Processo de Cidadania - Conservatória de Viseu

Olá,


Estava vendo aqui que tem varias regiões que tem tópicos de discussão, não achei de Viseu, e gostaria de saber se tem alguém está com processo lá e quanto tempo está.


Eu dei entrada na cidadania (de filha) no final de 2019 mas parece que veio a pandemia e parou tudo, e ai só ano passado começou movimentar em agosto, mas no final de outubro, informaram que a minha certidão estava com erro e já enviei a mesma atualizada em novembro mas desde dezembro ainda está aguardando a analise.


Queria saber se alguém também estar com processo de cidadania em Viseu, e se está demorando ou quanto tempo foi?


Quem puder compartilhar vai ser ótimo. ;)

Comentários

  • @Amandinhac

    O fórum não recomenda o uso da Conservatória de Viseu.

    Acredito que vc tenha sido a primeira forista a fazê-lo.

    Especialmente, pela extinção de alguns balcões denm nacionalidade:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/273891#Comment_273891

    Dessa forma, não dá para fazer uma previsão.

    Mas, se puder, informe sobre a evolução do processo.

    É possível que Viseu tenha uma velocidade razoável de tramitação de processos.

    Eu sugiro que vc abra uma discussão chamada ATRIBUIÇÃO - CRC VISEU e referencie esse topico lá (copie e cole o link e de um espaço antes do https).

    Se informar os dados, informe a data do envio, do recebimento em PT, do envio da chave (coloque nesses moldes: os dois digitos + xxx/ano. Ex: 23xxx/2022) e os demais movimentos, com exigências (espero que não haja) até a aprovação do processo e o recebimento do assento.

    Obs: Depois de aprovado, vc pide pedir o assento pelo civilonline por 10 euros, pouco tempo depois da aprovação, se não quiser esperar.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Boa sorte!

  • @guimoss


    Olá, obrigada pelas informações!


    Mas não entendi uma coisa, por que o forum não recomenda o uso da conservatória de Viseu?


    Antes da pandemia, meu irmão fez lá e saiu em 4 meses. Mas parece que lá é comum fazer, inclusive a pessoa conversavatória que faz os transmites do processo. Parece que meu a entrada foi pela inscrição e lá como é pequeno não tem nº de acesso, eles respondem ou indo lá que é o meu irmão, que é meu procurador ou por email como me informaram na semana passada:


    Prezada,

     Acuso a recepção do email infra, o qual nos mereceu a melhor atenção.

     No que concerne ao assunto infra, informo V. Exª que após a recepção dos documentos solicitados, o mesmo encontra-se a aguardar a análise da Senhora Conservadora.

     Mais informo V. Exª que será contactada se necessário.

     De futuro, deverá indicar sempre o nº do Processo a saber:

    xxxxxxxxxx da Conservatória dos Registos Centrais, bem como utilizar sempre a mesma mensagem.

    Os meus cordiais cumprimentos,

    Oficial de registos,


    Essa conservatória tem diferença das outras que são conhecidas?

  • @Amandinhac

    Mas não entendi uma coisa, por que o forum não recomenda o uso da conservatória de Viseu?

    Porque não ha muitos relatos de pessoas que tenham feito o processo por lá.

    Dessa forma, não sabemos o tempo, nem as peculiaridades dessa Conservatória.

    ===

    Antes da pandemia, meu irmão fez lá e saiu em 4 meses. Mas parece que lá é comum fazer, inclusive a pessoa conversavatória que faz os transmites do processo.

    Essa é uma informação que o fórum nao tinha acesso.

    Se foi processo de filho e não houve prioridade (houve?), o trâmite foi bem rápido.

    Vc se importaria de compartilhar as datas do processo dele? 1) envio; 2) recebimento do processo; 3) envio da chave de acesso, se teve; 4) o tempo entre cada uma das bolinhas do processo; 5) aprovação; 6) recebimento do assento.

    Também poderia dizer quem foi o antepassado português declarante do nascimento do seu irmão e quando foi feito o registto de nasvimento?

    Poderia informar também, se houve necesdidade de transcrever o casamento dos pais do seu irmão (e seus tb, rs)?

    Poderia informar se houve alguma exigência no processo do seu irmão?

    Poderia compartilhar a lista de documentos enviados pata a CRC de Viseu?

    Por fim, poderia compartilhar esses dados acima sobre o seu processo?

    Muito obrigado!

    ===

    Essa conservatória tem diferença das outras que são conhecidas?

    Geralmente não é tão rápido e há o recebimento de uma chave de acesso, para verificar o andamento do processo no site de acompanhamento.

    Boa sorte e obrigado pelas informações.

