Ajuda na busca certidão de casamento (1919-1920)

Olá pessoas!

Minha primeira postagem aqui no forum, achei o forum nesse final de semana.

Nesse carnaval achamos copia de documentos de alguns documentos dos meus bisavós portugueses e comecei a procurar outros documentos para começar o processo de cidadania.

Da minha bisavó tenho uma copia do registro de nascimento do Registro Civil da Republica Portuguesa.

  • Leonida de Jesus Brito (esta assim na certidão de nascimento, mas aparecem variações Leonilda, Leonidia)
  • Data Nasc: 11/12/1900
  • Data Batismo: 24/02/1901
  • Filiação: Antonio Brito, Maria Antunes de Jesus
  • Local: Paroquia Nossa Senhora das Neves, Granjal, Sernancelhe, Viseu

Do meu bisavó, tenho o registro de chegada no brasil no Consulado de Portugal em SP. Mas achei no site de arquivos de Viseu a pagina onde se encontra o registro dele. (Tenho duvida de como requisitar esse documento)

  • Adão da Silva
  • Data Nasc: 26/03/1882
  • Local: Paroquia Nossa Senhora das Neves, Granjal, Sernancelhe, Viseu
  • Filiação: João da Silva, Maria Angelica
  • Achei aqui https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1063233 arquivo PT-ADVIS-PRQ-PSRN10-001-0003_m0089.tif, Numero 16 (primeiro da pagina)

Imigraram para o Brasil em 01/03/1920, data que consta no registro do Consulado de Portugal em SP.

Minha bisavó veio gravida para da minha avó para o Brasil, minha avó nasceu em Outubro.

Estou atras da certidão de casamento dos meus bisavós, infelizmente não tenho nenhum documento que mostre a data. Uma tia tem na memoria da minha bisavó falar que ela se casou e na sequencia veio para o Brasil, mas a memoria pode dar uma enganada.

Achamos que o casamento deve ter ocorrido entre o final de 1919 e começo de 1920, minha bisavó era bem mais nova que meu bisavó, então acreditamos que seja mais ou menos nessa data.

Se puderem ajudar de alguma maneira, me indicando onde pesquisar ficaria muito grato!

Obrigado!

«1

Comentários

  • editado March 2022

    @rodrigoma , para pedir a certidão certificada - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Os arquivos de Granjal só estão online até 1893. https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1063228

    Pode pedir busca ao Arquivo Distrital de Viseu, você tem todos os dados.

    Se casaram em 1919 / 1920, vai encontrar a certidão no civil online. Custa 10 euros - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Como os dois eram de Granjal, provavelmente casaram lá!

  • @Leticialele obrigado Leticia pela feedback, bom saber que esses dados são suficiente para tentar pegar a certidão de casamento.

    Vou olhar esses links e que vc enviou e tentar fazer o pedido.

    Muito obrigado novamente!

    havendo mais duvidas, volto aqui no forum!

  • @Leticialele depois que mandei a mensagem anterior e lendo o link de solicitação de certidoes, fiquei na duvida...

    eu achei o documento do meu bisavó nesse link

    mas nele não identifiquei o assento e nem a pagina (acho q a pagina é 89) ..so tem esse Numero 16 que esta do lado do registro dele, como posso saber essa informação?

    e outra duvida, documentos para o processo de cidadania, eu irei precisar da certidadão de nascimento dos dois (bisavó, bisavô) ou so de um basta? o de casamento tb precisaria?

    obrigado

  • @rodrigoma , Em informações adicionais, coloque o link com o m0089.tif e o número do assento.

    Se os bisavós casaram em Portugal, o ideal seria mandar o assento de casamento.

