Dificuldade em encontrar certidões, familia Aguiar

Pessoas, venho pedir ajuda a quem souber me indicar como consigo encontrar certidões da familia Aguiar... preciso encontrar certidão de nascimento, casamento e óbito do meu bisavô Francisco d'Aguiar, não tenho datas e nem localização, só consegui descobrir que embarcou com a familia nos Açores no Vapor Medoc e desembarcou com a esposa Maria Carreira e 3 filhos em 02/08/1893... calculando que ele tinha 30 anos no desembarque já revirei os arquivos de batismo de metade da Ilha de S.Miguel e estou quase ficando vesga de tanto ler os livros, alguem tem alguma dica pra me ajudar, por favor? Grata!

«1

Comentários

  • editado February 2022

    @Mojavesp Olá, e como vc tem certeza que esse Francisco que chegou é o que vc busca? Vc tem certeza que ele foi casado com uma Maria Carreira?

    Nos documentos que vc tem nos conte TUDO o que fala. Nomes datas e locais de relacionados... é assim que agente vai pondo os pedacinhos junto.

  • Oi, @Ecps , está realmente complicado! Meu pai é filho temporão, foi o unico que se preocupou em guardar alguns documentos antigos de familia, e mesmo assim não foi muita coisa. Vou resumir o que consegui levantar:

    Tenho o registro de embarque em Açores, São Miguel, onde consta que embarcaram ele, a esposa e 3 filhos. Meu pai confirma, ele não conheceu o avô, mas conviveu com as tias e tios (Engracia, Manoel e Maria), Manoel ele sabe que está enterrado no Araçá no jazigo da familia, o restante não tenho dados.

    Desembarque no dia 02/08/1893, pedi levantamento do Museu da Imigração mas ainda não tive retorno, pois não encontrei nenhum registro de entrada deles na Hospedaria... eu e meu pai cogitamos que talvez eles tenham sido recebidos por amigos e levados diretamente a São Paulo onde moraram.

    Sobre eles em Portugal, não encontro nada. Meu pai ha muitos anos encontrou uma carta vinda de Lomba do Cavalero, escreveu pra lá, mas a carta retornou sem encontrar destinatario. Não sei datas de nascimento nem logradouro, eu imaginei que Engracia desembarcando com 5 anos teria nascido em 1888 e procurei registro de nascimento nas Paróquias no entorno de Povoação, entre 1888 e 89, bem como registros de nascimento de Francisco d'Aguiar nos anos de 1863 e 64, nada. Fico na dúvida se eles só embarcaram em S.Miguel e moravam em outro lugar...

    Meu pai conta que o avô ficou viúvo e voltou a Portugal pra "buscar uma mulher", kkkk, se casou novamente, mas não sabe dizer se ele retornou ao Brasil ou não. Meu grande azar nessa história: meu bisavô veio para o Brasil com 3 filhos portugueses, e teve um filho temporão aqui, que foi meu avô... e meu pai é filho temporão deste, todos os irmãos dele mais velhos que poderiam dar alguma informação já faleceram.

  • @Mojavesp O fato de vc saber e ter certeza que essa foi a data de chegada e da esposa e filhos já ajuda mto. Vou tentar procurar algo.


    Vc tem a certidão de nascimento do seu pai e consta o nome do Francisco? quem foi o declarante do nascimento? mas não consta de onde ele veio ne?

  • editado February 2022

    @Mojavesp

    • ACHEEEEIIIII eram de Ilha de São Miguel - Povoação - Paróquia Povoação (Nossa Senhora da Madre de Deus)


    Primeiro pensei na carta de Lomba do Cavalero, agente só manda carta pra onde tem parentes e conhecidos, vi que era na ilha de São Miguel em Povoação. Fui em Povoação em todas as paróquias e comecei pelo filho mais novo que 2 anos antes da viagem de 1993 era mais provável que tivesse nascido lá:

    Manoel - 1991 pagina 0045 - registro 137

    http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-PV-MAEDEDEUS-B-1891-1899/SMG-PV-MAEDEDEUS-B-1891-1899_item1/index.html?page=45


