Dúvida processo de Transcrição de Averbação de Casamento e entrada processo cidadania dos filhos

Olá boa tarde a vcs! Tenho a grata satisfação de informar que já consegui a minha cidadania.Agora gostaria de saber se posso dar entrada no processo de cidadania dos meus filhos ao mesmo tempo que dou entrada no processos de transcrição/averbação do casamento.Tem algum serviço de registo em Lisboa que faz os dois processos? E será que em quanto tempo cada processo leva em média para ficar pronto.

Agradeço mais uma vez pela vossa ajuda.

Muito Grata Rosana Terres

«1

Comentários

  • @rosana terres , faça a transcrição por um Consulado no Brasil.

    O processo dos filhos, faça pelo Arquivo central do Porto, atualmente a Conservatória mais rápida e confiável.

  • Bom dia Leticia,muito obrigada pela ajuda.Estou em Lisboa, onde posso fazer o processo de transcrição aqui?Você pode me dizer o nome do registo em Porto?Então posso fazer o processo ao mesmo tempo e não vai causar nenhum problema certo?Vc tem uma ideia do tempo médio para ficar pronto o processo de cidadania dos meus filhos?Muito obrigada pela ajuda de sempre.Vocês são sensacionais.Fiquem bem.Muito agradecida.

  • editado January 2022

    @rosana terres , o processo de transcrição pode ser feito na CRC de Lisboa (Não é e CRCentrais!!)

    Sim, pode fazer ao mesmo tempo,

    Quanto a seus filhos, se forem maiores, o processo leva uns 6 meses.

    Se forem menores, uns 4 meses.

  • Muito obrigada vou ver o endereço então e vou dar entrada no processo.Confirmando então, eles são de maiores.Eu vi uma lista de registo em vários lugares em Portugal.Tenha algum que além de ser confiável é menor ?Sei que de Almada ,Tondela e Silves não mais atendem.De novo, só tenho que agradecer a vocês.

    blob:https://forum.cidadaniaportuguesa.com/f562c594-549e-4b7d-9043-7fbb6b6d2288 There was an error displaying this embed.


  • @rosana terres , faça o processo de seus filhos pelo Arquivo Central do Porto. Atualmente, é a Conservatória mais rápida e confiável. Os processos têm levado 6 meses.

  • Leticia , Muito obrigada de novo.Gratidão.

  • Bom dia Leticia, será que é preciso realizar agendamento antes de me deslocar para a cidade do Porto.

    Caso negativo, você saberia qual o horário limite para dar entrada no processo, preciso ainda levar o formulário preenchido ou pode ser preenchido no local.Eu vi que tem pelo fórum que tem um email do Sr.Mario, será que devo enviar um email para ele.?.Desculpe-me pelas perguntas mas é que não gostaria de chegar lá e perder a viagem.Desde já agradeço e tenha um excelente dia.Abs.Rosana Terres

  • editado January 2022

    @rosana terres

    Não precisa fazer agendamento se chegar cedo, até 08:00. Abre às 9 e atendem a poucas pessoas, por ordem de chegada. O Sr. Mário já se aposentou faz tempo.

    Se fizer o pagamento pela plataforma do IRN, eles geram um formulário personalizado em PDF. Se você for entregar pessoalmente, pode imprimir o formulário padrão, e pagar no balcão. São diferentes, um Para filhos maiores e outro Para filhos menores é grátis. Sempre a cores, frente-e-verso. Preencher antes, sem rasuras. Pode ser com esferográfica, letra de forma.

    Poderia preencher lá, mas não deve, porque não daria tempo. Mas pode obter o form no Campus da Justiça, preencher, e autenticar os documentos. Só não entregue os documentos lá porque demoraria 3X mais tempo. Leve pessoalmente, ou mande para o ACP.

    As instruções estão no formulário, e pode ver os detalhes aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1

    Você não precisa ir até lá. Pode autenticar os documentos em qualquer balcão de nacionalidade próximo de sua casa, e mandar para o ACP pelo correio. Em 1 semana receberá a senha para acompanhar o processo online.