  • Olá @Leticialele, tudo bem?!

    desculpa reviver esse topico, não sou familiarizado com foruns, hehe

    percebi que vc é bem ativa no forum e queria ver de tirar duvidas ou me guiar para onde ver no forum

    primeiramente, o CivilOnline retornou esta semana com as informações do casamento dos meus bisavós, valew pela ajuda, foi bem rapido.

    duvida 1:

    agora com essa informação, pelo que vi tenho o que faltava, segundo um cara de uma assessoria que estava me ajudando.

    queria saber se é viavel eu mesmo fazer o processo de cidadania da minha mãe? vc acha loucura? muita dor de cabeça? não vale a pena?

    se for viavel, tem algum tutorial, ou passo a passo aqui no forum para fazer o processo de cidadania eu mesmo? confesso que procurei mas não encontrei algo desse tipo.

    duvida 2:

    essa duvida acho q estou colocando os carros na frente dos bois, mas vamos lá

    Um tio meu, irmão da minha mãe, tem interesse tb de obter a cidadania. Eu não sei que documentos precisam ser solicitados (por isso pedi um tutorial), mas tenho duvidas se os documentos pode sem reaproveitados.

    Tipo, para minha mãe, vou chutar que preciso obter em Inteiro Teor e Apostilados as certidoes...

    1x de nascimetno do meu bisavó portugues

    1x de nascimento da minha bisavó portuguesa

    1x de casamento dos meus bisavós portugueses

    1x de nascimento da minha avó, filha dos portugueses

    1x de nascimento da minha mãe

    para o meu tio, eu poderia reutilizar as primeiras 4 certidoes ou eu teria que obter tudo duplicado para fazer o processo dele separado?

    obrigado novamente prla ajuda.

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2022

    @rodrigoma

    queria saber se é viavel eu mesmo fazer o processo de cidadania da minha mãe? vc acha loucura? muita dor de cabeça? não vale a pena?

    Fazer com advogados aumentaria muito o preço do processo e vc nao teria como acompanhar os andamentos do processo por vc mesmo.

    A maioria dos foristas não usa advogado para fazer.

    ===

    Um tio meu, irmão da minha mãe, tem interesse tb de obter a cidadania. Eu não sei que documentos precisam ser solicitados (por isso pedi um tutorial), mas tenho duvidas se os documentos pode sem reaproveitados.

    para o meu tio, eu poderia reutilizar as primeiras 4 certidoes ou eu teria que obter tudo duplicado para fazer o processo dele separado?

    Sobre as certidões que podem ser reutilizadas, é só a do civilonline (a do casamento dos bisavós). Essa vc pode imprimir e tirar quantas cópias quiser.

    As emitidas pelo Arquivo Distrital são únicas. Uma para cada processo.

    Vc pode mandar o batismo de ambos os bisavós, por segurança, mas basta um deles. Geralmente o antepassado homem é o escolhido.

    No futuro, isso pode mudar, pois saiu um norma regulamentadora da Lei de Nacionalidade Portuguesa, que possibilitou o "compartilhamento" de certidões com certas regras, como o envio dos processos no mesmo dia.

    Mas acredito que, essa norma ainda precisa ser regularmentada pelo Ministério da Justiça português, mediante uma Portaria.

    Então, por enquanto, o compartilhamento de docs não é possivel.

    ===

    Sobre a lista de documentos (faça a adaptação para o seu caso):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/280554/#Comment_280554

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/280560/#Comment_280560

    Boa sorte!

  • @rodrigoma

    Na mensagem acima, o forista mencionou o email de recebimento do formulario 1D.

    Lá, eu disse que não precisaria, mas é uma boa medida.

    Deixe a lista dos docs que vc irá enviar e as suas dúvidas a respeito.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @rodrigoma , se o civil online mandou a certidão de casamento dos seus bisavós, mande um assento de batismo, da bisavó OU do bisavô, certificados pelo Arquivo Distrital E a certidão de casamento (uma para cada processo).

    Da sua avó, a certidão de nascimento inteiro teor apostilada (uma para cada processo)

    Da sua mãe E de seu tio:

    Certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Atestado de antecedentes criminais, emitido pela Polícia Federal, com a validação impressa no verso - os dois links estão na mesma página - https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-certidao-de-antecedentes-criminais

    Formulário 1D impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado para assinar em um Cartório de Notas, para reconhecer a firma por autenticidade. Obtenha o formulário após a confirmação do pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Print do email que encaminha o formulário, que também serve como recibo.

