Nome bisavô diferente entre certidão de nascimento do português e do filho brasileiro

Eu sou neta de português e já iniciei o processo de naturalização junto a Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa, que solicitou o esclarecimento da seguinte diferença:

certidão de nascimento de meu avô: não consta o nome do pai (pai incognito) e mãe Maria do Carmo Santos (nascido em 1900).
certidão de casamento/óbito do meu avô no Brasil: pai Bellarmino dos Santos e mãe Maria do Carmo dos Santos.
certidão de nascimento de meu pai: avô paterno Bellarmino dos Santos e avó paterna Maria do Carmo dos Santos

Não sabemos se este era o verdadeiro pai de meu avô ou se ele o "adotou" como pai no Brasil. Entrei em contato com o Cepese para conseguir o passaporte de meu avô, que aparentemente não tem o nome do seu pai. Entrei com processo judicial no Brasil para corrigir a certidão de nascimento de meu pai, mas receio que o processo vá demorar e com baixa possibilidade de sucesso.

A Conservatória me deu pouco tempo para cumprir a exigência e certamente não terei a certidão de nascimento do meu pai corrigida a tempo, ou mesmo se conseguirei corrigi-la. Alguém tem alguma recomendação de como proceder?

Além disto, alguém me disse que pode-se verificar se houve reconhecimento de paternidade em Portugal. Alguém sabe como fazer este processo?

Obrigada,

Comentários

  • @Alba Santos

    Casos como o seu estão surgindo com frequência e, alguns dos quais participei, foram bem sucedidos com justificativas bem fundamentadas. Em nenhuma delas foi preciso recorrer à retificação.

    1. Responder ao e-mail solicitando mais prazo para cumprir a exigência;
    2.Averiguar no assento de seu avô se há padrinho de nome Belarmino;
    3. Pesquisar na freguesia de seu avô se a Maria do Carmo se casou com o Belarmino logo após o nascimento do filho:
    4. Pesquisar se há um Belarmino na freguesia de Maria do Carmo;
    5. Fazer um ofício justificando que na época a maioria das paróquias não aceitava batizar filhos cujos pais não eram casados, mesmo que todos da aldeia soubessem quem era o pai da criança. Somado a isso havia filhos frutos de adultério, um fato grave para a Igreja. Consequentemente a mãe se apresentava para o batismo do filho sozinha e omitindo o nome do pai da criança ao padre.
    -------------------------------------------------------------------
    Quando adultos informavam o nome de um pai, seja o verdadeiro seja um adotivo. Não é tão comum deparar com imigrantes com a condição de pai incógnito nos documentos brasileiros. Acredito que as Conservatórias sabem desse fato mas, precisam obter um ofício justificando.
  • Prezada Mariza, agradeço muito sua orientação. Tenho as seguintes dúvidas:

    3. Pesquisar na freguesia de seu avô se a Maria do Carmo se casou com o Belarmino logo após o nascimento do filho: como posso fazer esta pesquisa estando no Brasil? Meu avô nasceu em Valença do Douro, certidão de nascimento obtida pela Conservatória de Registo de Tabuaço.
    4. Pesquisar se há um Belarmino na freguesia de Maria do Carmo: da mesma forma, como posso fazer esta pesquisa estando no Brasil?

    Agradeço antecipadamente.
  • @Alba
    Enviarei meu e-mail via mensagem. Gostaria de ver os documentos.
  • @Mariza Guerra tenho um caso semelhante a este, mas como outras dificuldades. Pretendo seguir com o ofício indicado por você, se conseguir avançar até esta etapa. Se puder opinar, por gentileza: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/289032#Comment_289032. Grato desde já.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.