Ajuda para achar certidão de nascimento

Olá, estou procurando as certidões dos meu avós portugueses, mas não consigo achar nenhuma pista de nada! Alguém poderia por favor me ajudar? Os dados que tenho são:


Eliza/Elisa de Jesus Marques

nome da mãe: Maria do Carmo

nome do pai: Antonio Manoel/Manuel Saraiva

nascimento: 08/08/1909 (a minha família diz que ela nasceu em Freixeda do Torrão, mas não acho nada)

óbito: 24/05/1986 (em São Paulo)


Luiz Marques

nome da mãe: Josefa Marques

nome do pai: não consta em nenhum documento

nascimento: 11/08/1906 (supostamente em Guarda)

óbito: 31/08/1964 (em São Paulo)


Agradeço desde já!

«1

Comentários

  • @laismarques

    Possível inventário da bisavó materna? Menciona a freguesia de freixada.

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1163739

    Vc pode baixar o documento. Acho que custa 0,25 euro por pagina.

    No canto superior direito, vc clica em pedido de reprodução.

  • @laismarques A Paróquia de Freixeda do Torrão é no distrito da Guarda, então tem grandes possibilidades dos dois terem vindo do mesmo lugar, vc tendo as datas e a Paróquia vc devia solicitar uma busca paga no site do Distrito que o nosso Colega Guimoss postou. Infelizmente esse Distrito não tem tantas imagens digitalizadas pragente confirmar antes... :'(

  • Sera que poderiam me ajudar? Sou novo aqui e não entendo muito bem.

    Estou procurando o assentamento da minha bisavó ( Aice Martins Nunes ). Só sabemos data de nascimento ( 06.12.1894) e o nome dos pais ( Luiz Martins Nunes e Rosa Candida nunes). Na certidão de casamento dela consta que é portguesa, que os pais residiam em portugal e que foi apresentada documentação nos proclamas. Solicitei a habilitação do casamento e o cartório não tem.

    meu tio diz que veio da Ilha da Madeira. Minha mãe diz que veio da terceira de açores.

    Tem chances de eu achar somente com esses dados?

    Muito obrigado

  • @Vinibrother

    O nome da sua bisavó é AICE mesmo ou é ALICE?

  • @Vinibrother

    Nesse registro, aparece o nome da Rosa, mas o marido é outro:

    https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/details?id=742270&detailsType=Description

    Se vc acha que é da Ilha da Madeira, aqui está onde vc pode procurar:

    https://tombo.pt/i/terceira

    Se vc acha que é da ilha terceira de Açores, busque aqui:

    https://tombo.pt/i/terceira

    Basta escolher a freguesia, estimar o ano e olhar os livros.

    Boa sorte!

  • Ola, gostaria de saber quem pode me ajudar na busca da certidão de baptismo de meu Trisavô.

    Já encontrei todas as certidões necessárias aqui no Brasil, menos a do português.

    Abaixo vou colocar todas informações que tenho:

    Nome: Mano(u)el dos Santos Rocha - Em alguns documentos consta o nome dele com a letra "o", e o óbito dele com a letra "u". E alguns documentos estão só com "Manoel Rocha"

    Nascimento: entre 19/11 a 31/12 de 1885 - Portugal

    Òbito: 18/11/1942 - 56 anos - Osasco-SP

    Pai: Joaquim dos Santos - Nascimento: 1845 (estimado) - Nelas, Viseu, Portugal

    Mãe: Maria da Piedade - Nascimento: 1849 (estimado) - Nelas, Viseu, Portugal

    Casamento: 14/03/1911 - Santos-SP Conjugê: Maria Victorina (solteira) / Maria Victorina Rocha (casada)

    Tiveram 7 filhos, as infomações que tenho é da filha: Noemia Rocha Rodrigues - Nascimento 28/06/1913 - Santos ; Obito 06/09/1991 - SP


    Obs. Casamento dos pais do Manoel (Joaquim e Maria Piedade) foi na Nossa Senhora da Conceição - Nelas, Viseu, Portugal.


    Agradeço desde já a todos que possam me ajudar.


    Muito Obrigado!!!

  • @guimoss muito obrigado. Vou tentar achar

  • @Vinibrother

    Desculpa, na msg acima eu mandei o mesmo link para Ilha da Madeira e Açores.

    O correto da Ilha da Madeira:

    https://tombo.pt/d/madeira

    Abraços

  • @leodipaula

    Na certidão portuguesa de cadamento, nao menciona a freguesia dos nubentes?

    Aparecem muitos sobrenomes parecidos no Porto e Aveiro.

    Tinha um na freguesia de Castro Daire (Viseu) ,mas a esposa tinha nome diferente:

    249021 Manuel Dos Santos Rocha Castro Daire Porto Joaquim Dos Santos Rocha Ana da Rocha Trabalhador 37 Rio de Janeiro Casado

    Boa sorte!

  • @leodipaula

    A data de nascimento do Manuel parece não estar correta, pois a irmã Mariana nasceu em 25/03/1886 (assento 24):

    PT-ADVIS-PRQ-PNLS03-001-0007_m0084.tif - Baptismos - Arquivo Distrital de Viseu - DigitArq (arquivos.pt)

    Irmão António, assento 57, de 1879.

