Entrada em Portugal somente com o assentamento de nascimento

Olá a todos!

Dei entrada em minha nacionalidade portuguesa direto pela conservatória de Braga. Tenho uma dúvida...

Consigo sair do Brasil com passaporte brasileiro e entrar em Portugal somente com meu assentamento de nascimento. Irei tirar o CC e Passaporte em território português.

Desde já agradeço e parabenizo todos pelas discussões do fórum.

É de grande valia.

Comentários

  • @marcerloredol

    Há vários relatos de pessoas que fizeram isso. Uma observação: o voo tem que ser direto para Portugal. Não pode ter conexão em outros países da Europa.

    Também se comenta que a TAP aqui no Brasil está mais acostumada em lidar com isso que outras companhias.

  • Desculpa perguntar, mas qual é a vantagem de entrar em Portugal usando o assento ao invés do passaporte brasileiro?


    Seria aquela fila para europeus? Ou alguma outra?

  • @LeoSantos

    Você entra como cidadão português - e não tem que atender aos requisitos para turistas estrangeiros (passagem de volta etc). Não corre o risco de ser barrado, pois está entrando no seu próprio país. Para quem está indo de vez, faz diferença. Não tem gasto de passagem de volta, por exemplo.

  • @CarlosASP Muito obrigado, essa era minha dúvida. Por esses motivos que optarei entrar com o assentamento. Não pegar a tão temida fila da imigração, sem carta convite e sem passagem de volta. Vou tirar CC e Passaporte lá. Grato!

  • Não tem como. O documento "assento português" não é valido na alfândega. Eu entrei com o passaporte brasileiro e o cartão cidadão, mesmo assim fui carimbado a entrada no passaporte brasileiro.

    Você entrará como estrangeiro, visto que seu passaporte receberá um carimbo. A alfândega não tem acesso ao cartório de registros notariais.

    Verdade seja dita, portando a certidão de nascimento (assento) a possibilidade de não ser admitido é nula.

  • Já teve um caso da moça aqui que foi recusada o embarque na TAP por estar com o assento português e sem passagem de volta.


    Ela foi obrigada a comprar no balcão do aeroporto por um preço altíssimo.

  • Eu entrei em Portugal pelo aeroporto de Lisboa em março de 2022 usando apenas o Cartão de Cidadão pela fila dos Cidadão Europeus. Eu mostrei que estava com o passaporte brasileiro mas não foi preciso entregar ao agente da imigração (não tenho ainda o passaporte português).

    E comprei apenas a passagem de ida pela companhia aérea Azul usando o Passaporte Brasileiro. Não fui questionado em nenhum momento, mas pelos relatos do fórum isso pode acontecer. Acho - não tenho certeza - que se mostrasse o CC aos funcionários da Azul eles liberariam. Só com o Assento de Nascimento eu acho mais difícil porque a aparência é apenas de um papel comum, e eles não tem como verificar a autenticidade.

  • Minha dúvida é se basta essa certidão para tirar o cartão de cidadão lá … e se precisa estar atualizada .. apesar q tirei na certidão on-line e nem tem data … enfim alguém já fez isso ??

  • @FabioRez , sim, várias pessoas já fizeram isso.

    Você pode ler todos os posts desse tópico - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4648/tirar-cartao-de-cidadao-e-passaporte-em-lisboa/p13

  • Olá a todos!

    Como foi minha entrada em Portugal!

    Dei entrada na nacionalidade através do meu irmão em Vila Verde - Braga, em Mai/22.

    Recebi o assentamento em Dez/22.

    Entrei Portugal em Fev/23, com assento de nascimento português e passaporte Brasileiro, entrei na fila de europeu com o assentamento impresso e aberto dentro do passaporte brasileiro. O agente recebeu os documentos, olhou e carimbou o passaporte brasileiro, sem dizer uma palavra, literalmente nem bom dia. Se eu disser que ele falou um "A", estou mentindo.

    No mesmo dia que cheguei em Portugal, fui até a loja do cidadão em Almada, sem agendamento, tirei o cartão cidadão, três dias depois chegou a carta com a senha, que sem perder tempo voltei a loja do cidadão e retirei o cartão.

    Em Mar/23 fiz o preenchimento da solicitação da troca da carta de condução, fiz o exame medico online, em dois dias fui a loja do IMT, sem agendamento, paguei a taxa e recebi uma autorização para dirigir em Portugal. A carta de condução definitiva foi enviada para minha residência em Jun/23.

    Espero ter ajudado!!!

    Boa sorte a todos!!!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.