92 anos - Neta de portugues

Ola, tudo bem?

Estava ha anos fazendo minha arvore, em busca de cidadania italiana, mas somente recentemente percebi que minha avo paterna e neta de portugues.

Porem, estou super confusa com as informacoes que encontro online, e como meu caso eh bem peculiar, pensei que talvez alguem aqui consiga responder algumas duvidas...

No momento, possuo as seguintes certidoes:


Avo da minha vo

Nascimento: estamos aguardando receber, ainda nao vi a certidao entao nao sei se tem algo errado, mas nasceu em Portugal

Casamento: estamos aguardando receber a certidao, ainda nao vi a certidao entao nao sei se tem algo errado

Obito: Nao temos e nao achamos ainda - sera necessaria?


Pai da minha vo

Nascimento: estamos aguardando receber, ainda nao vi a certidao entao nao sei se tem algo errado

Casamento: Possuo, mas diz que o pai dele era brasileiro (sendo que era portugues) --> Isso eh um problema? E o nome da mae esta com sobrenome um pouco diferente da de nascimento.. na realidade, em todas certidoes (nascimento, casamento, obito, nascimento de outros filhos) o nome dela saiu com alguma coisa diferente (ou algum sobrenome diferente ou nome dela soletrado de maneira diferente).

Obito: Possuo, mas de novo o nome da mae esta um pouco diferente.


Minha vo (atualmente com 92 anos):

Nascimento: Possuo, foi declarada pelo pai e aparentemente tudo certo (apesar que na digital esta Elza e na escrita parece Elsa, mas todos os outros documentos estao Elza)

Casamento: Possuo, aqui faltou o segundo sobrenome do pai dela ("dos Santos"), mas o outro sobrenome esta presente.

Obtio: N/A


1) Com essas certidoes, eu conseguiria a cidadania para ela, e depois para mim? (meu pai ja faleceu, eu teria que pedir como neta tambem)

2) Se ela vier a falecer, o processo poderia seguir assim mesmo?

3) Se ela vier a falecer e pedirem alguma correcao complementar, eh possivel realizar as correcoes assim mesmo?

4) Eu poderia entrar com processo agora (assim que receber as certidoes), fazer a prova de vida dela e tudo mais, e ai DEPOIS corrigir o que tiver que corrigir nas certidoes proativamente enquanto o procesos corre? Ou seria melhor corrigir tudo primeiro e depois dar entrada, correndo o risco de ela vir a falecer, dado que ela ja tem 92 anos?

5) Estou confusa se preciso de certidao inteiro teor ou repografica para cada uma dessas, e qual o tempo de "validade" desde a emissao. Cada lugar fala uma coisa - onde posso encontrar as informacoes oficiais?

6) Minha avo nunca foi pra escola, mas obviamente fala portugues. Isso seria problema?


Desde ja agradeco de coracao!

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @femappa

    1) Sobre o avo português:

    a) vc já sabe os dados dele? Antes de pedir, seria interessante vc verificar por divergências.

    b) O casamento ocorreu no Brasil em ou Portugal? A esposa era portuguesa ou brasileira?

    c) O obito só seria necessário oara fixar o nome, mas vc pode usar a de casamento.

    2) Sobre o filho e esposa:

    Vc terá que verificar se há erros no nascimento do pai.

    Tem que bater com os dados do nascimento/batismo português.

    Aqui vc terá que verificar quem foi o declarante do nascimento dele. Se foi o português, a declaração se deu com menos de 1 ano e o casamento foi celebrado no BR, a TRANSCRIÇÃO É DISPENSADA.

    O casamento e óbito não são necessários para o processo de nacionalidade.

    3) avó

    a) Elza e Elsa não é divergência.

    Da avó-requerente, vc deve usar a DE INTEIRO TEOR POR COPIA REPTOGRAFICA.

    A digitada só é enviada, se estiver ilegivel. Esta isolada fará o seu processo cair em exigência.

    Se houve mudança no nome da avó-requerente, vc deve mandar a de casamento.

