Ajuda no início do processo

Oi! Boa tarde.

Antes de falar sobre a cidadania em si e as dúvidas que tenho sobre isso, vou dar uma resumida na minha atual situação e assim podem entender melhor o que necessito no momento.

Meu namorado irá mudar de país em poucos meses (vai para Barcelona, Espanha) e desejo acompanhá-lo. Porém, não tenho nenhum passaporte europeu e nem opções de visto de estudante ou trabalho.

Por isso, estou tentando pensar em TODAS as formas possíveis de fazer isso dar certo e poder ficar com ele em Barcelona por mais de 3 meses (visto de turista).

Eu tenho a possibilidade de reconhecer a cidadania portuguesa (por parte do meu pai) ou a italiana (por parte da minha mãe). A italiana já vi que seria um processo longo e mais caro. Por isso, estou pesquisando como poderia fazer a minha portuguesa.

Meu pai é filho de um cidadão português (meu primo já tirou cidadania para o meu avô quando ele fez o processo). Então, eu me torno assim neta de um cidadão português. Meu pai não tem cidadania.

Daí vem as dúvidas:

Gostaria de saber se é possível eu tirar diretamente a cidadania para mim (pular o meu pai);

Eu já li alguns tópicos aqui no fórum sobre atribuição de nacionalidade para netos de português e vi que um dos documentos necessários é a “Comprovação de efetiva ligação com a comunidade nacional”. Nisso, não dá pra entender direito no site (https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nacionalidade/) se dá pra comprovar APENAS com o certificado da língua portuguesa OU se precisa TAMBÉM de uma residência em Portugal por um tempo mínimo la. Alguém sabe me dizer o que seria isso de fato?;

Última dúvida - para compensar realmente eu tirar essa cidadania, eu precisaria que fosse um processo um tanto quanto rápido… vocês sabem se é possível isso ser feito em poucos meses? Teria algum jeito de agilizar o processo para eu ir pra Barcelona até maio, por exemplo? (Eu poderia ir pra Portugal antes para resolver isso mais rápido se for preciso).

Agradeço muito quem puder me ajudar!

«1

Comentários

  • De forma objetiva, seu avô é portugues, o mais rapido é seu pai tirar como filho e voce na sequencia novamente como filha. Os prazos somados sao mais rapidos que voce fazer como neta pulando seu pai.

    Certamente esse tramite todo não fica pronto até maio (nem o do seu pai, quanto mais dos dois) mas comece o quanto antes pra no fim acabar mais rapido, por obvio. Não tem diferenca fazer daqui enviando por FedEx/DHL ou indo pessoalmente.

  • @rmarquine

    Para você ter uma ideia dos prazos.

    Se fizer como neta, vai levar de 2 a 3 anos depois que os documentos chegarem lá.

    Se seu pai fizer como filho e depois você como filha do "novo português", Fazer pela ACP Porto. Cada um desses processos tem levado uns 6 meses depois que chegam lá. Ou seja, provavelmente não será em 2022 que você conseguirá a cidadania portuguesa.

    Quanto mais cedo começar, mais cedo acaba tudo e resolve a situação definitivamente. Precisará buscar arranjos intermediários para o período ate´a conclusão de tudo.

    Se você nasceu no Brasil. o conhecimento de português é presumido e isso atende os requisitos de ligação efetiva para netos. Não precisa de certificado nenhum.

    Acompanhe o tópico específico de filhos (1C) no ACP Porto:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

  • @CarlosASP e @renatoss

    muito obrigada pela resposta de cada um!

    então, eu e uma amiga minha (que essa inclusive já mora em Portugal e já tem a cidadania) estávamos aqui matutando tentando pensar em alternativas.

    e aí… surgiu uma ideia.

    eu reunir toooodos os documentos que eu precisaria para o processo (mas tirando diretamente eu, pulando meu pai) e ir pra Portugal e deixar todos esses documentos em alguma conservatória menor lá (com menos processos em aberto).

    depois disso, vou pra Barcelona de ônibus e espero de lá o processo.

    será que tem chance de isso dar certo?

    alguem aqui no fórum saberia dizer quais conservatórias eu teria mais chance de sucesso fazendo dessa forma?

    obrigada mais uma vez!

