Cópia reprográfica

Boa noite, me ajudem por favor, qual a ordem das solicitações?

A certidão brasileira de casamento dos meus bisavós precisa ser de inteiro teor, para Portugal fazer o ato de transcrição do casamento?

Peço uma única vez para Portugal o assento de nascimento do bisavô já com o ato de transcrição do casamento ou primeiro peço o assento de nascimento dele em cópia reprográfica de inteiro teor? É também necessário o assento de nascimento da minha bisavó?


Obrigado desde já pela ajuda de todos.

Comentários

  • @lab_lcf , para transcrever o casamento, precisa da certidão certificada do avô, da certidão de nascimento apostilada da avó e da certidão de casamento inteiro teor, apostilada.

  • Obrigado Letícia, muito obrigado mesmo.

  • lab_lcflab_lcf Member

    Leticia boa noite tudo bem?

    Então encontrei todos os documentos menos a certidão de nascimento da minha bisavó a Marina que é esposa do portugues Abilio, pedi no cartório o desarquivamento da habilitação do casamento deles, para descobrir com qual documento que ela casou, e no cartório informaram que a Marina casou com uma declaração, é possível transcrever o casamento deles em Portugal com essa declaração?

  • @lab_lcf , sua avó era brasileira ou portuguesa?

    Por que precisa transcrever o casamento?

    Coloque os dados dela aqui (tudo o que souber), pode ser que alguém ajude.

  • editado May 2022

    @Leticialele

    Creio que ela está tentando identificar se o Abílio era casado. Pela divergência nas certidões. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20973/portugues-filho-de-mae-solteira-sem-nome-do-pai-no-assento-averbacao-casamento

    De fato o caso não está bem explicado pela @lab_lcf e está pulverizado em vários tópicos.

    Não vejo problema nos documentos que ela apresentou, apesar que não vi a certidão de nascimento do Abílio. Só a de casamento.

    • O Abílio era português, filho de Philomena, e de pai não mencionado (ainda).
    • No passaporte, só menciona a mãe, e o pai já era falecido.
    • Quando se casa no BR, o nome do pai é incluído na certidão. (não vejo problema aqui)
    • Se o Abílio foi o declarante da filha Leonilde antes de 1 ano de idade, não haverá questionamentos. Nem necessidade de transcrição.

    Se houver exigência da transcrição, neste caso faça, para constar os dados. Se houver exigência para retificação, neste caso faça.

    Vai aparecer o nome do Manoel, avô materno, na certidão da neta do Abílio, mas podem não criar problema com isso.

    Não vejo razão suficiente para fazer retificações antecipadamente.

    Me parece que falta uma narrativa consistente: a) assento original do português Abílio; b) certidão de casamento (inteiro teor digitada) para fixar o apelido; c) certidão da Leonilde de inteiro teor digitada apostilada; d) certidão reprográfica (manuscrita) apostilada da neta.(ainda não foi mencionado o nome da requerente).

    A única coisa seria o nome do Manoel que não aparece na certidão do português e consta nos docs brasileiros e na avoenga da neta.

    Tem o passaporte do português, mas não tem a certidão de nascimento da esposa brasileira dele, mas não deve precisar deles.

    Neste caso semelhante de 2018, houve apenas um questionamento do ACP, e se recomendou fazer apenas a justificativa fundamentada. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11118/nome-bisavo-diferente-entre-certidao-de-nascimento-do-portugues-e-do-filho-brasileiro

  • lab_lcflab_lcf Member
    • Boa noite Leticia. a minha BISAVÓ Marina é brasileira, ela casou com o Abilio meu BISAVÔ que é Português, são falecidos, preciso transcrever a certidão de casamento deles em Portugal, porque pelo o que entendi só assim minha AVÓ Leonilde terá direito a cidadania portuguesa, ela também é falecida, mas passará a cidadania para minha MÃE Adelina que é viva, e a minha mãe passará para mim Leandro, correto? Com essa declaração que a Marina usou para casar no Brasil, juntando com a certidão de casamento, será que Portugal aceita?

