Ajuda na procura do Registro de Nascimento
Olá! Estou precisando de muita ajuda. Estou querendo iniciar o processo de dupla nacionalidade (Brasil/Portugal), porém estou tendo muita dificuldade em localizar o Assento de Nascimento em Portugal do meu bisavô.
O nome dele é Antônio Augusto de Souza e Sá, nascido no ano de 1876, filho de João Antônio de Souza e Sá e de Maria Emília de Araújo.
Já procurei no site do Tombo mas não obtive sucesso pois a procura é extremamente ampla.
Infelizmente não tenho mais informações.
Se alguém puder me ajudar, fico muito agradecida!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Bianca2108
Antônio Augusto registro nº6 https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1103193 ...m0163.tif
freguesia de Brandara / Ponte de Lima / Viana do Castelo
Boa tarde, pessoal!
Aproveitando esse tópico, estou em busca do únio documento faltante, a certidão de nascimento de Deise Vianna Affonso, para iniciar o processo de neto. Estou folheando os livros de 1937 do SIAN pois no familysearch não encontrei nada dela. Agradeço também se tiver alguma dica de como buscar de forma mais assertiva no SIAN.
NOME: DEISE VIANA AFFONSO (CASADA: DEISE VIANA FALCÃO)
PAI: JOÃO BATISTA AFFONSO (PORTUGÊS)
MÃE: ELVIRA VIANNA MONTEIRO
LOCAL: RIO DE JANEIRO/RJ
DATA DE NASCIMENTO: 07/08/1937
DATA DE FALECIMENTO: 11/06/2008
Obrigada
@lfalcao
Deixe o bairro de residência do casal ou de parentes.
Dessa forma, vc pode diminuir as opções de busca.
@guimoss
Não temos certeza, mas existe uma maior possibilidade de ter sido em Realengo ou Olaria
Obrigada pela dica!
@lfalcao
Se esses foram os bairros, eu sugiro a busca no SIAN nas seguintes freguesias:
1) Olaria - 7a freguesia (1° oficio). Atual 11° RCPN ou 15° RCPN;
2) Realengo - 8a freguesia (2° oficio). Atual 16° RCPN, mas pode estar no 14°.
Outro lugar de buscas é do cartório do hospital onde a pessoa nasceu.
Ou onde o declarante do nasciment8 trabalhava ou residia.
===
Busque nos registros de 3 a 6 meses do nascimento.
Marquei o @CarlosASP que é excelente nessaa buscas.
Boa sorte!
@lfalcao
O regustrado teve irmãos?
Onde os pais se casaram?
Obrigada mais uma vez, @guimoss!
Não sabemos se os pais dela se casaram oficialmente e se o fizeram foi no Rio de Janeiro, grandes chances de ter sido em Realengo ou Olaria também. Tiveram 3 filhos, a Deise, Raul e Carlos.
Tenho a certidão de casamento dela, que casou em São João de Meriti e a de óbito, ambas em anexo caso ajude de alguma forma.
@lfalcao
Esses bairros ficam perto de São João do Meriti.
Busque com cuidado no SIAN, em ambas as freguesias, eu acredito que há sucursais.
Ou seja, vc tem que olhar todas.
===
Mas como é uma certidão mais ou menos recente (para os fins do fórum) daqui a pouco vc deve achar o seu antepassado.
===
Se pintar o desespero, busque por TODAS as freguesias no ano de 1937, já que o nascimento foi em agosto.
Só estaria em outro ano, se fosse um caso de Registro tardio.
===
Deixe os dados desses familiares.
Quanto mais informações não-privadas vc disponibilizar,mais fácil será a busca.
===
E segunda-feira, entre em contato com o os cartórios mencionados e faça uma busca.
Abraços
@lfalcao
Vi que tem uma árvore no FS que imagino voce ter criado - Deise casada com Valdomiro. Ali menciona que filhos do casal foram batizados.
Eles se casaram no religioso também (consta no rodapé da certidão de casamento). Tem esse casamento religioso? Às vezes o casamento religioso vai dizer onde os noivos foram batizados (com sorte fala mais que a cidade, e diz a freguesia ou bairro); isso pode te dar uma dica de onde podem ter sido registrados também.
@CarlosASP a árvore fui eu quem criei sim, ela é minha tia avó aí estou ajudando o filho dela.
Ahh vou procurar o casamento deles no religioso também então e sigo folheando os livros do SIAN, uma hora vai aparecer rss
A preocupação era ela não ter sido registrada mas como casaram acho improvável né?
Obrigada pela ajuda!
@Kleber Silva Aguiar, eu sinceramente não tenho palavras pra te agradecer por tamanha ajuda que você me deu. Eu não tinha ideia de como conseguir e você veio aqui e me ajudou.
Se não fosse pela sua ajuda, com certeza eu nunca teria conseguido. Que Deus te abençoe grandemente!!!!!!!
Muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Me desculpe pela demora em responder.