    Com o registro de Manoel confirmei que Francisco e Maria eram de lá também e paroquianos desta Igreja, calculei o ano de chegada menos 30 e cheguei no registro do seu Bisavô:

    Francisco 1962 - página 0050 registro 113

    http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-PV-MAEDEDEUS-B-1860-1869/SMG-PV-MAEDEDEUS-B-1860-1869_item1/index.html?page=204


    :DDDDDDDDDDDD

  • @Ecps MEODEOSSSSS, acredita que eu tinha revirado todos esses livros de S.Miguel, comecei pela Paróquia de Mãe de Deus que seria a mais provável e abri o leque, mas só dos anos de 63 e 64, que seria mais provável???? E fiz o mesmo caminho que vc, mas busquei por Engracia de 5 anos na época (pelo menos o nome era mais facil de reconhecer do que da Maria ou Manoel), mas nos anos de 88/89, se tivesse me ligado de procurar 1 ano abaixo teria aparecido, hahaha!

    Colega, VALEU MESMO!!! Agora até me animou a tentar fazer o processo sozinha...

  • editado February 2022

    @Mojavesp :DDDDDDDDDDDD Felicidade

    O casamento eu não achei mas tem que ver melhor e com calma, primeiro de Povoação - Povoação e depois das outras desde a Maria com 18 anos por volta de 1865 até 1893. Boa sorte!!! XDDD


  • @Ecps eita, me ocorreu algo agora! O Sr. Francisco veio pra SP com a esposa Maria Carreira e 3 filhos, mas no registro há um adendo informando que ele casou em 1968 com Jeorgina... agora complicou, sei que ele ficou viúvo no Brasil e voltou a Portugal pra casar de novo, vou ter que descobrir como e quando ele se casou com maria Carreira. Vou tentar a partir do registro que vc encontro do Manoel, filho mais velho.

  • @Mojavesp Qual registro tem esse adendo? E se vc conseguir a certidão de casamento de 1968 deve dizer viuvo de Maria Carreira... será? Vc sabe quando e onde ocorreu esse segundo casamento?

  • @Mojavesp Maria e Francisco tiveram outros filhos aqui no Brasil? Qual o nome do seu pai?

  • @Mojavesp @Ecps

    O casamento foi em 8 fevereiro 1930, assento no. 8. Jorgina é a tal mulher que seu pai falou.

    Havia procurado Engrácia em todas as freguesias de Povoação e também não encontrei.

  • editado February 2022

    @Mojavesp Todos estes registros mencionam Leme SP será que tem uma certidão de óbito para Maria carreira por lá?

    Nascimento de Francisco 1904 Filho de Francisco de Aguiar e Maria Carreira

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-RZSQ-2S?i=196&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6DGV-WTBZ

    Nascimento de José 1896 Filho de Francisco de Aguiar e Maria Carreira foi madrinha Maria Francisca de Aguiar

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-33W6-X?i=7&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A66NR-8LBX

    Nascimento de Antonio 1900 Filho de Francisco de Aguiar e Maria Carreira

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-RZSW-Z3?i=140&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6DGV-Q2XL

    Óbito de Maria José Aguiar Pessoa viúva e filha de Francisco de Aguiar e Maria Carreira contudo a data de nascimento diz 1900 tb o que bate com o Antonio. residente da rua João Ramalho Perdizes SP

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS7V-79M7-P?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A68V9-Y2LG

    Óbito de Maria da Conceição Aguiar Araújo filha de Francisco de Aguiar e Maria Carreira tb residente da rua João Ramalho Perdizes SP

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS7B-WS6Z-J?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A68V9-W5Y8

  • editado February 2022

    @Guilherme Moreira Quueeee? Chocada... Ele voltou pra cidade natal... diz viuvo de Maria???? Onde tá isso??

  • @Ecps Gentem, como voces levantam tudo isso no FamilySearch? Eu estou há anos montando a arvore da familia por lá e não consigo encontrar nada da familia, só consegui plantar o que coletei com meu pai, hahaha!