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto

  • Mais uma pergunta, preencho o documento mas como eles não estarão presentes, posso assinar o pedido por eles?

  • @rosana terres

    Você continua não marcando o destinatário de sua msg. Tecle: "arroba" seguido das 3 ou 4 primeiras letras, até que o nome apareça na janelinha, e clique nele.

    De que documento você está falando? O formulário-1C (ou 1D), tem que ser assinado no cartório, pessoalmente pelo requerente diante do tabelião, para que a assinatura seja reconhecida por AUTENTICIDADE.

    Se você está falando do pagamento, sim, o pagamento pode ser feito usando o cartão de qualquer pessoa. Por algum motivo sua pergunta passou a ser eles no plural. Isso não entendi.

  • @gandalf, desculpe-me pela falha.Agradeço muito à vossa ajuda.Quanto ao formulário posso preencher e assinar o pedido para os meus filhos, uma vez que eles não estão ou somente pode ser feito com a assinatura deles ?

  • @gandalf pode me confirmar o link do formulário de transcrição de casamento.Caso tenha um passo a passo para preencher agradeceria muito .Agradeço desde já.

  • @rosana terres

    Em geral cada consulado tem um estilo de requerimento. alguns o preenchimento é feito online, e você imprime ao final e leva ao cartório para assinar. Verifique qual é o seu consulado.

    O requerimento modelo: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021/p1

  • @gandalf Respondendo a sua pergunta :"De que documento você está falando? O formulário-1C (ou 1D), : Formulário 1C - Quadro 3 .Com base neste quadro eu como mãe, poderia preencher e assinar aqui em uma cartório em Lisboa? Certo. Peço à vossa ajuda confirmando. (tem que ser assinado no cartório, pessoalmente pelo requerente diante do tabelião, para que a assinatura seja reconhecida por AUTENTICIDADE). Muito agradecida pela ajuda.

  • @gandalf Se puderes responder a mensagem acima, agradeceria muito porque esta informação é fundamental para mim.Agradeço de novo pela atenção.

  • @Leticialele bom dia, será que vc consegue me esclarecer se para dar entrada no pedido de nacionalidade dos meus filhos ,preciso de uma procuração deles ou somente preencho no formulário 1C quadro 3?Eu não tenho a procuração deles aqui em Lisboa? Tem alguma outra forma de tirar,será que fazer o processo on line facilita?Ficaria muito agradecida de obter esta informação .Grata

  • @rosana terres , se eles são maiores, sim, você precisa de procuração deles, feita em cartório , com poderes específicos para solicitar a cidadania.

    Modelo do IRN: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/procura%C3%A7%C3%A3o%202.pdf?ver=2019-06-06-151648-553

    Embora na minuta de procuração conste a Conservatória de Registos Centrais, o processo pode ser entregue em qualquer Conservatória que tenha Balcão de nacionalidade, especialmente no Arquivo Central do Porto.

  • @Leticialele, muito agradecida pela resposta, caso os meus filhos tenham problema para emitir a procuração pública, como alternativa eles podem também preencher o formulário 1C e reconhecer firma e enviar pelo correio e em seguida eu entrego a documentação no Arquivo geral do Porto?

  • @rosana terres , sim! É até mais conveniente e mais barato!! Já mandam a documentação pronta para você, que só fará a entrega.

    Podem, também, enviar diretamente para o ACP, pela DHL.

  • editado February 2022

    @rosana terres

    Só agora vi seu post. Desculpe.

    O melhor é que você quase nem participe no processo, porque não há nenhum benefício.

    Você pode fazer o pagamento por eles (na verdade pode ser qualquer pessoa), um de cada vez, pela plataforma do IRN https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Vai receber por e-mail o formulário-1C personalizado com o nome e os dados do pagamento.

    É melhor que especifique seu e-mail, para que mantenha o controle, verifica se recebeu, e encaminha para eles o PDF e o e-mail.