    Pode mandar os dois processos juntos, no mesmo envelope de envio, cada um completo, SEM COMPARTILHAMENTO de documentos. Separe-os por envelope ou clipe.

    Mande para

    Conservatória dos Registros Centrais

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 - Lisboa

    Boa sorte!!

  • @rodrigoma

    Trecho do Novo Regulamento que trata da APENSAÇÃO DE DOCUMENTOS e o COMPARTILHAMENTO DOS MESMOS:

    Artigo 40.º-A

    Apensação de processos

    1 - Quando sejam apresentados no mesmo dia declarações ou requerimentos que deem início a processos para fins de nacionalidade por declarantes ou requerentes ligados entre si pelo casamento ou união de facto, pela adoção ou por parentesco até ao terceiro grau, em linha reta ou colateral, os respetivos processos podem ser apensados, a requerimento de qualquer um dos declarantes ou requerentes, de forma a permitir o aproveitamento de atos, diligências e documentos comuns.

    2 - A apensação pode ser determinada oficiosamente quando se trate de processos que pendam perante o mesmo conservador e a relação entre os requerentes ou declarantes possa ser conhecida pela consulta dos documentos instrutórios dos respetivos processos ou da informação que conste do sistema de informação do registo civil.

    3 - A apensação é feita ao processo que tiver sido iniciado em primeiro lugar, salvo se os processos forem dependentes uns dos outros, caso em que a apensação é feita na ordem da dependência.

    4 - A análise das declarações ou requerimentos para fins de nacionalidade é feita na ordem da dependência.

    5 - Ainda que não estejam reunidas as condições para a apensação de processos, o requerente pode indicar, para efeitos de consulta pelo conservador, o número do processo de nacionalidade relativo a familiar seu que considere relevante para a decisão do processo.

    6 - Os serviços ou entidades com competência para a receção de declarações ou requerimentos informam os declarantes e os requerentes da possibilidade de ser requerida a apensação de processos.

    7 - Sem prejuízo do disposto nos números anteriores, o conservador de registos, quando entender que ocorre motivo justificado, pode ordenar, oficiosamente ou a requerimento de qualquer declarante ou requerente, a separação de qualquer dos processos apensados.

    ===

    Também deixo o trecho sobre a entrada em vigor da norma:

    Artigo 9.º

    Entrada em vigor

    1 - O presente decreto-lei entra em vigor no 15.º dia do mês seguinte ao da sua publicação sem prejuízo do número seguinte.

    2 - O disposto no artigo 24.º-A do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, na redação dada pelo presente decreto-lei, entra em vigor no primeiro dia do sexto mês seguinte ao da sua publicação, exceto quanto à emissão do despacho a que se refere o n.º 4 do mesmo artigo.

    EU RECOMENDO A LEITURA DO DECRETO, PARA VC SABER DAS NOVIDADES:

    https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/26-2022-180657814

    Abraços

  • Obrigado @Leticialele e @guimoss pelas informações, algumas já li outras estou para ler...muita informação..hehe

    @Leticialele, quando vc fala... "se o civil online mandou a certidão de casamento dos seus bisavós, mande um assento de batismo, da bisavó OU do bisavô, certificados pelo Arquivo Distrital E a certidão de casamento (uma para cada processo)."

    fiquei na dúvida se posso usar um print do civil online, ou preciso fazer o pedido da certidão de casamento certificado pelo Arquivo Distrital?

    duas duvidas ao preencher o requerimento, estou olhando esse "Roteiro para solicitar certidões nos Arquivos Distritais"

    1- os campos Nº do assento e Nº da página como falei no primeira mensagem desse post, achei as informações do meu bisavô aqui https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1063233 arquivo PT-ADVIS-PRQ-PSRN10-001-0003_m0089.tif, Numero 16 (primeiro da pagina) ... como preencher o assento e a pagina? ou coloco esse link no campo Informação adicional?

    2 - o item Finalidade - Escolha "Investigação" ou "Certificação", imagino que seja Certificação, mas só para tirar a duvida mesmo, esta correto?