    Na história pelo que meu pai conta, Francisco d'Aguiar veio de Portugal com Maria Carreira (no embarque consta como esposa) e 3 filhos (Maria, Engracia e Manoel). Diz ele que Maria faleceu, e que ele voltou a Portugal pra se casar de novo (confirmado pelo adendo no registro) (suspeita de amor antigo abandonado na cidade natal? Óia o caô...) Mas ninguem soube dizer se ele voltou casado pro Brasil, ou se faleceu lá em Portugal. No jazigo da familia no Araçá meu pai diz que tem o corpo do Manoel e do Francisco Jr (tio do meu pai, e pai do meu pai)

  • Ah, sim, Maria e Francisco tiveram só 1 filho no Brasil, Francisco de Aguiar Junior, pai do meu pai.

  • editado February 2022

    @Mojavesp Então é coincidência esses outros homônimos em SP? Bate direitinho

    Portugal

    1886 a 1888 - Maria Conceição

    1887 a 1889 - Engracia

    1891 - Manoel (Tem certidão)

    Brasil 

    1896 - José (Tem certidão)

    1900 - Antonio (Tem certidão)

    1901 a 1903 - Maria José

    1904 - Francisco (Tem certidão)

    E as duas maria ainda moravam na mesma rua casas umas das outras... que louco

  • editado February 2022

    @Mojavesp

    Falei pra você que aqui tem uns detetives melhores que qualquer escritório de assessoria para dupla nacionalidade? rsrsrs

    Graças a este fórum e às várias pessoas competentíssimas e solidárias, que foi possível localizar os documentos dos meus familiares também.

    Estou estudando e me especializando na pesquisa genealógica também, para poder colaborar com o fórum, assim como @Ecps achou tudo aí para ti.

    Parabéns @Ecps !!!!!

  • @cristianomartins Awhnnnn Brigaduuu S2 É tão legal né! Eu adorei esse fórum, me ajudou mto tb quando comecei!! Agora vamos espalhar as energias boas!! Abssss

  • editado February 2022

    @Mojavesp


    Segue a documentação que precisará para o processo de NETO de português


    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O PROCESSO DE NETO

    - Certidão de nascimento do português tirado pelo Civilonline (se nascido após 1911, roteiro de como pedir AQUI) ou batismo religioso no Arquivo Distrital respectivo (se nascido antes de 1911, roteiro de como pedir AQUI). Você terá que mandar o original, total, narrativa, em papel, com carimbo em relevo e assinada pelo Arquivo Distrital com tinta

    - assento de transcrição de casamento. Pode ser dispensada se o português foi o declarante do filho antes de 1 ano de idade, e o cônjuge for BR (não português). se ambos forem portugueses, a transcrição é obrigatória.

    - Certidão de casamento do portuguÊs em inteiro teor certificada (não precisa apostilar) para fixar o nome adotado na vida adulta;

    - Certidão de nascimento do filho do português, em inteiro teor (digitada), apostilada;

    -Certidão de casamento do filho do portugês, se mudou de nome no casamento, em inteiro teor digitada, certificada (sem apostilar);

    - Certidão de nascimento do neto do português, por cópia reprográfica do livro (manuscrita), apostilada

    - Se mudou de nome no casamento, mande a certidão de casamento em inteiro teor (digitada), certificada (sem apostilar)

    - certificado de antecedentes criminais impresso do site da PF, com um print-screen da certificação (do mesmo site) no verso da folha. Tirar a certidão de antecedentes só na véspera que for mandar o envelope para Portugal. Tirar a certidão AQUI.

    - pagamento da taxa de €175 com cartão de crédito virtual (pode ser de qualquer pessoa), ou NuBank app. Pagamento de taxa para netos de portugueses AQUI.

    - impressão do e-mail recebido após o pagamento, como recibo

    - Formulário 1D recebido no e-mail acima, impresso a cores frente-e-verso na mesma folha, preenchido sem rasuras, e levar para assinar no cartório diante do tabelião para ser reconhecido por autenticidade (roteiro de como preencher o formulário, AQUI)

    - Xerox dos documentos, grampeie e guarde com você como referência. Mande de preferência via DHL-express (pesquisar locais que tem pontos DHL-Express AQUI) (ou sedex-ems - sedex dos correios não é muito indicado, pois tem índice de extravios) para:

    Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa (+351) 213 817 600 registos.centrais@irn.mj.pt

    - Se o requerente tem idade avançada, precisa uma Prova de Vida, a ser feita presencialmente no cartório, certificada e apostilada.