    Dados que eu tenho emitidos na Declaração: Marina Emília Areal

    Nascimento: 10/05/1909 

    Nome do Pai: João Baptista Areal 

    Nome da mãe: Anjelia Cecilia


    Obrigada pela ajuda de vocês.

  • lab_lcflab_lcf Member

    Boa noite Gandalf

    Desculpe se estou fazendo várias perguntas, é que são várias divergências nos documentos, só minha mãe Adelina está viva (ela é a neta do Abilio), muitas informações se perderam com os anos...

    Para transcrever o casamento do Abilio com a Marina em Portugal, não precisa da certidão de nascimento dos dois e casamento?

    Agora estou entendendo, é só seguir a ordem dos documentos da sua narrativa?

    a) assento original do português Abílio; b) certidão de casamento (inteiro teor digitada) para fixar o apelido; c) certidão da Leonilde de inteiro teor digitada apostilada; d) certidão reprográfica (manuscrita) apostilada da neta Adelina.

    Muito obrigado.

    Leandro

  • @lab_lcf , quem foi o declarante do nascimento da sua avó Leonilde? Se foi o português, não precisa transcrever o casamento.

    Que declaração é essa? Explique melhor o seu caso.

  • lab_lcflab_lcf Member

    @Leticialele ainda não vi o declarante, porque já localizei o cartório, mas não pedi ainda para emitir a certidão da Leonilde, porque estou esperando a certidão da mãe dela a Marina, porque se tiver que retificar algum nome faço de uma só vez.

    O documento que a Marina usou para casar com o Abilio foi uma declaração, ela não usou certidão de nascimento e nem certidão de batismo.

    O que eu faço?

  • @lab_lcf , peça a certidão da Leonilde, para verificar logo se será necessária a transcrição de casamento.

    Em que ano ela nasceu? A certidão está no Family Search?

  • @lab_lcf

    Se você for ao cartório, pode pedir uma cópia xerox do registro dela, apenas para conferência de dados.

    Eu pedi e me deram um xerox do livro, manuscrito. Não tem nenhum valor legal. É apenas para conferência mesmo. Foi grátis.

    Depois eu pedi a certidão original, certificada, apostilada, e com todas as firulas. Essas eu paguei. No meu caso precisava uma reprográfica, e uma digitada de inteiro teor. Em 99,9% dos casos precisa só de uma delas. Eu precisava das duas. Por isso pedi o xerox pra conferir antes.

  • lab_lcflab_lcf Member

    @Leticialele a Leonilde nasceu em 15/01/1931, não está no Family Search. Pedirei, obrigado.

  • lab_lcflab_lcf Member

    @gandalf Valeu a dica, obrigado.

  • editado May 2022

    @lab_lcf . @CarlosASP

    Não precisa transcrever o casamento do Abílio com a Philomena.

    Documentos necessários à atribuição de Adelina (neta do Abílio)

    Assento de batismo certificado pelo Arquivo Distrital do Abílio;

    Certidão de nascimento inteiro teor , apostilada,da filha dele, Leonilde;

    Certidão de nascimento da Adelina, por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG da Adelina, emitida há menos de 10 anos;

    Certidão inteiro teor de casamento da Adelina, se ela tiver mudado o nome com o casamento, APENAS para justificar a diferença entre o nome no RG e na certidão de nascimento;

    Certidão de antecedentes criminais da Adelina, emitida pela PF, com a validação impressa no verso - https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-certidao-de-antecedentes-criminais

    Formulário 1D impresso colorito, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado para ser assinado em Cartório de Notas, para reconhecer a firma por autenticidade.

    Obtenha o Formulário com o recibo impresso no cabeçalho, após pagamento com cartão de crédito virtual - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Print do email que encaminhou o formulário; e

    Prova de vida, SE A REQUERENTE TIVER MAIS DE 80 ANOS.

    Não se preocupe com as divergências que encontrou. Na certidão de nascimento da Leonilde, o avô paterno consta como ignorado, do mesmo jeito que deve estar no assento de batismo do Abílio.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele @CarlosASP

    Essa turma aqui não é brinquedo não! Vocês se superam a cada nova aventura.