    ...estou pensando em seguir fazendo por conta propria mesmo, não vejo tanta complicação e o custo parece bem mais em conta mesmo.

    falando em custo, fiz uma estimativa de gastos, contando custo de documentos de PT e do BR + envio, o gasto para minha mãe seria algo em torno de 2K, seria algo em torno disso mesmo? vcs que estão a mais tempo no forum veem essa estimativa proxima do que o pessoal gasta?

    Obrigado mais uma vez!

  • @rodrigoma , sim, o custo sai em torno de 2 mil reais.

    Certidão do Arquivo Distrital - deixe assento e página em branco e, em informações adicionais coloque https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1063233 arquivo PT-ADVIS-PRQ-PSRN10-001-0003_m0089.tif, Numero 16

    Certidão de casamento do civil online - imprima a certidão em casa, em qualquer impressora. É informatizada, eles verificam a veracidade no sistema.

    Finalidade - pode ser certificação.

    Faça sozinho, não vai se arrepender.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele @guimoss e demais participantes do fórum, gostaria de saber como proceder no seguinte caso:

    Sou primo de segundo grau do @rodrigoma e tenho interesse em iniciar o processo de cidadania portuguesa para minha mãe (neta de portugueses). Contudo os documentos da minha avó (filha de portugueses) tem algumas divergências de nomes com a certidão de casamento dos meus bisavós, como podem ver abaixo:

    → Certidão de Nascimento do meu bisavô:

    Nome: Adão

    Pais: João Antonio da Silva e Maria Angelica

    → Certidão de Nascimento da minha bisavó:

    Nome: Leonida

    Pais: Antonio Brito e Maria Antunes de Jesus

    → Certidão de Casamento dos meus bisavós:

    Nome bisavô: Adão da Silva

    Pais: João António da Silva e Maria Angélica

    Nome bisavó: Leonida de Jesus

    Pais: António Brito e Maria Antunes

    Certidão de Nascimento da minha Avó:

    Pais: Adan da Silva e Leonidas da Silva

    Avós Paternos: João da Silva e Maria Angelica

    Avós Maternos: Antonio dos Santos Brito e Maria Antunes

    ---

    Sabendo dessas diferenças, gostaria de saber como é a melhor forma a se proceder?

    O órgão que irá avaliar a filiação irá entender esse parentesco mesmo com essas divergências de nomes?

    Caso não reconheça, como posso seguir para seguir com o processo de cidadania portuguesa?

    ---

    Desde já agradeço o apoio de vocês!

  •  @Leticialele @guimoss , surgiu uma duvida aqui enquanto eu to fazendo as requisições dos documentos da minha mãe e do meu tio (netos).

    a certidão de nascimento da minha mãe, esta como declarante do nascimento a mãe dela (filha dos portugueses)

    já a certidão de nascimento do meu tio, o declarante foi o pai (casado com a filha dos portugueses)

    no processo do meu tio, ele vai precisar incluir uma copia da certidão de casamento dos pais dele?

    obrigado!

  • @rodrigoma , não importa quem foi o declarante do nascimento do neto. Os pais nasceram e faleceram regidos pela Lei brasileira, em que pai e mãe são os que constam da certidão.

  •  @Leticialele @guimoss obrigado pela resposta.

    E chegou hoje os documentos do meu bisavô de portugual.

    Ai surgiu umas duvidas sobre o documento..

    1) o documento veio com o titulo de "Certidão Narrativa de Nascimento", seria isso mesmo? fiquei na duvida sobre se teria que ser de Inteiro Teor. Acredito que reprografico e apostilado não precisaria por ser um documento portugues e vai ser usado pelo proprio governo de portugual

    2) o nome do meu bisavô veio simplesmente "Adão***", sem o sobrenome, é normal isso?

    obrigado novamente!

  • @rodrigoma , sim, é certidão narrativa de nascimento e só ve mcom o primeiro nome!!

