Mãe portuguesa e pai brasileiro declarante

Bom dia! Minha mãe conseguiu a cidadania e queria tentar me passar porem meu pai foi meu declarante e eles nao foram casados. Vi em alguM post que eu precisava compravar vinculo com minha mae na menor idade. Consegui alguns comprovantes porem a maioria tem dizendo que ela era minha responsavel mas sao documentos digitalizados, nao sei se serve. Alguem com o mesmo caso ja conseguiu fazer o processo e ser aprovado dessa maneira?

Comentários

• @Flaviajj , basta que sua mãe faça uma declaração, sob as penas das leis brasileiras e portuguesas, dizendo que não era casada com seu pai. Datar e assinar . Reconhecer a firma por autenticidade e apostilar.

Não tem problema algum!

• editado April 2022

@Flaviajj

Assim: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279218/#Comment_279218

(ignore a última linha que menciona o documento assinado pela mãe. não precisa dele)

• Eu tenho alguns documentos que consegui com assinatura da minha mae como minha responsavel, requerimento de matricula, boletim.. esses documentos preciso fazer copia autenticada e apostilada, porem a copia precisa ser feita colorida ou copia normal ja basta?

• @Flaviajj , não precisa mandar documentos assinados por sua mãe!

• Oi pessoal. Estou ajudando a minha irmã a fazer sua cidadania e, a futuro, fazer a cidadania da filha dela (menor de idade. No momento de fazer a solicitação da minha sobrinha (registrada pelo pai brasileiro), a declaração postada anteriormente serve?

Eu, Fulana de tal, [solteira/casada/divorciada/viúva], cidadã portuguesa com assento xxxxx/AAAA, e brasileira RG XXXX, CPF XXXX, declaro sob as penas da lei portuguesa e brasileira que não era casada com Beltrano de tal por ocasião do nascimento de nossa filha Sicraninha de tal, conforme consta em sua certidão de nascimento, na qual o pai figura como declarante.

Local, Data

Assina no cartório na presença do tabelião, certifique por autenticidade, e apostile.

Obrigado a todos e todas!

• @Brunicos , sim, pode mandar a declaração.

• Alguem com esse mesmo “problema” ja teve sucesso em conseguir a cidadania sendo pai declarante e mae portuguesa? Vi varios videos dizendo que quando é assim nao temos chance. Me desanimou num nivel absurdo e quase desisti de tentar.

• @Flaviajj , quando a mãe é portuguesa e o pai estrangeiro o declarante, basta transcrever o casamento. Pela lei, filhos havidos na constância do casamento são do casal.

Transcrito o casamento, a maternidade estará juridicamente estabelecida.

• @Leticialele meus pais nao foram casados. Por isso acho que a chance de conseguir é quase zero, ai vim buscar pra ver se alguem nessa situacao teve aprovacao

• @Flaviajj , em que ano você nasceu?

Sua mãe está viva? Se estiver, pode mandar uma declaração dizendo que não era casada com seu pai quando você nasceu.

• Nasci em 1987.. eles nao foram caaados, porem minha mae depois de alguns anos teve um casamento e divorciou a pouco tempo agora. Acredito que minhas chances sao quase que nulas neh?!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.