Certidão de Casamento (Local desconhecido :Portugal ou Brasil)

@guimoss

Saudações a todos !

Por orientação recebida em outra discussão, abri esta nova com o objetivo de tentar localizar a certidão de casamento dos avós do Requerente (Brasileiro NETO DE PORTUGUÊS) .

Breve histórico :

Meu pai é o Requerente (NETO DE PORTUGUÊS)

o Pai dele é Brasileiro , filho de portugueses

Temos a certidão de Nascimento da Avó portuguesa do meu pai (requerente) , que inclusive anexo abaixo ;

Na certidão de nascimento do pai do requerente (filho da Avó portuguesa) , consta o nome da avó, mas salvo engano ela não é a declarante. (Anexo essa certidão também)

O que não temos é a certidão de casamento dos avós portugueses do requerente . Não conseguimos saber se casaram-se em Portugal ou no Brasil . Não acho nada!


Entendi que precisaremos dessa certidão de casamento , correto ?

nesse sentido , peço ajuda de de vcs .

Atenciosamente

Alexandre Cicero


«1

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @alexcicero

    A primeira coisa que vc deve fazer é buscar da data e que a avó fez 16 anos até o limite da torre do tombo.

    Se foi em Portugal, é um local que pode estar.

    ===

    Se foi no Brasil, o casamento aconteceu antes de 1916.

    Vc busca de 1916 até a data da chegada dos avós no Brasil.

    ===

    Quem é essa ANA AUGUSTA LOPES, que fez a declaração do nascimento do filho?

    Acabei de ver que é a avó materna da Maria.

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @alexcicero

    ANA AUGUSTA LOPES.

    São os avós maternos da Maria.

    Também é do Distrito de Guarda:

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1162124

    Freguesia de Alverca da Beira:

    https://tombo.pt/f/pnh01

  • @alexcicero

    Passaportes (vários) da Alexandrina.

    Um deles está no Porto.

    Em outro, consta que é viúva. Pode ter dados do marido.

    Como vc tem o ano de nascimento dela, dá para vc estimar o ano de emissão do passaporte.

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    183842 Alexandrina Gerardo Gonçalves Pinhel Porto Manuel António GerardoAna Augusta Lopes&bnsp; &bnsp;&bnsp;

    212635 Alexandrina Gerardo Gonçalves Pinhel Pinhel Manuel António Gerardo Ana Augusta Lopes&bnsp; &bnsp;&bnsp

    303476 Alexandrina Gerardo Gonçalves Pinhel Pinhel Manuel António Gerardo Ana Augusta Lopes Doméstica 40 Manaus Viúvo

    ID 303476 - emitido em 1937/1938.

    Nos três passaportes, parede que ela está casada, pois tem o nome Gonçalves.

    ISSO INDICA QUE O CASAMENTO FOI EM PORTUGAL, pois em nenhum deles ela está com o nome de solteira.

  • @alexcicero

    Outro inventário. Possível parente.

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1296084

    A inventariante se chama ANA ALEXANDRINA GERARDO DA COSTA.

    OBS: Há tres versões para o sobrenome dela: GIRARDO x GERARDO x GERALDO.

    O inventário é da freguesia de Gonçalo:

    https://tombo.pt/f/grd18

    Ha outra com o nome parecido. Gonçalo Bocas:

    https://tombo.pt/f/grd19

  • @alexcicero

    Um caminho pode ser pesquisar pelo ultimo passaporte, pelo tombo.pt.

    Outro pode ser vc pedir pelo CEPESE um ou mais passaportes (com certeza, o ID 303476).

    As instruções do pedido:

    "Para a obtenção da data de emissão do passaporte, n.º de passaporte, e localização do documento original em arquivo, deverá contactar o CEPESE através do email cepese@cepese.pt, indicando o n.º de ID do(s) registo(s) pretendido(s). Todos os contactos relativos a esta base de dados deverão ser feitos exclusivamente pela via indicada, e não através de telefone ou nas instalações do CEPESE.

