Homologacao de sentenca de divorcio no estrangeiro
Ola a todos.
Recentemente descobri este foro
Gostaria de compartr a minha estoria.
Fui casado e ha pouco obtive meu divorcio no Brasil
Sou brasileiro-portugues mas moro no estrangeiro
Com um novo cassamento a acontecer, deparei-me com a situacao aonde devo registar o primeiro casamento assim como homologar o divorcio para entao poder efectuar um novo matrimonio.
Curiosamente apos varias pesquisas, entrei em contacto com alguns escritorios de advocacia para tramitar o processo.
Foram unanimes, ao dizer que as custas rondam em torno de 9 mil euros todo o processo.
Alguem conhece algum escritorio mais economico?
Detalhe, nao tenho contacto sequer com minha ex ha mais de 10 anos.
Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Gustavino
A parte de "registrar" o primeiro casamento - o termo é "transcrição de casamento" - não precisa de advogados. Faça você mesmo e economize.
Vai precisar do seu assento de nascimento português, o da sua ex-exposa (qual a nacionalidade dela? brasileira?) e a certidão de casamento. Pode haver outros documentos necessários, dependendo de onde fizer a transcrição (cada lugar tem suas regras específicas). Em que país reside? Talvez fazer pelo consulado português nesse país seja uma opção; também pode ser feita mandando para Portugal. A transcrição custa 120 euros.
A homologação do divórcio realmente terá que ser feita com a intervenção de um advogado inscrito na ordem de advogados em Portugal. Mas esses valores que você recebeu parecem extremamente altos.
Por isso, divida a tarefa em 2 etapas: transcrição (faça sozinho); e depois disso feito, lide com a homologação do divórcio.
Há um tópico específico sobre transcrição; leia e deixe dúvidas eventuais lá:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20489/transcricao-de-casamento#latest
Sim, eu conheço um escritório mais económico.
Pode me mandar e-mail se tiver interesse: luciana.lopes99@gmail.com