    O nome só era fixado na vida adulta quando casavam ou faleciam. Para comprovar, basta mandar a certidão de casamento inteiro teor ou a certidão de óbito.

  • editado May 2022

    @Leticialele mais algumas duvidas surgiram na reunião dos documentos e no preenchimento dos formulários

    1) Os atuais documentos (RG) da minha mãe estão com nome de casada e estou preenchendo os formularios (1D e o pagamento do 1D) estou coloando o nome de casada tb, enquanto que a certidão de nascimento esta com o nome de solteira dela. Há a necessidade de enviar a certidão de casamento para comprovar o nome de casada?

    2) Sobre "prova de vida", em Julho minha mãe completa 66 e meu tio 72. Vi um post no forum de Fev/21 que vc fala que acima dos 70 é necessario a prova de vida, ainda é preciso? vou precisar ver isso somente para o meu tio? ou para ambos? e se eu for precisar, como faço isso? Cartorio da cidade? Consulado portugues? precisa apostilar? (não sei se serve, mas meu tio viajou para os EUA mes passado, tem os carimbos no passaporte, ajuda em algo isso?)

    obrigado mais uma vez pela ajuda ate aqui

    um relato aqui que a ajuda de vcs esta indo alem de mim...desde que comecei a ver esse processo de cidadania da minha mae, ja ajudei 1 amigo do trabalho q esta indo atras disso tb e uma vizinha, que a filha esta a quase 1 ano tentando achar a certidão de nascimento da avó dela em portugal, consegui ajudar achando a certidão essa semana com ajuda de informações no forum...ta sendo legal essa aventura! hehe

  • #

    @rodrigoma

    1 - Sim, mande uma certidão de casamento inteiro teor, não precisa apostilar, para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG;

    2 - Não precisa!! São novos, ainda! Sugerimos prova de vida para os maiores de 80 anos!!

    Você vai acabar ficando viciado em procurar certidões, como eu... Já ahei avós nascidos em 1620!! hahaha

  • @Leticialele 1620! caramba, essa foi bem antiga mesmo! mas a investigação dos documentos é bem legal.

    Leticia, preenchi os formulários 1D digitalmente para ver se esta ok, antes de escrever real no formulário impresso.

    consegue revisar se os campos necessários esta preenchidos, principalmente no quadro 2, achei q ficou sem nada..hehe

    no quadro 3, ficou em branco, apesar de que sou eu q estou preenchendo minha mãe e meu tio conseguem assinar o formulário.

    e aproveito pra tirar uma duvida sobre a autenticação do formulário. pode ser em qualquer cartório e minha mãe e tio precisam assinar presencialmente e no cartório para autenticação?

    valew


  • editado May 2022

    @rodrigoma , o preenchimento está correto.

    Sua mãe e seu tio têm que ir a qualquer Cartório de notas (de preferência onde já tenham firma) para assinar na frente do funcionário para que a assinatura seja reconhecida por autenticidade.

    O Formulário NÃO precisa ser apostilado. Basta ter a assinatura (apenas na primeira linha) reconhecida por autenticidade,

    Boa sorte!!

  • @Leticialele obrigado novamente pelo retorno...vou tentar fazer isso essa semana!

  • editado May 2022

    @Leticialele eu novamente aqui..hehe

    peguei hoje a certidão de nascimento da minha mãe, e no reprografico veio a informação de casamento dela, com o nome que ela adotou depois de casada. segue em anexo

    ai surgiu a duvida se essa anotação pode substituir a certidão de casamento em Inteiro Teor que vc indicou (duas respostas atras) para justificar a diferença no nome dela?

  • @rodrigoma , mesmo com a averbação, tem que mandar a certidão de casamento inteiro teor. Não precisa apostilar.

