Dúvida nos documentos a enviar para pedido de cidadania

Boa noite,

Tenho algumas dúvidas referente ao pedido de cidadania portuguesa.

Minha avó e filha de portugueses. Vou pedir a cidadania dela primeiro. Já localizei todos os documentos e estão todos em ordem e retificados. O casamento dos pais da minha avó já está transcrito em Portugal e averbado na certidao de batismo deles. Para o processo de cidadania da minha avó, e necessário enviar a certidão de casamento dos pais dela mesmo já estando transcrito e averbado em Portugal? Gostaria de saber também se e necessário o envio das certidao de batismo dos dois ou só da mãe o do pai já e suficiente sendo que os dois eram portugueses. O óbito deles não foi transcrito ainda. Devo pedir a transcrição antes de solicitar a cidadania da minha avó?

Muito obrigado

Comentários

  • @Fabiolasalvia , se seus bisavós nasceram após 1911, peça a certidão do avô pelo civil online. O casamento já deve estar averbado na certidão dele.

    Não precisa averbar o óbito para o processo de cidadania.

  • Letícia muito obrigado. Sim já encontrei as certidões e já está averbado. Tenho q enviar as duas certidões de batismo? Eu encontrei um erro mínimo na certidão de batismo da minha bisavo. Na certidão dela o nome da mãe dela aparece como Leitoa porém em todos os outros documentos estão como Leitão. Inclusive na transcrição do casamento em Portugal estão como leitão. Não sei se isso seria um problema. Vou levar minha vó no consulado para fazer a prova de vida e assinar o 1C e vou levar pessoalmente em Portugal.

    mais uma vez obrigado pela ajuda.

  • @Fabiolasalvia , basta mandar a certidão do bisavô. Como o casamento está transcrito, não importa quem foi o declarante do nascimento de sua avó.

    Antigamente, em Portugal, flexionavam os apelidos (sobrenomes) em gênero - Cardoso/Cardosa. Coelho/Coelha...

    Por isso, Leitoa e leitão não seriam divergências. Mas basta mandar 1 certidão.

  • @Leticialele Desculpa más tenho uma última pergunta. Identifiquei um erro em uma das certidões porém não sei se vai fazer diferença.

    Ma certidão de nascimento da minha avó, os avós materno dela estão como Antônio Francisco Leitão e Alexandrina Maria Leitao. Porém em todos os outros documentos o nome do avô dela e Antônio Francisco Leonardo. Será que vai ter algum problema? Eu vou dar entrada com a certidão de nascimento do pai da minha avó.

  • @Fabiolasalvia , em que outros documentos o nome aparece diferente?

    Do avô, vai precisar do assento de batismo português, certificado (se for anterior a 1911);

    Certidão inteiro teor do pai/mãe (filho do português) O nome do pai deve estar Antônio Francisco Leitão (como na certidão de sua avó);

    Certidão por cópia reprográfica do livro da requerente (sua avó). O nome do avô está Antonio Francisco Leitão.

  • @Leticialele

    O nome correto do avô materno da minha avo e: Antônio Francisco Leonardo.

    certidão de nascimento da minha avó (filha de portuguêses): Antônio Francisco Leitao

    certidão de nascimento da mãe portuguesa da minha avó: Antônio Francisco Leonardo

    certidão de casamento dos pais Portugueses da minha avó: Antônio Francisco Leonardo

    Transcrição de casamento em Portugal dos pais portugueses da minha avó: Antônio Francisco Leonardo

    Estou com dúvida se devo retificar o nome dele na certidão de nascimento da minha avo no Brasil.

    Como os pais da minha avó são ambos portugueses, o pai dela foi o declarante na certidão de nascimento dela e o casamento dos portugueses já está transcrito, se eu enviar o pedido de aquisição por parte do pai dela, enviando a certidão de batismo dele, a qual está todo nos conformes, seria muito arriscado não fazer a retificação do nome do avô materno? A única maneira de constatar o erro seria se eu enviasse a certidão de batismo da mãe dela ao invés ou se o casamento não tivesse transcrito ou algo parecido pelo que eu pude entender. Mas não seria o caso. Vou estar enviando todos os documentos por parte de pai.

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @Fabiolasalvia

    Vc teria varias opções, porém a mais simples e barata é usar a certidão brasileira de casamento dos pais portugueses para retificar o nascimento da filha.

    Leve uma xerox e o original (só para ser visto. Essa fica com vc) e faça um pedido de Retificação administrativa no cartório onde se encontra a certidão de nascimento da filha.

    Quanto mais docs brasileiros com o nome correto, melhor.

    Se a Requerente tiver mais de 60 anos (alguns dizem 65), ela tem prioridade no processo.

    Ao final, lembre-se de pedir a certidao retificada EM INTEIRO TEOR POR CÓPIA REPROGRÁFICA APOSTILADA.

    Confire tudo em busca de erros.

    Olhe esse tópico do caso do @Jonvasques que é similar ao seu e está bem completo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/19911/busca-de-certidao-da-minha-bisavo/p4

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.