Mãe portuguesa e pai brasileiro declarante
Flaviajj
Member
Bom dia! Minha mãe conseguiu a cidadania e queria tentar me passar porem meu pai foi meu declarante e eles nao foram casados. Vi em alguM post que eu precisava compravar vinculo com minha mae na menor idade. Consegui alguns comprovantes porem a maioria tem dizendo que ela era minha responsavel mas sao documentos digitalizados, nao sei se serve. Alguem com o mesmo caso ja conseguiu fazer o processo e ser aprovado dessa maneira?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Flaviajj , basta que sua mãe faça uma declaração, sob as penas das leis brasileiras e portuguesas, dizendo que não era casada com seu pai. Datar e assinar . Reconhecer a firma por autenticidade e apostilar.
Não tem problema algum!
@Flaviajj
Assim: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279218/#Comment_279218
(ignore a última linha que menciona o documento assinado pela mãe. não precisa dele)
Eu tenho alguns documentos que consegui com assinatura da minha mae como minha responsavel, requerimento de matricula, boletim.. esses documentos preciso fazer copia autenticada e apostilada, porem a copia precisa ser feita colorida ou copia normal ja basta?
@Flaviajj , não precisa mandar documentos assinados por sua mãe!
Oi pessoal. Estou ajudando a minha irmã a fazer sua cidadania e, a futuro, fazer a cidadania da filha dela (menor de idade. No momento de fazer a solicitação da minha sobrinha (registrada pelo pai brasileiro), a declaração postada anteriormente serve?
Eu, Fulana de tal, [solteira/casada/divorciada/viúva], cidadã portuguesa com assento xxxxx/AAAA, e brasileira RG XXXX, CPF XXXX, declaro sob as penas da lei portuguesa e brasileira que não era casada com Beltrano de tal por ocasião do nascimento de nossa filha Sicraninha de tal, conforme consta em sua certidão de nascimento, na qual o pai figura como declarante.
Local, Data
Assina no cartório na presença do tabelião, certifique por autenticidade, e apostile.
Obrigado a todos e todas!
@Brunicos , sim, pode mandar a declaração.
Alguem com esse mesmo “problema” ja teve sucesso em conseguir a cidadania sendo pai declarante e mae portuguesa? Vi varios videos dizendo que quando é assim nao temos chance. Me desanimou num nivel absurdo e quase desisti de tentar.
@Flaviajj , quando a mãe é portuguesa e o pai estrangeiro o declarante, basta transcrever o casamento. Pela lei, filhos havidos na constância do casamento são do casal.
Transcrito o casamento, a maternidade estará juridicamente estabelecida.
@Leticialele meus pais nao foram casados. Por isso acho que a chance de conseguir é quase zero, ai vim buscar pra ver se alguem nessa situacao teve aprovacao
@Flaviajj , em que ano você nasceu?
Sua mãe está viva? Se estiver, pode mandar uma declaração dizendo que não era casada com seu pai quando você nasceu.
Nasci em 1987.. eles nao foram caaados, porem minha mae depois de alguns anos teve um casamento e divorciou a pouco tempo agora. Acredito que minhas chances sao quase que nulas neh?!
@Flaviajj não é nenhum impeditivo
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22530/pais-nao-casados-guia-com-regras-para-atribuicao