    INFORMAÇÕES

    Antes de entrar em contacto connosco, deverá ler as informações abaixo indicadas:

    1. Para realizar pesquisas não necessita de realizar qualquer registo/cadastro no nosso website.

    2. O CEPESE não realiza qualquer tipo de pesquisas.

    3. O ID é o número que aparece na primeira coluna de cada registo e corresponde ao número interno de identificação do titular ou acompanhante, e não ao nº de passaporte.

    4. Todos os dados pessoais estão disponíveis através dos links encontrados no final da página. O CEPESE não possui quaisquer outros dados à exceção da localização do passaporte físico em Arquivo Distrital. Não possuímos qualquer informação sobre certidões de nascimento/óbito, porém, poderá encontrá-las fisicamente no respetivo Arquivo Distrital, mediante a consulta da série documental “Processos de Passaportes”.

    5. Deverá indicar exclusivamente através do e-mail cepese@cepese.pt, quais são os IDs sobre os quais pretende obter informações dos dados de localização. Apenas indicaremos os dados do passaporte e a sua localização no respetivo Arquivo Distrital. Além das informações disponibilizadas, iremos indicar o número de passaporte, o livro e o arquivo distrital onde o mesmo se encontra, não enviando qualquer imagem/documento em anexo.

    6. Relativamente aos acompanhantes, o CEPESE não dispõe de mais dados, uma vez que não existem mais informações nos passaportes dos titulares.

    7. Não dispomos de indicações quanto à freguesia dos emigrantes. A informação da freguesia apenas poderá aparecer numa outra série documental do Arquivo Distrital do Porto – “Processos de Passaportes”, série que não foi trabalhada no projeto do CEPESE, já que nos dedicamos exclusivamente aos Livros de Registo de Passaporte, onde só constava o concelho de naturalidade.

    ATUALIZAÇÃO DE PREÇOS

    Tendo em consideração o elevado número de pedidos de informação relativos a registos de passaportes, que obriga à afetação de recursos humanos próprios para o efeito, e ainda a necessidade de manutenção da infraestrutura física e digital associada à base de dados, que implica elevados custos, informamos que, a partir do dia 01 de janeiro de 2022, iremos aumentar os preços para 15 (quinze) euros, no caso de pedidos de um único ID, e de 13 (treze) euros por pedido sempre que forem solicitadas informações de dois ou mais IDs.

    O pagamento terá de ser realizado obrigatoriamente por transferência bancária, sendo os dados fornecidos por e-mail depois de indicarem o número de IDs pretendidos."

    ===

    Eu pediria os três, para vc ter uma noção de onde e quando ela estava e o estado civil nesses momentos.

    Tente também achar o óbito do marido.

    Boa sorte!

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @alexcicero

    Possíveis passaportes do bisavô:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    55471 Victorino Gonçalves Tropeco Arouca Sem Indicação Sem Indicação Lavrador 30 Rio de Janeiro Solteiro

    385837 Victorino Gonçalves Tropeco Arouca Miguel Gonçalves Sem Indicação Lavrador 24 Rio de Janeiro Solteiro

    A Alexandrina emitiu um passaporte pelo Porto.

    O local fica no Concelho de Arouca e a freguesia de Tropeco, AREA METROPOLITANA DO PORTO, Distrito de Aveiro.

    Freguesia de Tropeco (na verdade, Tropeço):

    https://tombo.pt/f/arc18

    Pode ser o local de nascimento do avô.

    Os avós podem ter se conhecido lá.

    Acho que vc já tem um bom material de buscas.

    Vc vai ter uma supresa boa ao acordar, rs.

    Abraços

  • alexciceroalexcicero Member
    editado March 2022

    @guimoss

    Devido a cuidados a familiares , somente hoje estou lendo aqui.

    Desde ja agradeço pra ENORME ajuda .

    Eu tinha alguns dados  dos passaportes, mas nunca consegui chegar perto nem da certidão de casamento de Alexandrina  (avó) com Justiniano  (avô) , nem do nascimento de Justiniano (avô).

    Em alguma pesquisa passada, tive a informação de que os passaportes não trariam essas informações ., por  isso nunca fui atrás deles .

    Pois não dá pra saber ao certo o local de casamento , gerando dúvida inclusive se foi no Brasil .

    Mas vou refazer todo o mapa de documentos novamente , e volto a postar aqui assim que conseguir .

