Qual caminho seguir

Boa noite a todos!

Por favor, gostaria de ajuda em por onde começar o processo de atribuição da minha mãe. Para contexto, meus avós eram ambos portugueses, casados no Brasil, e hoje os dois são falecidos. Tenho a certidão de nascimento dos dois e o casamento de ambos e o óbito do meu avô já foi transcrito para que pudéssemos tirar o cartão cidadão da minha avó que ainda estava viva na época.

Minhas dúvidas são:


1. Como eu descubro o número de assento dos portugueses para preenchimento e envio do formulário?

2. É mais fácil tirar a cidadania pelo meu avô (declarante do nascimento da minha mãe) ou pela minha avó (que temos o cartão cidadão)?

Agradeço desde já a ajuda!

Comentários

  • editado January 2022

    @brunagscarfone , certamente o casamento de seus avós está transcrito em Portugal.

    Peça, pelo civil online, a certidão de seu avô. Custa 10 euros. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Mande cópia simples no processo de sua mãe, para o Arquivo Central do Porto.

    Não precisa do cartão cidadão de sua avó para nada

  • editado January 2022

    @brunagscarfone

    Se sua mãe estiver viva, o melhor é fazer dela primeiro como filha, e depois o seu como filha.

    Processos de netos demoram 3 anos. Processos de filhos pelo APC demoram 6 meses. X2, seria 1 ano.

    A recomendação é que faça a nacionalidade de sua mãe primeiro (mesmo que ela não sinta necessidade no momento) através de seu avô (declarante), e em seguida faça a sua. Mesmo que tecnicamente fique um pouco mais caro, é de longe o melhor caminho.

    Você pode fazer pelo ACP.

    Precisará fazer a transcrição do casamento dos avós, no consulado de sua área, porque ambos eram portugueses. É obrigatória tanto para nacionalidade de netos, como de filhos.

    Mude para esse tópico: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/273181/#Comment_273181

    e seguir esse roteiro (2 posts acima, com a pergunta que foi respondida nele): https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/268753/#Comment_268753

  • Muito obrigada pela rápida resposta, @Leticialele e @gandalf! De fato o casamento deles já foi sim transcrito para que, na época, tirássemos o cartão cidadão da minha avó! Vou fazer o pedido da certidão do meu avô para começar o processo da minha mãe. Esse fórum é de muita ajuda, parabéns pelo trabalho!

  • @brunagscarfone

    Quando seu avô nasceu?

    Se você fez a transcrição do casamento dele, já tem o assento, e basta uma cópia xerox simples do que já tem, se estiver informatizado.

  • @gandalf, ele nasceu em 1920! Minha mãe que fez o trâmite da transcrição do casamento aqui no consulado de São Paulo, mas eu questionei ela diversas vezes e ela falou que não recebeu nenhum documento quando fez a transcrição, apenas depois tirou o CC da minha avó :/ O documento que eu tenho deles são as certidões originais de nascimento

  • editado February 2022

    @brunagscarfone

    Você precisa da certidão portuguesa (assento de nascimento).

    Se não tem, então peça um assento português pelo civilonline. Fica pronto em até 24h úteis (já encerrou por hoje, pode pedir, mas só chega segunda-feira), e custa €10 pago pelo celular com cartão virtual, ou app tipo NuBank. Já virá com o casamento averbado. https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

  • Obrigada, @gandalf! Uma dúvida provavelmente tosca, mas... Eu estava vendo o site e lá tem algumas opções de certidão: a que eu devo pedir do meu avô é a de nascimento, certo? Olhei nos posts que vocês linkaram e continuei com dúvida, perdão.

  • @brunagscarfone

    Sim, para sua nacionalidade, o assento de nascimento.

    Se pedir o assento de casamento, virá o assento da transcrição que sua mãe fez no consulado. Mas como estará averbada no assento de nascimento do português, não precisa mandar. Eles mesmos consultam lá.

  • @gandalf, @Leticialele podem me tirar mais uma dúvida, por gentileza? Vi por aqui alguns posts sobre um selo digital, e estou em dúvida se as certidões que tiramos da minha mãe estão dentro dos padrões necessários para envio. Seria possível encaminhar para algum de vocês para conferência? Obrigada!

  • editado March 2022

    @brunagscarfone , no próprio selo tem o link para verificação da validade!! Faça a consulta online.

    Deve ser um site do Tribunal de Justiça do Estado em que foi emitida a certidão.

  • @Leticialele, obrigada pela resposta! Eu já tinha seguido esse passo, fiquei com dúvida porque não é bem um selo de autenticação que as certidões tem, mas sim um selo já impresso na certidão, com um QR code, no lado superior esquerdo. No apostilamento mesma coisa, um QR code. É assim mesmo?

  • @brunagscarfone , sim. Seu celular não tem leitor de QR code? Dá para ler!!

  • Sim, @Leticialele, tem sim! Hoje conferi o QR de todas as certidões e no site do apostilamento (https://apostila.cnj.jus.br/) estão todas corretas, no https://selodigital.tjsp.jus.br/consulta aparece apenas os dados do ato do pedido da certidão (data e hora, valor, etc). Acredito que esteja tudo ok então, certo? Obrigada!

  • @brunagscarfone , perfeito!! Está tudo certo, então!

  • Muito obrigada, @Leticialele, hoje mesmo vou levar na DHL. Logo mais espero estar adicionando boas novas à planilha :D

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.