E agora? (Textao)

Boa noite, amigos!

Estou atras do processo de cidadania para meu avô (vivo) e, assim, passar pro meu pai e pra mim.

Eu já achei o assento do meu avô (e se não me engano tem a averbação de casamento do meu bisavô com a mãe de meu avô).

Se tudo ocorrer como planejo, em breve terei:

Certidão de nascimento do meu bisavô (apostilhada e de inteiro teor reprografica)

Certidão do meu avô e RG atualizado (ambos apostilhados e com a certidão de inteiro teor e digitada)

Para que meu vô não corra atras das coisas, vai fazer uma procuração em meu nome.

Agora vem as dúvidas:

1) falta algum doc?

2) essa procuração é uma simples feita em qualquer cartório? Precisaria aí, no caso, da certidão de casamento dele com a minha avó (por conta dos regime de bens)? No modelo que achei esta escrito termos de la, como freguesia, etc. Mudo para os nossos? Preciso apostilar tbm?

3) Até onde sei, na certidão de nascimento do meu avô consta sim o nome de ambos os pais, registrado alguns dias após o nascimento (a mãe de meu avô era brasileira, se casaram aqui). Preciso transcrever esse casamento?

Ufa, acho que só isso rs.

Comentários

  • @Leognobrega

    Para que fazer procuração para você, se seu pai terá que ir ao Cartório para fazer ? Leve-o apenas para assinar o Formulário 1D e reconhecer a firma por autenticidade!! Simplifique as coisas! Será a única participação dele no processo.

    O assento de batismo do português tem que ser certificada pelo Arquivo Distrital (se for o caso de ter nascido antes de 1911)

    A certidão do filho do português tem que ser inteiro teor, apostilada

    A certidão de nascimento do neto tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada.

  • editado January 2022

    @Leticialele

    Embora ele mencione o avô e o bisavô, pelo que entendi o avô está vivo, e o @Leognobrega vai fazer os processos todos como filho (1C).

    Todos serão como filhos, porque todos estão vivos. Se for isso, para nacionalidade de filhos seria:

    O assento de batismo do português tem que ser certificada pelo Arquivo Distrital (se for o caso de ter nascido antes de 1911). Se ele nasceu depois de 1911, seria o assento informatizado, e nesse caso basta um xerox simples.

    A certidão do requerente é sempre por cópia reprográfica do livro (geralmente manuscrita), apostilada.

    Se ambos os bisavós eram portugueses precisa estar transcrito o casamento. Verifique.

  • @gandalf isso, meu avô e pai estão vivos, apenas meu bisavô (o português) é falecido, foi casado com a mãe de meu avô (brasileira). Ele nasceu em 1888. Ja achei o assento dele em Funchal, estou apenas aguardando a atendente da Conservatoria me mandar por email a copia certificada. Sim, minha ideia e passar de pai pra filhos em todos os casos.

    A reprografica é do requerente? No site do consulado diz que do requerente e digitada e do português sim é reprografica :(

    A procuração é uma simples, lavrada em qualquer cartório e apostilhada então?

  • @gandalf isso, meu avô e pai estão vivos, apenas meu bisavô (o português) é falecido, foi casado com a mãe de meu avô (brasileira). Ele nasceu em 1888. Ja achei o assento dele em Funchal, estou apenas aguardando a atendente da Conservatoria me mandar por email a copia certificada. Sim, minha ideia e passar de pai pra filhos em todos os casos.

    A reprografica é do requerente? No site do consulado diz que do requerente e digitada e do português sim é reprografica :(

  • @Leognobrega

    Ja achei o assento dele em Funchal, estou apenas aguardando a atendente da Conservatoria me mandar por email a copia certificada.

    Vc quis dizer do Arquivo Distrital? Pois o assento foi de 1888.

    Talvez, pela anotação, o registgo tenha sido informatizado.

    Nesse caso vc pode pedir pelo civilonline. Foi isso que vc fez?

    E se o assento foi feito pelo AF, eu sugiro que vc peça a copia em papel, autenticada a caneta, com carimbo em relevo.

    O arquivo da ilha da madeira deu a informação decwue a autenticação virtual é aceita, mas como o sfu processo deve estar em prioridade, é melhor pedir em papel.

    Conservatoria - civilonline - copia simples do assento.

    AD - copia em papel autenticada.

    Boa sorte!

  • @Leognobrega

    Você tem que pedir a certidão de batismo, como foi explicado. Marque "papel" ,as se eles fizerem a "digital certificada" não teria problema. Me parece que é a única forma que fazem por lá. Mesmo se marcar "papel", é isso que virá. Se for o caso, não se assuste.

    Você vai precisar da certidão de casamento para fixar o nome+apelido de seu avô. Se ele veio casado de lá, e isso não estiver averbado na certidão, vai precisar. Verifique quem foi o declarante dele, e se os pais dele eram casados.

    Em seguida, se quiser pode mudar para o tópico do ACP, onde achará muita informação relevante do que precisa fazer. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/273181/#Comment_273181

    Se preferir continuar nesse tópico, não faz diferença.

  • @gandalf chegou a copia com uma carta da Conservatoria, afirmando ser legitima e tal. Imprimo, autentico e apostilho? Amanhã ja vou solicitar a repografica do meu avô e fica faltando só o RG dele atualizado.

  • editado January 2022

    @Leognobrega

    Essa que veio tem um código de pesquisa e a certificação digital?

    No pedido, você marcou pedindo em papel, e certificada? E eles mandaram a "digital certificada"?

    Verifique que tipo de assento eles lhe enviaram. Eu nunca usei assim. Creio que do carimbo eles conseguem acessar uma imagem da certidão e validar a veracidade.

    Certamente tem que virar um documento em papel, para poder mandar no processo. A certificação digital é a autenticação, e sendo um documento português, não tem que apostilar. https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/identificacao-civil/cc/1/o-que-sao-certificados/?pp=1

  • Foi isso que me mandaram. Acredito que esteja certo, então, pois tem esse certificado embaixo né?

    Vou mandar isso então impresso, junto da copia do RG autenticada e apostilhada, a certidão repografica original e apostilhada, o recibo do 1C e o 1C. Acho que ate meio do mes que vem eu mando tudo <3 @gandalf vc é um anjo. Se trabalhasse no consulado teria uma plaquinha "You Shall Pass"



  • @Leognobrega , tem que mandar esse original que recebeu.

    Tire uma cópia para você.

  • Gente, boa tarde! Peguei a repografica do meu avô e la ta escrito que quem foi no cartório pra fazer o registro dele foi, creio, o cunhado do pai dele, irmão da mãe brasileira. Porém la consta "filho de fulano, português, natural de Portugal". Isso da certo?

  • @Leognobrega , terá que transcrever o casamento dos pais do seu avô, para estabelecer, juridicamente, a paternidade portuguesa. Feito isso, não terá problemas.

  • @Leognobrega

    "Thou shall do as Leticialele said and ye shall pass" Hehe

  • Aí danou-se rs.

    São aqueles passos dentro do site do consulado ne? 830,00, vai esperar sentado la ahahhaha ai, que tristeza

  • @Leognobrega

    Você tem prazo pra cumprir a exigência: 20+30 dias. A transcrição completa em 30 dias.

    Eles não vão esperar sentados. Se o processo não tiver resposta, ele entra em "deserção" e eventualmente será indeferido. Você terá perdido todo o esforço e dinheiro gastos até aqui.

    Precisa dos R$830 pra fazer a transcrição (€120 + uns trocados), e o valor da remessa pra responder prontamente à exigência (uns €40).

    Veja a Mensagem no envelope do canto direito da tela.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.