    Novamente agradeço por todo o tempo que vc está despendendo nesta ajuda .

    Às vezes fico pensando ... se já existe um documento que prova que a avó é portuguesa , por que precisaria da comprovação do casamento dela , já que esse fato (casamento) não faria com que ela deixasse de ser portuguesa , e isso não interferiria na descendência do meu pai (neto de Alexandrina) .

    Uma vez que o consulado não arrola esse documento como necessário (certidão de casamento) , será Que alguém nunca consegui a cidadania sem esse documento (casamento), bastando comprovar apenas o nascimento português do antepassado ?

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @alexcicero

    Eu nao entendi os emails.

    Vc tem que mandar os dados e pedir o valor para fazer a transferência.

    E isso é pago.

    Se vc fez isso e deu problema, seria o primeiro caso registrado.

    Nesse caso, eu sugiro a pesquisa do passaporte com o ano indicado pelo tombo.

  • @alexcicero

    Em alguma pesquisa passada, tive a informação de que os passaportes não trariam essas informações ., por  isso nunca fui atrás deles .

    O passaporte do cepese te dará o número e ano dele. Com ele, vc descobrirá a idade do Requerente e poderá ter uma noção melhor da dara ou ano de nascimento.

    Com isso, vc pode pesquisar no site do tombo manualmente ou pedir a pesquisa pelo AD.

    Vc tb pode pedir o processo de passaporte, após os passos acima, que pode conter o batismo ou alguma identidade do dono do passaporte.

    ===

    Pois não dá pra saber ao certo o local de casamento , gerando dúvida inclusive se foi no Brasil .

    Em um deles tem o Estado civil. Com isso, pode ter maus dados.

    Eu sugiro vc pedir um ou mais docs desses links:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279674/#Comment_279674

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279675/#Comment_279675

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279676/#Comment_279676

    Vc pode achar informações relevantes.

    Boa sorte!

  • @alexcicero

    Às vezes fico pensando ... se já existe um documento que prova que a avó é portuguesa , por que precisaria da comprovação do casamento dela , já que esse fato (casamento) não faria com que ela deixasse de ser portuguesa , e isso não interferiria na descendência do meu pai (neto de Alexandrina) .

    Como te informei acima, os passaportes acima fazem isso.

    O primeiro para vc ter a data inicial das buscas e o terceiro que confirma a viuvez,bem como pelo fato de que todos estão com o sobrenome do marido.

    Se eu fosse vc, eu pediria um dos passaportes ou o inventário da Ana.

    Boa sorte!

  • alexciceroalexcicero Member
    editado March 2022

    @guimoss

    Encontramos a certidão de óbito do Avô português (Justiniano Goncalves). Segue anexa.

    Em razão do ano de falecimento e idade , estima-se que tenha nascido em 1891 ou 1892 em Portugal .

    Mas ainda sem pistas da certidão de nascimento dele , e do casamento com Alexandrina .

    infelizmente o óbito não indica A cidade exata do nascimento dele.


    HOJE EM DIA JÁ TERIA ALGUM LOCAL ONDE POSSAMOS PROCURAR A CERTIDÃO DE NASCIMENTO PELO ANO , INDEPENDENTE DA CUDADE EXATA DE NASCIMENTO ?


  • @alexcicero , certamente o casamento ocorreu em 1915 ( quando a Alexandrina tinha 18 anos)

    Se você acha que casaram em Portugal, peça uma certidão de casamento pelo civil online.

    Coloque uma data qualquer, com o ano de 1925.

    Em "Informações adicionais", coloque que não tem certeza da data e que o ano é, possivelmente, 1915.

    Outra alternativa é pedir buscas do casamento ao Cartório em que o filho foi registrado.

  • ja procurei e não achei o nascimento (batismo) do avô aqui :

    Freguesia de Tropeco (na verdade, Tropeço):


    procurei nos anos de 1891/92

  • @guimoss

    No tombo.pt tem registros apenas até 1911, correto ?

    de 1911 a 1916 (data do possível casamento em Portugal) qual seria o site ?

    o civilonline acho q é só para pedir quando já se sabe os dados .

  • @Leticialele

    vou tentar no civil on-line então .