  • @guimoss


    Sobre informação do processo do meu irmão não sei pq ele já estava morando lá quando fez tudo, diferente de mim que ainda estou aqui, só sei que fui muito rapido e barato por ser em PT...Um primo ajudou ele nisso.


    Nós somos filhos, minha mãe é portuguesa e ai conseguiu com a certidão dela mas os detalhes, não sei!


    Só sei que fez mesmo processo comigo e com meu irmão do meio mas ai veio a pandemia e atrasou tudo!!


    Sei que desde dezembro assim que enviei a certidão atualizada, está aguardando a analise, e estou com uma certa pressa pq minha familia está se mudando para Portugal, inclusive meu noivo que foi chamado para trabalhar lá na area de TI e eu também estou com processo de transferência da trabalho, pois a empresa que atuo tem em PT, mas só vou poder fazer isso quando tiver a cidadania, e vamos em março por isso que estou tentando agilizar pois não tenho como morar sozinha no Brasil, ainda mais por ter deficiência fisica.

  • @Amandinhac , explique tudo isso em um requerimento e faça um pedido de urgência, já que você será transferida para Portugal.

  • @Amandinhac

    Mande um formulário de 1 página assinado por autenticidade, junto com uma cópia laudo médico apostilada e uma cópia do contrato de trabalho português.

    Deve conseguir ter prioridade.

    Se vc conseguir essas informações e puder compartilhar, ajudaria muito.

    Obrigado pelas informações.

    Abraço e uma boa viagem.

  • editado February 2022

    @Amandinhac

    "por que o fórum não recomenda o uso da conservatória de Viseu?" https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278818/#Comment_278818

    As Conservatórias não pararam durante a pandemia. Talvez Viseu tenha sido diferente e tido os problemas mencionados acima.

    Você conseguiu acompanhar seu processo online, ou ele foi por inscrição? Lhe deram a senha de acesso?

    Qual o número do processo? (123xx/21)

  • AmandinhacAmandinhac Member
    editado February 2022

    guimoss Leticialele gandalf


    Falei com meu irmão pois vi que parece que meu processo foi pra lisboa pq no final do email que coloquei acima estava conservatoria centrais e com nº do processo


    E ele explicou o seguinte que queria ver se procede:


    Todos processos que vão pra viseu, é enviado para lisboa, inclusive a dele disse que foi assim...

    Mas disse tb que isso é de todas conservatórias, todas mandam pra lisboa pq lá é o lugar que toma a decisão, como fosse centro principal sabe?


    Eu acho que em viseu pode até ser mas os outros não,


    Ele disse que meu processo está em lisboa é pq está caminhando pq a ultima vez que pediram para reenviar a certidão, ainda nem tinham mandado pra la, fizeram analise de olho, e se foi pra lisboa, é que está certo, e agora lá vão fazer a analise e o resto..


    Será que procede?


    Na verdade não sei onde está se é em viseu ou lisboa, mal me respondem por email. To pensando falar com consulado pra ver se podem me orientar.


    Meu nº do processo: 78XXX/2021 [editado pela moderação]

  • @Amandinhac

    Não procede.

    "Os balcões de nacionalidade constituem extensões da Conservatória dos Registos Centrais e asseguram a prestação dos seguintes serviços próprios desta Conservatória".

    Certos tipos de processo de nacionalidade, são processados diretamente nos balcões, Viseu inclusive.

    Não precisa perguntar, principalmente para o consulado. Consulados e Conservatórias são coisas diferentes. Você é que tem que escolher usar um ou outro.

  • @gandalf


    Mas o meu irmão falou que dele foi pra lisboa também

  • Prezada,

     Acuso a recepção do email infra, o qual nos mereceu a melhor atenção.

     No que concerne ao assunto infra, informo V. Exª que após a recepção dos documentos solicitados, o mesmo encontra-se a aguardar a análise da Senhora Conservadora.

     Mais informo V. Exª que será contactada se necessário.

     De futuro, deverá indicar sempre o nº do Processo a saber:

    xxxxxxxxxx da Conservatória dos Registos Centrais, bem como utilizar sempre a mesma mensagem.

    ,

    Os meus cordiais cumprimentos,

    Oficial de registos,

    Manuela Moutinho

    E-mail: lurdes.m.moutinho@irn.mj.pt

    Conservatória do Registo Civil de Viseu

    Isso significa que está em lisboa o que aparece em negrito?

  • @gandalf , sabe me informar se pedido de urgência é mais rapido, se vale a pena?

  • @Amandinhac

    Você se qualifica? Todos podem pedir, mas o requerimento passa a fazer parte do processo. É ruim você mandar sem ter o direito.

    Aceitam por motivo de Oferta de trabalho que dependa da nacionalidade, com matrícula em universidade, por tratamento de saúde.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.