  • @rmarquine , os processos de netos levam de 24 a 36 meses e só tramitam na Conservatória dos Registos Centrais - Lisboa.

    Faça a cidadania do seu pai, como filho, pelo Arquivo Central do Porto e depois a sua, e, em aproximadamento 1 ano, você será portuguesa.

  • @Leticialele obrigada pela informação, Letícia!

    como consigo contato com esse Arquivo Central de Porto? Você sabe dizer?

    e aqui no fórum eu consigo achar também como estão as conservatórias lá? Contatos, tempos dos processos como estão indo?

    obrigada!

  • @rmarquine , o ACP não atende ligações!

    Pode juntar os documentos e mandar o processo de seu pai para lá. Atualmente, é a Conservatória mais rápida e segura! Os processos têm levado uns 6 meses.

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Faça o envio, preferencialmente, pela DHL.

  • @Leticialele obrigada mais uma vez pela resposta.


    E não querendo abusar da boa vontade de vocês aqui…

    mas onde posso achar a lista de documentos que preciso enviar?

    meu vô nasceu no Brasil. porém meu primo tirou a cidadania do meu vô. Então, qual documento preciso dele? Certidão de nascimento brasileira ou alguma identidade portuguesa?

    de casamento e de óbito também, ne? (Aliás, na época que meu primo tirou a cidadania do meu vô, ele ainda era vivo…)

    tudo deve ser reconhecido em cartório e apostilado… certo?

    e esses documentos serão os mesmos que precisarei para mim? Depois que meu pai tiver a dele?

    Obrigada!

  • @rmarquine

    Precisa da cópia simples da certidão de nascimento portuguesa de seu avô;

    Certidão de nascimento do seu pai, por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação, emitido há menos de 10 anos;

    Formulário 1C, impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado a qualquer cartório de notas para assinar e reconhecer a firma por autenticidade. Obtenha o formulário após o pagamento dos emolumentos, com cartão de crédito , em https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Print do email que encaminhou o formulário (também serve como recibo).

    Depois que pagar, olhe também na sua caixa de spam, às vezes vai parar lá.

    Boa sorte!

  • @Leticialele muito obrigada mesmo, Letícia!

    vou dar andamento aqui. Obrigada!!

  • Bom dia

    Enviei os documentos para transcrição de casamento dos meus pais para o consulado do Rio e em 1 semana ja estava com o assento, impressionada com foi rápido, esperava pelo menos 1 mes.

    Duvida:

    Posso colocar no formulário 1C para cidadania do meu irmão estado civil UNIAO ESTAVEL????

  • @Alexandraloth , coloque "União de facto", que é o nome em Portugal.

  • @Leticialele Oi! Por favor, vc podem tirar mais 2 dúvidas minhas?

    qdo meu primo fez a cidadania dele e do meu avô, ele já fez a transcrição de casamento do meu vô. eu preciso enviar essa certidão de casamento transcrita de novo do meu vô ou não precisa?

    e eu precisarei fazer a transcrição de casamento do meu pai. Como que eu faço isso, por favor? Que documentos preciso e onde levo/envio?

    obrigada!

  • @rmarquine , mande uma cópia simples da certidão de casamento de seu avô, se já não está averbada na certidão de nascimento dele.

    Por que você vai transcrever o casamento do seu pai? Não foi ele o declarante do seu nascimento?

    Em que Estado você mora?

  • @Leticialele essa cópia simples da certidão de casamento do meu vô, é a certidão normal aqui do Brasil? Só uma cópia simples normal?

    sobre a transcrição do casamento do meu pai… quando eu for reconhecer a minha cidadania (depois de tirar a dele)… vou precisar transcrever o casamento dele e da minha mãe, não vou?

    eu moro no interior de SP

  • @Leticialele oi! Desculpe incomodar novamente…

    eu consegui os documentos do meu vô pelo Civil On-line. Lá no site fala que a impressão do documento não vale como uma certidão.. que o que vale é o número de acesso.

    Gostaria de saber como que envio esse número de acesso pra eles junto às documentações quando eu enviar? Basta imprimir a página do civil on-line com os números?

  • @rmarquine , pode mandar a impressão da certidão! Quando forem analisar, eles vão verificar a autenticidade pelo Sistema!!

  • @Leticialele obrigada!

    e estava vendo aqui sobre o formulário 1C…

    quando eu for fazer a minha cidadania, provavelmente não estarei aqui no Brasil pra assinar lá na frente do cara do cartório (autenticidade). Meu pai que teria que ser o declarante.

    como que ele se torna meu declarante? Tem algum outro processo de procuração ou representante legal que temos que fazer pra ele poder assinar esse formulário como declarante pra mim?

  • @rmarquine , você pode autenticar a assinatura em qualquer Consulado de Portugal.

    Você pode deixar procuração para o seu pai, mas tem que ter poderes específicos para solicitar a cidadania portuguesa.

  • @Leticialele oi! Estou preenchendo o formulário 1C. E estou com dúvida em relação ao pagamento da taxa de 175 euros.

    eu vou pagar com cartão de crédito.

    o que devo assinalar no quadro 6 do pagamento?

    como que comprovo o pagamento da taxa pelo cartão de crédito?

    Obrigada mais uma vez!

  • @rmarquine , obtenha o formulário, com o recibo no cabeçalho, após pagar os emolumentos (175 euros) com cartão de crédito - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Mande, também, um print do e-mail que encaminha o Formulário, que também serve como recibo.

  • @Leticialele obrigada mais uma vez!!!

  • Oi! Dúvida aqui…

    estou já pra enviar os documentos pra Porto.

    porem… hoje busquei o RG do meu pai no poupatempo (pq ele estava sem RG e tivemos que tirar segunda via).

    só que… é o seguinte.

    meu pai é natural de São Paulo - SP. E no rg (essa versão mais recente) tem uma parte que tá escrito “registro civil: Campinas - SP CN:LV. x / FLS… etc”. Na parte de “naturalidade” está São Paulo - SP e essa parte do “CN:” está correta de acordo com a certidão de nascimento dele.

    meu pai casou e registrou em campinas (porém só vou averbar o casamento dele dps que a cidadania dele sair…). O que ficou confuso pra mim é que ficou essa Campinas aí no meio e a certidão que tô enviando dele é registrado em São Paulo.

    será que tem algum problema? Será que eles tbm ficarão confusos com isso?

    enfim… obrigada!!

  • @rmarquine , não terá problema. Ele deve ter renovado a identidade em Campinas, não?

  • @Leticialele entao… não. Ele fez aqui em Ribeirão Preto mesmo (onde moramos atualmente).

    Ele nasceu em SP, casou em Campinas e hj moramos em Ribeirão…

  • @rmarquine , não acredito que terá problemas!!

  • @Leticialele entao… fui hoje apostilar a cópia do rg e a certidão de nascimento. Daí conversei com o atendente de lá e ele disse que tá errado no RG mesmo. Então tive que voltar no poupatempo e pedir a correção do documento. Atrasou o meu processo :(

    e aproveitando aqui… estou com receio sobre a certidão de óbito do meu avô (que já é português). Realmente não preciso averbar e enviar né?

    vou enviar pra Porto: certidão de nascimento em interior teor por cópia reprográfica apostilada do meu pai, cópia colorida do rg apostilada do meu pai, cópias de certidão de nascimento e casamento do meu vô retiradas lá pelo civil on-line, formulário preenchido e reconhecido firma por autenticidade e print do e-mail de recebimento do pagamento da taxa.

    está correto né? Medo de estar esquecendo de algum detalhe…

  • @rmarquine , está tudo correto! O processo é bem simples, mesmo!!

    Não precisa mandar a certidão de óbito do avô!!

  • @Leticialele beleza! Muito obrigada mais uma vez, Letícia!

    dps que eu enviar pra Porto, onde acompanho o processo, por favor?

  • @rmarquine , vai receber, pelo email informado, o número do processo e a chave de acompanhamento pelo site da nacionalidade.

    Olhe também na caixa de spam. É um email "noreply"

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.