deles!!

    Coloque o ano de nascimento 1931, por exemplo (menos de 100 anos).

    Em "Informações adicionais", coloque a data correta. Eles já estão acostumados com isso!!

    A propósito, vou colocar essa informação no link!!

  • @Leticialele bom dia.

    Parece que funcionou, não apresentou a mensagem do limite de 100 anos.

    Por outro lado, não apareceu nenhuma mensagem de pedido realizado com sucesso ou email em minha caixa de entrada.

    Vou esperar para ver o que acontece.

    Obrigado.

  • editado May 2022

    @gjmiranda , aguarde 24 horas.

    Você pagou os 10 euros?

  • Pois é ... não me pediu para pagar nada .. e não me enviou nada.

    :-)

    Depois que preenchi a tela simplesmente voltou para o início.

    Vou tentar novamente, deve abrir a segunda tela de cobrança, conforme é citado no guia.

  • Pronto ... refiz e paguei os 10 Euros.

    Só espero que a informação do local esteja correta.

    Caso não encontrem meu avô Feliciano José de Miranda, nascido em 31/10/1911 e neste local "Cedofeita / Porto / Porto", terei alguma nova chance ? 

  • Bom dia.

    Passando para agradecer, consegui a certidão de assento de meu avô.

    Eu tinha apenas a suspeita do local de nascimento Cedofeita / Porto / Porto

    Fiz como me sugeriu a @Leticialele tentei o site https://www.civilonline.mj.pt/, paguei os 10 euros e, para superar o limite de 100 anos, coloquei o ano de nascimento 1911 em informações adicionais.

    Eles o encontraram em outra freguesia: Ramalde.

    Agora já consegui até navegar pelo Google Maps até o endereço onde moravam meus bisavôs em Porto quando ele nasceu, muito bom.

    Obrigado pela orientação.

    Agora vamos aos próximos passos em busca da cidadania.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.