    Não acredito que a divergência no casamento trará problemas, mas du deixaria tudo reservado, caso haja algo, em razão da idade avançada da sua avó.

    Continua...

  • @femappa

    Dúvidas:

    1) Se vc tiver todas as certidões, a sua avó pode pedir como neta, com prioridade.

    Nesse caso, deve levar 6 meses. Talvez menos, em razão da idade avançada.

    Depois, vc pede a sua. Se não tiver prioridade, o processo deve levar entre 2 e 3 anos.

    2) Nesse caso, há vários posicionamentos, para todos os lados.

    3) igual ao 2.

    4) Eu enviaria e faria as correções depois. As correções levam de 1 a 2 meses e o processo leva 6. Se houver divergência, vc envia. Se não houver, vc nao faz nada.

    5) Todas as certidões são de inteiro teor digitadas, exceto a de nascimento da Requerente, que deve ser de inteiro teor por cópia reprográfica.

    Essas certidões tem validade de 1 ano, da data da emissão.

    6) o conhecimento da lingua portuguesa é presumido para nacionais de países lusófonos.

    Continua...

  • @femappa

    Deixe os dados (exceto os privados) dos envolvidos, que alguém confere para você.

    Vc contou o seu caso de forma genérica, o que pode afetar as respostas dadas.

    Eu também compraria créditos do Skype e assim que o processo fosse recebido, eu ligaria para a linha de registros e detalharia o seu caso, informando a data do recebimento e a pessoa que recebeu o processo, que deve ser enviado por dhl.

    A numeração está levando 130 dias. Esse prazo pode te prejudicar de forma irreparável.

    A ligação deve ser feita às 06:00 de Brasília, para um rápido atendimento.

    Marquei a @Leticialele , caso eu tenha esquecido algo.

    Boa sorte!

  • @femappa

    As instruções para o processo de neta.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/273707/#Comment_273707

    Pode ser que haja alguma diferença no seu caso concreto.

    Se tiver alguma dúvida, pergunte por aqui ou no topico da msg acima.

    Espero que tudo ande de forma veloz.

  • @guimoss , tudo corretíssimo!!

  • @femappa

    Na lista lista detalhada que apresentei no post mencionado pelo @guimoss eu teria dussas ressalvas a fazer:

    1) Requerentes com 85 anos ou mais, precisa fazer uma Prova de Vida no cartório, certificada e apostilada

    2) Faça um pedido de urgência

    No caso de sua avó, tudo leva a crer que teria prioridade automática pela idade, e nesse caso completaria em 6-8 meses. Mas alguns processos de idosos estão ficando esquecidos recentemente.

    Então, no caso específico de sua avó eu faria um requerimento (veja o formato aqui) solicitando explicitamente urgência no processo, tendo em vista a idade avançada da requerente, e que embora ela goze de boa saúde para a idade que tem, com a crise atual causada tanto pelo Covid-19, como outros tipos severos como H2N3 e H1N1, e doenças coronárias, para citar alguns, sempre há a possibilidade de que repentinamente uma situação mais grave possa advir. As estatísticas mostram que pessoas na faixa de idade dela possuem uma mortalidade próxima de 50%. Seria uma frustração nos planos de grande parte da família em efetivamente emigrar para PT, com desgaste financeiro e emocional, desperdício de recursos não apenas para a requerente, seus descendentes, mas inclusive para o IRN.

    Junte gráficos e estatísticas oficiais, como essas aqui onde quebrem por faixa etária. https://coronavirus.jhu.edu/data/disparity-explorer

    Em princípio a idade apenas não constitui motivo para pedido urgência, mas nada impede que você peça. Principalmente já que parece haver um entendimento na Conservatória de que idosos devem ter prioridade automática. Quem hoje tem 95, se demorar 3 anos, ela terá 98. O risco de vida vai aumentando. Basta olhar o gráfico acima, e os que chegam a 80+, é a metade dos que chegaram a 75 (na média), que é a metade dos que chegaram aos 65. (a barra cinza do gráfico)

    Faça um requerimento curto, bem formatado, e com documentação que prova seu ponto. Seja convincente.

    Boa sorte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.