Casar em Portugal ou primeiro no Brasil?
Boa noite. Tenho duas dúvidas.
Eu e meu marido estamos com problemas para a mãe dele pedir a cidadania dela para passar para ele. Ela mora distante e já é bem idosa. Não sei se ao invés de ir no consulado, se ela pode fazer a prova de vida num cartório e reconhecer por autenticidade ou se somente no consulado mesmo.
Queria muito saber se caso meu marido der entrada lá em Portugal, se sairia mais rápida a cidadania dela para tirar a dele em seguida.
Aí estou com outro problema. Meu marido foi casado duas vezes e duas vezes se divorciou. Hoje não somos casados e nem temos união estável (mas moramos juntos há 4 anos).
O que é melhor para eu receber a cidadania? Casarmos em Portugal ou aqui no Brasil? Penso que se casarmos aqui vamos gastar muito com averbação de 2 divórcios.
Obrigada.
Comentários
@Tatisp1984 , quantos anos tem a mãe dele? A prova de vida pode ser feita em cartório, não precisa ir ao Consulado.
Quanto à questão do casamento, depois que seu marido obtiver a cidadania portuguesa, terá que transcrever os dois casamentos e homologar a sentença dos dois divórcios antes de transcrever o casamento com você.
É indiferente casar no Brasil ou em Portugal, o procedimento terá que ser o dito acima.
@Tatisp1984
Seja mais clara: Qual a idade da mãe idosa de seu companheiro? O que significa "ela mora distante"? (distante de que? em que cidade?)
Ela só precisa fazer Prova de Vida se tiver mais de 83 anos, e pode ser feita no cartório e apostilada.
Pode ir ao cartório com o formulário 1C já preenchido, para assinar presencialmente diante do tabelião e reconhecer a firma por autenticidade. Nesse momento ela faz a Prova de Vida, e manda certificar e apostilar.
Também nesse momento ela vai fazer a cópia certificada e apostilada do RG. Ele precisa ter menos de 10 anos de emissão. Se tiver mais que isso (ou próximo dos 10 anos), deve fazer um RG novo antes.
Para receber o formulário 1C personalizado, precisa ter feito o pagamento por cartão virtual pela plataforma do IRN, conforme instruções que você já recebeu anteriormente.
E quanto ao seu casamento, recomendo que faça o casamento em juízo, com apresentação de testemunhas. Só assim o juiz vai determinar o efeito retroativo do seu casamento, e teria alguma chance de poder iniciar o processo de nacionalidade num tempo mais curto.
Vai demorar 6 meses para sua sogra, +1 mês para transcrição, +6 meses para o seu companheiro, +2 transcrições e homologações judiciais de divórcio em PT (que deve levar +18 meses). Depois a sua transcrição de casamento, +1 mês. Depois o seu processo de aquisição que deve levar 2,5 anos, mas só pode ser iniciado depois de 6 anos de casada, ou 3 anos se tiverem filhos em comum.
Quer dizer: se você conseguir transcrever seu casamento de forma retroativa (que não será trivial), estará justamente com o tempo necessário para iniciar seu processo. Tem que fazer todas as contas.
Sua melhor chance é se casar no BR, e fazer a transcrição. De nenhuma forma seu companheiro vai se livrar da homologação judicial dos dois casamentos e divórcios anteriores. A lei PT exige que ele faça isso, ou estaria cometendo crime de perjúrio.
@Tatisp1984
Leia aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275745/#Comment_275745
Oi Boa tarde.
Minha sogra tem 72 anos e mora em Valença- RJ
E quanto ao meu casamento acho que deve levar uns 10 anos pra eu conseguir cidadania então porque a gente teria que casar para depois fazer isso tudo. Não temos filhos. Digo 10 anos no sentido que além de aguardar todos os trâmites da minha sogra e o dele, também tenho que aguardar a homologação dos divórcios mais 6 anos de casamento.
Eu achava que precisava fazer prova de vida presencialmente no consulado acima de 70 anos.
Obrigada pelos esclarecimentos.