    O casamento de Joaquim dos Santos e Maria da Piedade não consta do livro de índice da freguesia de Nelas, mas é o nº 9, de 1877:

    PT-ADVIS-PRQ-PNLS03-002-0002_m0160.tif - Casamentos - Arquivo Distrital de Viseu - DigitArq (arquivos.pt)

    O livro índice de batismos também tem muitas falhas, portanto precisa folhear os livros da freguesia, pelo menos a partir de 1877.

    Nelas | tombo.pt

  • editado February 2022

    @Vinibrother Tenho a impressão que eu achei a entrada de Rosa Candida e filhos no Brasil. Pq diz Rosa Candida e 5 filhos que inclui uma Alice de 10 anos e isso foi em 1904. Veio sem marido mas diz casada. Não tem porto de embarque dela mas diz Day 4 no canto, Navio Saiu de Hamburgo e fez escalar, talvez se achasse o itinerário do barco daria pra saber de onde partiram. Contudo com a pesquisa de chegadas de Nunes Martins e Rosa Candidas no Brasil é interessante ver como a grande maioria procedeu da Ilha Terceira.


  • @Vinibrother Olá não consegues me ajudar a saber como faço para encontrar o registo de nascimento do meu avô ele tinha passaporte português, era marinheiro nos barcos holandês nos anos 1970.

    Nome: João Nascimento Dias


    Faleceu em Cabo Verde em novembro de 1990

    Natural de Cabo Verde ilha de Santo Antão.

    Obs: E possível uma pessoa ter passaporte português e depois não encontrar o registo de nascimento português dele.

    Muito obrigada..

  • @Vinibrother

    Pode acreditar na sua mãe e na @Ecps

    Assento no. 5, de 1895, da freguesia de Vila Nova, concelho de Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores:

    http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-PV-VILANOVA-B-1890-1899/TER-PV-VILANOVA-B-1890-1899_item1/index.html?page=145

  • editado February 2022

    @Vinibrother Encontrei o registro de passaporte da Rosa Candida Casada com o Luis Martins Nunes, diz o nome da mãe e dos filhos mas as idades estão confusas e por isso não achei ainda o registro da Alice, Rosa era de Ilha Terceira, Praia da Vitória, Agualva


    Página 230 - registro 377

    Passaporte - http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/PASSAPORTES-TER-1902-1906/PASSAPORTES-TER-1902-1906_item1/index.html?page=230

  • @Guilherme Moreira Wooooow teve a manha, eu tava na freguesia errada porque o passaporte dizia Agualve, mas ela deve ter mudado, contudo ele deve achar o registro da Rosa Candida em Agualve. Toooop

  • @Guilherme Moreira Cê acredita que eu passei na freguesia de Vila Nova mas não fui até Janeiro XDDDD kkkkkkk

  • @Guilherme Moreira, Meu Deeeuuus, não sei o que posso fazer para te agradecer, irmão. Foi uma choradeira sem fim aqui hoje. Minha família está enlouquecida. Muito Muito obrigado por ter se interessado em me ajudar.

    Eu não tinha chegado ainda na freguesia de Vila Nova, estava procurando livro por livro, conforme @guimoss me explicou. Eu estava terminando as Freguesias de Angra do Heroísmo para entrar em Praia da Vitória e eu ia demorar porque Vila Nova era a última na lista.

    @Ecps muitíssimo obrigado por toda ajuda, pelo passaporte que encontrou e por disponibilizar seu tempo. Muito obrigado pelo passporte, minha mãe e meu tio estão muito emocionados,

    Muito obrigado, gente. Sem palavras para agradecer vocês três. Eu não fazia ideia de como fazer.

  • @Vinibrother Estou muito feliz por vc e sua família, daki em diante só felicidade!!

    Agora que vc sabe onde ela nasceu fica fácil achar mt gente se vc tiver interesse em montar sua árvore.

    Eu achei o registro de casamento do Luis e da Rosa - 1883 - página 0007 - registro 12

    Pelo casamento vi que Luis tinha 21 anos e daí achei a certidão dele. Parece que quando nasceu os pais não eram casados e foi tido como ilegítimo mas tem uma averbação de que ele foi "legitimado pelo casamento" XDDD. 1862 - página 0006 - registro 13

    Rosa tinha 19 anos na certidão tem averbação do falecimento, os padrinhos eram um filho e uma filha de Manoel Martins Nunes e o avô por parte de mãe dela tinha Martins. Pelo jeito famílias super ligadas. 1862 - página 0010 - registro 22


    Abraços Elis

  • Bom dia!

    Primeiro parabéns a todos do fórum, a disposição em ajudar é impressionante!

    Gostaria de pedir ajuda para encontrar as certidões dos meus avós portugueses:

    1. Nome do português, ano de nascimento e filiação; nas certidões de nascimento dos filhos do português terão os nomes dos pais do português – serão os avós.