  • Olá @Leticialele , chegou o ultimo documento que faltava hoje...pretendo fazer o envio amanha

    ai só pra fazer um double check se não esta faltando nenhum documento nos processo dos netos (minha mãe e meu tio)


    Documentos da minha mãe
    • Certidão de Nascimento do Avó portugues, emitido pelo arquivo distrital de viseu
    • Printscreen da certidão de casamento dos avós portugueses, emitido pelo CivilOnline
    • Certidão de Nascimento da filha dos portugueses em Inteiro Teor, Reprografica e Apostilada
    • Certidão de Nascimento da neta dos portugueses em Inteiro Teor, Reprografica e Apostilada
    • Certidão de Casamento da neta dos portugueses em Inteiro Teor (para comprovar o nome de casada)
    • Certidão e Validação de Antecedentes Criminais da neta dos portugueses, impressos frente e verso
    • Copia do RG da neta dos portugueses, Autenticada e Apostilada
    • Copia do email do comprovante de pagamento do emolumento.
    • Formulário 1D preenchido, assinado pela neta dos portugueses e autenticado.


    Documentos do meu tio
    • Certidão de Nascimento do Avó portugues, emitido pelo arquivo distrital de viseu
    • Printscreen da certidão de casamento dos avós portugueses, emitido pelo CivilOnline
    • Certidão de Nascimento da filha dos portugueses em Inteiro Teor, Reprografica e Apostilada
    • Certidão de Nascimento do neto dos portugueses em Inteiro Teor, Reprografica e Apostilada
    • Certidão e Validação de Antecedentes Criminais do neto dos portugueses, impressos frente e verso
    • Copia do passaporte do neto dos portugueses, Autenticada e Apostilada
    • Copia do email do comprovante de pagamento do emolumento.
    • Formulário 1D preenchido, assinado pelo neto dos portugueses e autenticado.


    e uma outra coisa, numas das navegadas pelo forum um tempo atras, eu me deparei alguem falando de uma planilha de excel onde o pessoal coloca as informações dos processos para acompanhar como esta o andamento...isso ainda esta sendo feito?

    mais uma vez muito obrigado pela grande ajuda em todo essa aventura que foi conseguir os documentos. agora é enviar e aguardar. (uma ultima pergunta hehe, tem ideia de quanto tempo esta demorando os processos?)

  • @rodrigoma , tudo correto!!

    A planilha de acompanhamento de netos, preenchida pelos próprios foristas, está aqui - https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0

  • Olá.. estou precisando de uma ajuda

    Consegui o assento de batismo da minha bisavó, porém, estou tendo dificuldades para conseguir a certidão de casamento. Está na Conservatória do Registo Civil de Alijó, mas, eles pararam de me responder quando perguntei sobre o envio para o Brasil. Alguém sabe outra forma de conseguir?

    obrigada

  • @Jéssica Bose , em que ano foi o casamento?

    Se foi após 1911, peça pelo civil online

  • @Leticialele

    Leticia, acho melhor deletar os formulários, pois tem dados pessoais do @rodrigoma .

    Com relação ao preenchimento, acho que pode dar problemas,pois ele nao colocou cada letra em um espaço.

    Espero que tudo fique bem!

  • olá @guimoss e @Leticialele

    levei um susto ao ler a mensagem do Guimos..hehe...mas vi que se tratava do arquivo q mandei aqui, esses arquivos eu preenchi via computador para saber se preenchi os campos requeridos, o formulario que enviei para Lisboa foi preenchido a mão, respeitando cada letra num espaço.

    e o conteudo do arquivo, como endereço, telefone, documentos, eu coloquei qualquer informação (não relacionada com minha mae/tio) pensando nisso, de ficar a aberto na internet. Trabalho em um banco digital e o assunto proteção de dados é sempre pauta..hehe

    valew pela preocupação!

    Documentos chegaram no destino segunda que passou! agora só aguardar!

    Obrigado novamente pela ajuda!

  • @rodrigoma

    Não precisa agradecer...

    Eu fiquei preocupado com os dados do cartão.

    Mas, dados pessoais tb estão em risco.

    Por isso que eu pedi a exclusão.

    ===

    Sobre o formulário, eu fiquei tranquilo ao saber que vc fez manuscrito.

    Do jeito que estava, poderia cair em exigência por falha de preenchimento (uma letra por espaço).

    E vc poderia ter feito pelo PC também.

    Boa sorte com o seu caso!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.