    - Fotocópia do RG ou do Passaporte (dentro da validade) com filiação do neto do português, autenticada e apostilada, desde que o RG ou o passaporte sejam recentes (não pode ter 10 anos ou mais). OBS: Não são aceitos CNH, cédulas profissionais, etc...


    ------------


    Mas como lhe disse, será MUITO mais rápido você entrar primeiro com o processo para o seu pai como filho, e depois de terminado todo o processo dele, a transcrição do casamento do seu pai lá em Portugal, aí você entra com o seu processo como filha de português.

  • @Ecps , @cristianomartins abismada aqui, MUITÍSSIMO OBRIGADA pela ajuda, voces são incríveis! Sobre os outros filhos, vou dar uma prensa no meu pai, essa história está estranha, hahaha! Maria que ECSP levantou o atestado de óbito acho que está mesmo no Jazigo do Araçá, junto com Manoel. Cristianomatins, vc comentou sobre prova de vida, existe alguma possibilidade de conseguir atendimento preferencial? Li algo a respeito de idade avançada ter essa vantagem, meu pai tem 78 anos e após essa onda de covid fico realmente apreensiva com nosso futuro incerto, e que algo aconteça durante o andamento do processo (deusolivre!)

  • @Mojavesp

    A prioridade para o processo de idosos não é algo normatizado em Portugal pelas Conservatórias.

    Ultimamente, segundo dados das planilhas aqui do fórum dos processos, alguns processos de idosos têm caminhado mais rapidamente, mas não houve o pedido pelo requerente o para isso. Vai de cada Conservatória e, se houver a prioridade, será automática, assim que eles verem a idade do requerente no formulário e nos documentos.

    Mas com 78 anos, mande a prova de vida feita em Cartório e apostilada aqui no Brasil, para não correr risco de cair em exigência.

    Você ainda está tranquila, porque, mesmo seu pai tendo 78 anos, ele é filho de português. Por mais que ele já estivessse falecido, você poderia tirar como neta.

    O problema é o neto do português ser idoso e falecer, aí os filhos não terão mais direito.

  • @cristianomartins , ele não é filho não, é neto, por isso a minha preocupação... acho que, em tempos de covid, a gente ficou mais atenta a fragilidade de perder um ente querido.

  • @Mojavesp

    O que você pode fazer é, já pagar o formulário 1D, aí quando chegar no seu email, já imprimi colorido frente e verso, já pega a assinatura do seu pai no formulário e vai com ele no cartório reconhecer a firma por autenticidade, bem como, já fazer a prova de vida no cartório.

    Mas isso se você já encaminhar o pedido do documento do seu bisavô português.

    Assim você fica "precavida", caso ocorra algo "natural", pois digo que a morte é mais natural que o nascimento. Para morrermos basta estarmos vivo. Todos os dias temos 50% de chance de terminar o dia vivo e 50% de chance de terminarmos mortos, isso para todos, independente de idade...

    Eu fiz isso com o meu pai, neto de português, e que tem 79 anos...

  • editado February 2022

    @cristianomartins bem complicado, vou ter que fazer todo o processo por procuração, ele faria esse reconhecimento de vida lá no cartorio dele e me enviaria? Eu estou em SP, mas ele foi de refugiar no interior da Bahia. Juro que vendo todo esse enrosco, não estou achando caro o valor do processo via advogados...

  • @Ecps , olha eu abusando da boa vontade de voces novamente... calculando que meu bisavô é de 1862, verifiquei todos os livros de registro de casamento entre 1882 a 1889 (nascimento aproximado do primeiro filho entre 86 e 89), não encontrei nada, haveria a possibilidade de eles não terem formalizado a união e mesmo assim batizado os filhos? Acho meio dificil isso em termos de Portugal antigo...

  • editado February 2022

    @Mojavesp Mesmo que vc escolha fazer por advogado ainda sim vc terá que providenciar os documentos aqui no Brasil exemplo a prova de vida etc. Outros aki são mais indicados a te dar informações sobre como fazer com procuração etc. qqr coisa tb Vc vai num consulado lá no nordeste com ele e faz a prova de vida, ou ele imprimi o formulário, preenche sob sua instrução, vai num cartório perto dele qqr, faz a prova de vida e te manda por correio... Não parece tão complicado, ele deve ter cartórios perto dele não?

