Prova de vida

Pessoal, bom dia!

Estou juntando os documentos de alguns parentes para dar início ao processo. Mas duas parentes já passaram dos 70 anos. Em alguns tópicos é dito que se deve fazer a prova de vida no consulado, mas quando tentamos ligar e agendar, o consulado diz que não realiza esse tipo de serviço.

Em outros tópicos diz-se que é para fazê-lo num cartório comum.

Afinal, como se deve fazer a prova de vida? Por acaso essas parentes estão em Lisboa agora, elas podem fazer diretamente lá, faz alguma diferença?

Se a resposta for para fazer num cartório comum brasileiro, existe algum modelo?

Agradeço imensamente!

Comentários

  • @paulomattos

    Atualmente só para maiores de 83 anos de idade. (já se garantindo com 3 anos de margem de segurança, porque seriam 86 anos).

    Até 2020 só aceitavam no consulado. Com a pandemia o consulado passou a fazer somente se há uma exigência do IRN pra isso. O normal a partir de 2021 seria fazer a Prova de Vida presencialmente no cartório, certificada e apostilada.

    Todo cartório deveria saber como fazer uma PV, pq é trivial. Tem um modelo sugerido pela Leticialele no fórum para cartórios analfabetos, mas como vc não precisa da PV, esqueça isso.

    A PV não é lei. É uma orientação interna de algumas conservatórias, e muda de tempos em tempos, e de uma conservatória para outra.

  • EderEder Member

    @paulomattos Quando dei entrada no processo da minha mae em Lisboa por neto nunca pediram prova de vida e se olhar o que precisa para fazer o processo em nenhum lugar diz que querem prova de vida ... minha mae tinha 90 anos na epoca so que quando dei entrada no processo dela ela tinha uma identidade nova ( entao acho que isso em si ja seria prova de vida ) Isso foi a minha experiencia pessoal

  • Pefeito, pessoal, muito obrigado!!!

    @gandalf os documentos do meu pai chegaram em lisboa no dia 20 e até agora ninguém me enviou nenhum número de processo nem nada, procurei aqui pelo forum, mas não encontrei muita coisa, você sabe me dizer algo sobre isso?

  • @paulomattos

    É processo como neto de português?

    Se for, tem levado de 3 a 4 meses para receber o número e senha de Lisboa. Vem por email e frequentemente vai parar na caixa de spam (olhe sempre lá também).

    Sendo neto, acompanhe o tópico específico e coloque suas dúvidas lá.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest

    Se não for de neto, há outros tópicos específicos que concentram as discussões (filhos pela ACP; casamento; sefardita etc)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.