Posso entrar com pedido da minha cidadania nem fazer a transcrição do casamento da minha mãe?
Olá pessoal,
minha situação é a seguinte: Minha mãe possui o assento Português por atribuição (neta de português), entretanto entramos com o pedido de transcrição de casamento dela em dez/21 em Ponta Delgada, porém estão falando que demora cerca de 180 dias para sair a transcrição.
Uma advogada me informou que como sou nascida a partir de 78 (31/10/1995), eu não preciso aguardar a transcrição do casamento dos meus pais para dar entrada na minha cidadania, gostaria de saber se isso realmente da certo e para qual conservatória eu deveria mandar o meu pedido.
Informações que podem ser relevantes para o caso:
- Meus pais ainda são casados, ambos vivos
- Meu pai é brasileiro
- Minha mãe conseguiu a cidadania portuguesa em 2021, porém ainda não possui cartão cidadão e passaporte, apenas o assento (porque a advogada falou que primeiro é preciso fazer a transcrição do casamento, estamos aguardando)
- A declarante da minha certidão de nascimento no Brasil foi minha mãe. (já casada na época e com sobrenome do meu pai).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@ingridhernandes
A questão do ano de nascimento, eu deixo para a @Leticialele responder.
Mas já vi algo parecido do que vc diz, salvo melhor juízo.
---
Acredito que, o pedido de transcrição do casamento tenha sido desnecessário para o seu caso.
Como a sua mãe, portuguesa, foi a declarante, resta saber se o registro foi feito antes de você completar um ano.
Caso a resposta seja positiva, vc não precisa esperar e pode entrar com o pedido de nacionalidade pelo Porto.
O prazo é de 6 meses em média.
@guimoss , muito obrigada!
Sim!, foi feito antes de eu completar 1 ano.
Vou reunir os documentos e enviar o pedido para o Porto então, muito obrigada.
Se tiver algum link de discussão sobre o pedido de cidadania direto pelo Porto para me indicar, agradeço.
@ingridhernandes
Boa sorte no seu processo!
O endereço do Porto:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest