AJUDA - Erro na transcrição de casamento (Santos)

Olá, pessoal,

dando continuidade nessa minha saga (que pode ser acompanhada nesse tópico: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/19324/ajuda-necessidade-de-retificacao-todos-os-documentos-levantados#latest) estou agora com um problema com a transcrição realizada pelo escritório de Santos.

Resumo: na certidão de casamento de Mathilde da Conceição Revez, não consta nenhuma anotação sobre ela ter mudado de nome ou não.

Em muitos documentos brasileiros os nomes dela variavam entre Mathilde da Conceição Revez Gomes e Mathilde da Conceição Gomes.

O caminho mais lógico (inclusive indicado pelos cartórios) foi uniformizar todos os documentos como Mathilde da Conceição Revez Gomes, baseando-se na legislação que OBRIGAVA a mulher a adotar o sobrenome do marido. Fiz a uniformização dessa forma.

EIS QUE, ao enviar a solicitação de transcrição de casamento e óbito (que, inclusive, consta Mathilde da Conceição Revez Gomes) o escritório consular de Santos ignorou minha solicitação para que o nome dela incorporasse o Gomes e, AINDA MAIS, retirou o Gomes no óbito!

Ela ficou como Mathilde da Conceição Revez (nome de solteira) tanto no casamento quanto no óbito!

Ela sequer poderia fazer isso, pela legislação, ainda que não conste nada na certidão de casamento!

Agora estou sem saber como proceder... Devo reclamar com Santos? Devo ignorar e seguir mesmo assim? Deixo as certidões aqui para vocês darem uma olhada


Comentários

  • @Leticialele @gandalf

    Olá, amigos, podem me ajudar?

    Escrevi para Santos e eles me disseram que não poderiam incluir, somente se constasse na certidão. Isso me obrigaria a retificar a certidão judicialmente, pois teria que mexer no conteúdo dela!

    Sabem se isso é um problema para o pedido ou posso dar prosseguimento?


    Ficaria muito agradecido por uma luz nessa situação. Ah, a resposta de Santos vai na sequência:


  • @gabrielbarrella , certamente quem fez a transcrição ignora que , até 1967, o Código Civil brasileiro obrigava a mulher a adotar o nome do marido.

    Eu mandaria a documentação como se encontra.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.