    1925 seria um bom chute .

    naquela época casavam também com menos idade , não ?

  • @Leticialele

    "Outra alternativa é pedir buscas do casamento ao Cartório em que o filho foi registrado."


    o filho foi registrado no Brasil .

    la não acharam a certidão de casamento .

  • @alexcicero , https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Coloque qualquer data com o ano de 1925

    Em "Informações adicionais", diga que não sabe dia, mês e ano, mas que, em 19159, a Alexandrina tinha 15 anos.

  • @alexcicero

    Em razão do ano de falecimento e idade , estima-se que tenha nascido em 1891 ou 1892 em Portugal .

    Isso se a certidão de óbito estiver com as datas corretas.

    Essas são as menos confiáveis.

    Abra o leque de buscas pela Alexandrina. Coloque até 10 anos para trás e 10 anos para frente.

    Outro dia mesmo, a @Leticialele encontrou um assento com uma diferença de 10 anos entre a data real e a data estimada pelo descendente.

    ===

    1925 seria um bom chute .

    Vc entendeu a Letícia, de forma equivocada.

    Ela quis dizer para colocar 1925, pois o sistema do aceita pedidos com certidões com menos de 100 anos.

    Esse e um jeito de conseguir certidões com mais de 100 anos pelo civilonline.

    ===

    A sua escolha está entre optar pelo casamento no civilonline (10 euros) ou pelo cepese (15 euros) ou o inventário (0,25 euro por pagina do doc) no Arquivo Distrital (este pode ser baixado).

    O cepese é certo. O civilonline é duvidoso, no seu caso.

    Eu iria pelo cepese ou o inventário mencionado antes.

    Boa sorte!

  • Fiz o pedido conforme a @Leticialele sugeriu .

    Vou utilizar os outros sim .


    retorno aqui quando tiver algo mais

  • @alexcicero

    Estou na torcida.

    Se conseguir, verifique se há alguma certidão brasileira que possa ser retificada com esse assento pedido.

    Se tiver, envie por email, para ser apostilado em um PGR portuguesa, conforme a seguinte msg (olhe as seguintes):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/280177/#Comment_280177

    Boa sorte!

  • @Leticialele @alexcicero

    Uma dúvida: vc faz o pgto primeiro e eles verificam a existencia do assento ou vc coloca os dados, há uma verificação de existência e se positiva, há o pgto?

    Se for o primeiro caso e o assento nao for encontrado vc tem "crédito" com o civilonline?

    Obrigado.

  • Pagamento primeiro @guimoss !

    acho que se não for encontrado nada, perde-se o valor .

    fiz por cartão de crédito .


    quanto à possibilidade do casamento ter ocorrido na cidade de Alexandrina , esse parece que não o ocorreu. Pois achei um e-mail que já tinha consultado

    segue anexo


  • @guimoss

    "A sua escolha está entre optar pelo casamento no civilonline (10 euros) ou pelo cepese (15 euros) ou o inventário (0,25 euro por pagina do doc) no Arquivo Distrital (este pode ser baixado).

    O cepese é certo. O civilonline é duvidoso, no seu caso."

    me corrija se eu estiver errado : no CEPESE é para a busca de informações sobre o passaporte e nAo sobre o casamento, correto ?

    ou o cepese procura ambos ?

  • @alexcicero

    Se vc tiver um ou mais dos passaportes, vc poderá determinar se ela estava solteira ou casada e qdo.

    Com isso, vc fará a linha dela.

    Acredito que ela estava casada nos 2 primeiros e, com ctz, viuva no ultimo.

    Mas vc n sabe as datas. Vc pode gastar 15 euros em 1 passaporte, 26 em dois e 39 em três.

    Eu pediria o primeiro, pois é o mais antigo ou o terceiro, por ter msis informações.

    E depois, vc pede o processo de emissao de um ou mais passaportes no AD de Guarda ou no do Porto, onde um foi emitido.

    Isso vai te ajudar a delimitar os anos de busca pelo assento de casamento e ajudar a encontrar o batismo dela.

    Ambos esses documentos podem estar nos processos de emissão pelo AD, bem como o óbito do marido no terceiro, que diz que ela é viúva.

    Mas a decisão é sua.