    Olha, eu encontrei casamento de um irmão do Francisco D'Aguiar o José D'Aguiar e o nascimento de uma filha Maria de outro irmão Jacinto D'Aguiar (os pais são os mesmos Francisco e Victoria) nessa paróquia e sempre dizia que eles eram de lá. Eu sou de opinião que eles casaram na igreja sim... mas a Maria deve ser de outra paróquia e se casaram nessa e moraram lá perto da família de Maria Carreira e tiveram Maria e Engracia logo se mudaram para perto da família dele Francisco na paróquia onde achamos os documentos e onde ele nasceu... Temos agora que achar mais sobre Maria e dai ver se achamos o casamento na paróquia dela. Essa é minha opinião né.... rsrsrs


    Trabalho de formiguinha mas totalmente possível é ir em todas as paróquias da ilha uma a uma devagar com atenção e cobrindo os anos de 84 a 88. é chato mas querer é poder... vai de cada um né... deve ter como pagar por buscas tb, dai outros aqui podem te ajudar com isso tb.

    José Daguiar

    Maria filha de Jacintho DAguiar


  • @Mojavesp passando pelos livros achei uma Georgina... o nome é tão incomum quando eu passo oelos registros que eu preferi guardar rsrsrs vai que é a outra que casou com o Francisco né :DDDD Guarda ai pro futuro comparar...


  • editado February 2022

    @Ecps eu achei que ficava tudo incluso no valor do processo, ia pagar justamente pq estava muito complicado encontrar os registros... então não adianta nada acionar um escritorio, já que vou ter de entregar tudo pronto a eles... encontrei esse registro de nascimento de uma Maria Carreira em 1866, mas não acredito que seja ela, pois consta que os pais são João Jacintho Carreira (acho, está bem ruim a pagina) e Roza Amalia de Jesus. E o registro de nascimento do filho Manoel, diz que os avós dele (pais da Maria) seriam José Carreira e Joaquina Vieira...

  • @Mojavesp Não me entenda mal, certamente que mtas empresas irão te oferecer serviço de busca de documentos portugueses, e o valor das certidões estaria incluso no pacote, e o processo em Portugal em seu nome tb, mas geralmente algumas questões feitas aqui no Brasil são por vc, exemplo a prova de vida de seu pai, como alguém faria por ele?! certidões reprográficas de vcs dois etc Inevitável... Na hora de enviar alguns advogados de portugal tem despachantes aki que vc manda eles conferem, apostilam, vc paga e eles enviam pro advogado em portugal que junta com as certidões portuguesas e entra com o processo.... imagino tb que tenha como pagar esse extra e conseguir um escritório que tenha representação e despachantes aqui pra te auxiliar.

    Pede cotações pergunte mande emails e compare. Quando eu iniciei meu processo enviei email pra umas três empresas, eu fiz uma lista de procedimentos de processo e valores com e sem advogado.... No fim fui aprendendo e vi que dava pra fazer sozinha... mas eu tb adoro fazer listas e catalogar né XDDDDD então vai de cada um....

  • @Mojavesp Respire fundo e fique tranquila, vamos em frente q dá tudo certo, amanhã busco mais pra vc! Abs

  • @Ecps nossa, eu sou de artes graficas, nunca mexi com papelada, estou quase ficando louca só de ver a relação, e pra mim é muito caro sair do ABC e ficar batendo perna em cartorios de SP. Não faço ideia do que é essa bendita transcrição, nem apostilagem, sei que correio pra Portugal é caríssimo (mando as vezes pacotes pra Alemanha), então realmente não sei... estão me cobrando 1800 pela documentação, e 2000 de honorarios, eu nem tenho esse valor mas daria um jeito de levantar só pra agilizar (já tentei resolver coisas no Detran é eles fazem tanta buricracia que descobri que pagando despachante tudo funciona as mil maravilhas). Vou perguntar o que estaria incluso nesse valor então.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.