    Avô: Antonio Jose Ferreira

    Avó: Maria Rosa Ferreira

    2. Freguesia, Concelho , Distrito – ou uma região de naturalidade; as pessoas mais velhas da família podem ter referências.

    Não sei.

    3. Data da emigração;

    Não sei, mas pelo nascimento da filha (item 7) estimo que emigraram para o Brasil entre 1900-1930.

    4. Porto de desembarque e o nome da cidade onde o português se fixou.

    Fixaram-se na cidade do Rio de Janeiro. Porto de desembarque não sei.

    5. Informar se emigrou junto com a família ou sozinho;

    Emigrou com a família.

    6. Estado civil na época da emigração;

    Casado.

    7. Nome da esposa e/ou filhos;

    Filiação: Rosa Ferreira (nome de solteira), Rosa Ferreira dos Santos (nome de casada), nascida no Rio de Janeiro em 15/02/1930. Possuo sua certidão de casamento.

    8. A certidão de casamento de inteiro teor pode conter dados importantes, além de ser necessária para o processo de cidadania;

    Não tenho.


    Pelo Family Search encontrei um registro homônimo de Barca, mas consta que casaram-se em Portugal no ano de 1932. Levando em conta que a filha nasceu no Brasil em 1930, parece ser um falso positivo, mas deixo aqui o registro:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/LD2P-JL7



    Havia postado na busca de certidões brasileiras (erradamente, des), mas agora não consigo mais apagar/corrigir a postagem inicial.

  • @yaya0707

    Vc não deixou o nome dos pais dos avós.

    Essa informação ajuda nas buscas.

    Informe também os dados do cartório e o bairro de residência, se vc souber.

  • Olá @guimoss,

    Infelizmente não temos os nomes dos pais dos avós, nem os dados de cartório e bairro de residência. Obrigado.

  • @yaya0707 Rosa tinha irmãos? Vc tem certeza que Rosa nasceu no Brasil? Vc tem certeza que a mãe de Rosa veio pro Brasil?

  • Olá @Ecps,

    Rosa tinha pelo menos um irmão "Tio Zé", não sabemos ao certo se ele também nasceu no Brasil. Ela nasceu no Brasil (Rio de Janeiro) em 15 de fevereiro de 1930 segundo consta em sua certidão de casamento, e a informação que temos é que Maria Rosa veio para o Brasil junto com Antonio Jose.

    Obrigado.

  • editado February 2022

    @yaya0707 Antonio e Maria são pais de Rosa... e vc não tem a certidão de nascimento da Rosa? Pq geralmente fala neta paterna e materna de... pq tem tantos Antonio José Ferreira casados com Maria e variações que sem ter uma data de nascimento de um dos portugueses, local ou filiação do português fica difícil.

    Tenho a impressão que pode ser a região de Aveiro e Porto mas como aprofundar? Mesmo que eu ache um Antonio José Ferreira que possivelmente tem uma data e idade aproximada e é casado com uma Maria como vou ter certeza que são eles sem saber o nome dos pais? E até pra vc entra e pedir cidadania teria que ter a certidão de nascimento da Rosa...

    Tendo a data do nascimento de Rosa eu acho que tem como pedir uma busca pela certidão de nascimento.... e com os nomes dos pais dos portugueses fica mais possível... a meu ver...

  • editado February 2022

    @yaya0707 Eu achei a certidão de casamento dela e diz que ela casou na 10 circuncisão ja tentou lá? e fala que morava na rua Monte alterne 85 casa 4 no Rio com os pais portugueses


  • @yaya0707

    Coloque todos os dados que vc tiver, separados por certidão e parentesco do Requerente.

    Cuidado com dados privados!!!

    O nome dos pais de Antonio e Maria se encontram na certidão dos filhos, como os avós maternos e paternos.

    Sem o nome dos pais, o leque das busca fica muito grande, impossibilitando uma informação precisa, pois os nomes eram comuns.

    Com os dados pedidos nessa msg, poderemos apontar um caminho para vc.

    Abraços

  • editado February 2022

    @yaya0707 Achei o nome dos pais da Maria Rosa Ferreira na certidão de óbito dela João Soteira? Maria Joaquina de Jesus, sendo assim imagino que se possa encontrar seu nome também como Maria Rosa de Jesus.


    Você falou do Tio zé... imagino que essa seja sua certidão de óbito e tem a data que nasceu.



    Não tenho certeza se é o Antonio José Ferreira pois a casa é outra, mas diz Português viúvo de Maria Rosa de Jesus e ela morreu 1 ano antes e dizia no óbito dela casada descasada. Diz que deixou 4 filhos maiores o da Maria Rosa diz o mesmo.



  • @yaya0707 Achei a certidão de nascimento da Rosa Ferreira na sexta circuncisão, cartório no centro. pq eles moravam no centro:


    Pais de Antônio José Ferreira - José ... (Emílio??) Ferreira e Rosa Pires

    Pais de Maria Rosa Ferreira - João Lourenço e (Maria) Joaquina de Jesus



Entre ou Registre-se para fazer um comentário.