    Estou torcendo para o civilonline encontrar o casamento. Vai responder a muitas perguntas.

  • @guimoss

    "Isso vai te ajudar a delimitar os anos de busca pelo assento de casamento e ajudar a encontrar o batismo dela.

    Ambos esses documentos podem estar nos processos de emissão pelo AD, bem como o óbito do marido no terceiro, que diz que ela é viúva"

    só lembrando que o Batismo dela e o óbito do marido já encontramos .


    ja FIZ o pedido dos passaportes ao CEPESE .

    estou aguardando o retorno deles .

  • Pessoal , uma dúvida ...

    por que no documento de nascimento de Alexandrina não tem o nome completo dela de batismo ?

    eu tenho que procurar algum outro tipo de certidão que conste isso ?


    vide anexo

  • @guimoss

    achei aqui um documento de livro de passaporte creio .

    segue anexo

    Infelizmente acho que nao ajuda muito para achar o casamento com Justiniano ou o nascimento de Justiniano (avô)


  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @alexcicero

    "Isso vai te ajudar a delimitar os anos de busca pelo assento de casamento e ajudar a encontrar o batismo dela.

    O batismo do marido dela.

    Foi o que eu quis dizer.

    ===

    Ambos esses documentos podem estar nos processos de emissão pelo AD, bem como o óbito do marido no terceiro, que diz que ela é viuva".

    Como vc achou o passaporte, vc pode pedir o processo de emissão dele no AD. Pode ter alguma informação, como o assento do casamento.

    Mas, o mais interessante foi que no passaporte encontrado (id 303476) foi aparecer o bilhete de identidade.

    No site da torre do tombo, uma lista com esses docs está disponível no Distrito do Porto, igual aos passaportes.

    Acredito que vc não precise pedir o ultimo ID pelo cepese, tendo em vista o seu ultimo achado.

    Vc pode pedir os dois primeiros para ver se há mais dados. Terá o ano, no minimo. Ou o 1° para ver o que pode ser a 1a viagem para o Brasil.

    ===

    por que no documento de nascimento de Alexandrina não tem o nome completo dela de batismo ?

    O nome de familia só era assumido com o 1° ato da vida adulta, como o casamento ou o bilhete de identidade.

    ===

    eu tenho que procurar algum outro tipo de certidão que conste isso ?

    Isso se chama "fixar o nome". No seu caso, vc tem várias opções:

    1) o casamento do Justiniano com a Alexandrina.

    Esse será necessário de qq jeito, pois foi a avó (ana) que declarou o nascimento do neto dela, se o filho do português e pai do Requerente foi quem vc postou.

    Com isso, vc terá que fazer a transcrição do casamento, se este ocorreu no Brasil ou enviar um assento de casamento, se ocorreu em PT.

    2) A certidão de óbito da Alexandrina (de quem vc já tem o batismo) ou do Justiniano, se vc encontrar o batismo dele e pedir por ele.

    Obs: se o casamento ocorreu no Brasil, vc precisará transcrever o casamento, pois ambos são portugueses.

    E com isso vc tera que conseguir o batismo do Justiniano ou fazer a transcrição do casamento a ser encontrado com supressão do nascimento do nubente em Portugal (busque "supressao" no fórum. Geralmente, é com certidoes estrangeiras, mas pode acontecer entre portugueses.

    Custa 100 euros a mais que a transcrição (100+120 euros).

    Tem um caso de uma forista que foi aceito sem, mas ainda não é uma certeza. Olhe o topico de netos pata conferir.

    3) Um desses passaportes da Alexandrina ou o bilhete de identidsde dela. Peça ao AD do Porto (vc pode pedir os outros dois ao AD de Guarda, mas eles parecem estar incompletos) a Reprodução Narrativa e Certificada e envie com o processo.

    No campo "outros documentos" do formulário, vc indica cada doc extra enviado.

    ===

    Infelizmente acho que nao ajuda muito para achar o casamento com Justiniano ou o nascimento de Justiniano (avô).

    Te ajuda a achar o bilhete de identidade e quem sabe, dados do casamento e do marido.

    Uma coisa boa já aconteceu: vc pôde ver uma foto da sua antepassada!

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.