    Imprimir a cores frente-e-verso, preenche, assina presencialmente no cartório para reconhecer por autenticidade.

    cópia certificada e apostilada do RG ou Passaporte (válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação)

    certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada

    cópia do e-mail de confirmação de cada pagamento

    cópia impressa (ou xerox simples) de seu assento português com o casamento já averbado (ou inclua o assento de casamento)

    só para as filhas (mulheres), se for casada, juntar uma certidão de casamento em inteiro teor, certificada (não precisa apostilar)

    Colocar os documentos de cada processo, completo em um envelope (cada envelope completo, com seus documentos). Faça uma cópia de tudo que está dentro de cada envelope, grampeia e guarda. Põe os envelopes dentro do envelope amarelo e compartilha só a remessa DHL:

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

    Como você vê, sua participação se limitou ao pagamento da taxa, e é opcional. Poderia ser feita no BR com Cartão virtual (pelo celular).

    Sobre o post anterior: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275854/#Comment_275854

    Se você reside em PT, você mesma deveria fazer a transcrição do seu casamento num balcão de nacionalidade. Verifique o que vai precisar. Não entendi por que você perguntou do consulado se mora em PT.

  • @Leticialele Muito obrigada pela sua atenção.Agradecida mais uma vez.

  • @gandalf Muito obrigada pela sua gentileza em me responder.

  • Bom dia! Gostaria de saber se a minha transcrição de casamento, que devo fazer antes de partir para pedir a cidadania dos meus filhos menores, deve ser feita via Consulado Português aqui em SP? É só preencher tudo no site e enviar os docs depois de pagar a taxa? Agradeço a atenção.

  • @Camimarq , faça pelo Consulado de Santos. É muito mais rápido que o de São Paulo.

  • @gandalf Boa tarde, estou fazendo um rascunho do preenchimento do pedido dos meus filhos e surgiu algumas dúvidas:No quadro 2 'so coloco um X mãe portuguesa , não preciso colocar o número do assento.No quadro 5 , deve-ser assinado na frente da pessoa no cartório nas duas linhas e no Quadro 6 - como vou entregar no Arquivo Central do Porto pessoalmente, pretendia pagar em euros no local, como deve-se preencher neste caso?.Muito Grata pela ajuda.

  • @rosana terres

    Siga o roteiro do fórum. Imagino que esteja mandando o assento informatizado junto no processo.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1

    No quadro 2, marque MÃE, e "SIM, Pretendo manter a composição do nome".

    No quadro 5, o requerente assina só na primeira linha. A assinatura tem que ser presencial, diante do tabelião (ou oficial português), para a assinatura ser reconhecida por autenticidade.

    Você pode pagar no balcão com cartão de débito ou em dinheiro. Quando a própria pessoa (ou seu procurador) entrega, o número do processo e senha são entregues na hora. Nesse caso, como está entregando o requerimento de terceiros, provavelmente mandarão por e-mail.

  • @gandalf Muito obrigada pelo esclarecimento ,então no campo 6 não assinala nada.,Certo,!Muitissimo obrigada.

  • @gandalf Boa tarde, apenas pode me esclarecer este ponto que vc escreveu :assina presencialmente no cartório para reconhecer por autenticidade.

    Para assinar o formulário somente poderá ser no consulado português no Brasil na presença de um Português ou em qualquer cartório? ,Além dos documentos mencionados, precisa também da certidão de antecedentes criminais?

    Muito obrigada desde já.

    Rosana Terres

  • @rosana terres , o reconhecimento da assinatura pode ser em qualquer Cartório de Notas. Leve o Formulário para ser assinado na frente do funcionário do Cartório.

    Filhos não precisam mandar certidão de antecedentes criminais.

    Basta o cópia simples do assento do português;

    Certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Formulário 1C obtido após o pagamento dos emolumentos (175 euros) com a assinatura reconhecida por autenticidade;

    Print do email que encaminhou o formulário.

  • @Leticialele Você é muito gentil.Muito obrigada.Trouxe esta dúvida porque li no consulado português em São Paulo que não aceita o formulário autenticado em cartório de notas e por isso coloquei a questão.Muito obrigada desde já.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.