CERTIDAO DE CASAMENTO

@guimoss Boa tarde amigo, como havia falado com você nesta semana, peguei a certidão de casamento de meu avô retificada( no qual retifico o nome de minha bisavó), pois ainda tenho que retificar a certidão de nascimento de meu pai. E infelizmente nesta certidão (em que mandei buscar) o nome de meu pai esta escrito errado ( de Nelson para o Nilson, pois meu avô se casou depois de meu pai ter nascido). E pergunto, se será que consigo retificar a certidão de nascimento de meu pai levando as duas certidões, a anterior e a retificada que aparecem os mesmos dados do casamento , porém com o nome de meu pai errado. O problema é que a minha certidão de nascimento é de agosto de 2021 e tenho receio de passar de um ano ( até chegar em portugal).

E teria como mandar estes documentos pra lá ( mesmo caindo em exigência )e depois mandaria os corretos?

Comentários

  • @guimoss O cartório vai fazer uma nova para mim.

  • @JOELSONSOUZA

    O erro foi na digitação da certidão ou na feitura do registro original?

    Se foi na digitação, vc pode pedir uma nova (oq acho q vc já fez).

    ===

    Em Retificações, tem que ter um cuidado quando os eventos ocorrem fora da ordem normal.

    Use as certidões mais antigas para retificar a mais recente e tudo ficará bem.

    Eu marquei a @Leticialele , pois o seu caso me deixou confuso, pois vc retificou uma certidão mais recente antes de retificar uma mais antiga.

    Vc teve que fazer tradução juramentada do assento português, se este foi usado na Retificação?

    ===

    Sobre a validade, as retificações levam 60 dias (verifique esse prazo).

    Com isso, em julho estaria pronta. E vc teria 1 mês para enviar o processo, antes de a certidão expirar.

    Boa sorte!

  • @guimoss @Leticialele Bom dia me desculpem pois as vezes nao estou sabendo me explicar e estou ficando nervoso com o prazo,

    Estou indo hoje levar a certidao para consertar e vou ver se consigo que façam isso hoje mesmo.

    Conforme o guimoss falou acima eu tive que fazer a retificao primeiro a de casamento e agora vou fazer a de nascimento de meu pai.

    Outra coisa que gostaria de mais uma orientaçao, pois nao sei se estou fazendo certo: O sobrenome nome de meu avô portugues é souZa com (Z), o sobrenome de sua mae na certidao de baptismo está como SouSa com (S) e no mesmo documento o sobrenome de sua vó está correto com (Z). E nas certidoes de lá só aparece o primeiro nome + *** A minha dúvida é que se continuo com o nome de minha bisavó correto pois todos os documentos brasileiros estao escrito Souza com (Z)..

    Mais uma vez me desculpem e obrigado pela ajuda

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2022

    @JOELSONSOUZA

    Não precisa se desculpar, amigo. O fórum está aqui para ajudar.

    S/z de Sousa nao é considerado divergência, para fins de nacionalidade.

    Se não há mais nenhuma divergência, eu mandaria como está.

    Se quiser, o pessoal dá uma revisada nos nomes.

    Coloque o nome dos envolvidos, com filiação e separados por certidão, do português até o Requerente.

    Boa sorte!

  • @guimoss Bom dia! Ontem consegui pegar a certidao de casamento correta, eles digitaram na mesma hora. E aproveitei para dar entrada em outro cartório para retificar a de nascimento de meu pai, no qual me deram de 30 a 40 dias de prazo. O meu receio é que fique pronto em 20 de junho e até preparar a documentaçao e mandar pelos correios e chega lá para ser analisado ( minha certidao de nascimento vence no fim de agosto). Como funciona na conservatória? Assim que o documento chega lá eles analisam ( se está tudo dentro da validade) e fico sabendo online ? Ou fica acumulando e vao se passando os dias e depois começam a ver ? Obrigado!

  • @guimoss Digo se até chegar na bolinha 1 e os documentos passarem da validade?

  • @JOELSONSOUZA , se chegar até 30 de agosto, não terá problemas.

  • @JOELSONSOUZA

    É como a Letícia disse.

    Eu acredito que o limite máximo para o envio seja 15 dias antes do fim da validade da certidão.

    Por DHL, chega em uma semana.

    Nao se esqueça de tirar uma cópia frente e verso de tudo o que vc for enviar, especialmente pela questão do prazo de validade das certidões e documentos.

    Abraços

  • @JOELSONSOUZA

    Na hora da Retificação, vc precisou de tradução juramentada do assento português?

    Eu perguntei antes, mas acho que a questão passou sem ser notada.

    Vc poderia dar o seu relato com o cartório (qual foi o que fez a retificação?) em relação à Retificação?

    Se puder, informe a lista de docs enviados, requerimentos, etc...

    Tudo o q te parecer importante.

    Obrigado e abraços

  • @guimoss Boa tarde, não entendi sobre tradução juramentada, e ainda não enviei e estou aguardando ficar pronta a retificação. obrigado!

  • @JOELSONSOUZA

    Tudo bem?

    A dúvida era se vc orecisou fazer a tradução juramentada do assento português.

    Vc usou a versão narrativa ou integral do assento português?

    Obrifado, amigo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.