    @lab_lcf , agora só falta a D. Adelina fazer a nacionalidade dela e correr pro abraço. O processo normal leva 3 anos. Se ela tiver mais de 76 anos, tem prioridade automática que reduz o tempo. E Prova de Vida no cartório certificada e apostilada se ela tiver mais de 83 anos.

    Quantos anos da emissão tem o RG da Adelina? Se não for bem recente, seria melhor já fazer um novo. Qual a idade dela?

  • @gandalf @CarlosASP , vamos abrir um escritório de investigação... hahaha

  • lab_lcflab_lcf Member

    @CarlosASP @Leticialele @gandalf Boa noite. Minha mãe Adelina tem 65 anos.

    Agora acredito que esse processo desenrolará, a ajuda de vocês está sendo fundamental. Obrigado.

  • lab_lcflab_lcf Member

    @Leticialele @gandalf @CarlosASP Uma dúvida, as certidões devem ser enviadas por email, ou pelo correio? Para o Consulado do Brasil ou de Portugal?

  • @lab_lcf , você vai mandar os documentos originais, conforme listado acima, para

    Conservatória dos Registros Centrais

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 - Lisboa

    Use, preferencialmente, a DHL para o envio. É uns 40 reais mais cara que os Correios, mas muito mais segura e rápida.

  • lab_lcflab_lcf Member

    Boa noite amigos do Forum @Leticialele @CarlosASP @gandalf

    Vocês estão no Brasil?

    Saberiam informar por favor qual o estado do Brasil com menor custo para o serviço de Apostila de Haye?

  • @lab_lcf , Florianópolis!

    Escrivania de Paz do Saco dos Limões | A/C Diego | +55 48 9630-7033 | Rua João Motta Espezim, 47 | Saco dos Limões, Florianópolis/SC | 88045-400

    Telefone antes, para combinar. Vai enviar e receber por SEDEX.

  • @lab_lcf

    SC e DF tem valores bem parecidos. Os valores são definidos a nível estadual.

    Usei um outro cartório em Florianópolis e deu tudo certo. Conheço gente que fez pelo DF sem problemas também. Já virou até um negócio para certos cartórios; perceberam a oportunidade para apostilar coisas de gente que mora em estados onde é bem mais caro como SP e MG. O RJ fica num patamar intermediário,

  • @lab_lcf

    Em que cidade você mora?

    A certidão da Leonilde terá que pedir em Catiguá SP (prox a São José do Rio Preto), em inteiro teor (digitada), e depois mandar apostilar.

    A certidão da Adelina tem que pedir uma certidão reprográfica do livro (manuscrita) no cartório onde ela foi registrada. Se o local for muito pequeno, como Catiguá SP, pode ter alguma dificuldade em conseguir, mas não tem opção. Também tem que apostilar.

    O RG (ou passaporte) da Adelina tendo a filiação e menos de 10 anos de emissão, tem que ser cópia autenticada e apostilada.

    Apostilar é fácil. Mandar os documentos por SEDEX é uma decisão que você tem que pesar. Terá que enviar (e receber) o documento de RG e as certidões pelo correio. Considere o risco e o custo de cada opção. No final vai economizar pouco, se comparado com o gasto com os documentos. Tem o custo da remessa. Se extraviar, terá que refazer os docs, pode ter roubo de identidade, etc.

    Se um apostilamento em SP custar R$120 e em SC R$35, fazendo o apostilamento em SP custa 120 X 3 = R$360. Fazendo em SC, custa R$100, e gasta outros R$100 com a remessa SEDEX (ida e volta). No final economizou R$160, mas atrasou uma semana, e correu riscos. Esses números são todos fictícios, aproximados. Faça suas contas com números reais.

  • lab_lcflab_lcf Member

    @Leticialele @CarlosASP @gandalf Muito obrigado, vcs estão me ajudando muito.

    Alem de todas as informações que me passaram, tinha lido não lembro onde, que todas as certidões precisam de firma reconhecida pelo escrevente, isso é verdade?

  • lab_lcflab_lcf Member

    @gandalf Moro em SP Capital.

  • @lab_lcf , se a firma do escrivão não for reconhecida, farão isso quando forem apostilar

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.