Finalizando o processo

Caros ,meu processo chegou ontem na bola 5 , faltam a 6 e 7 ,eu sei .

Mas em abrll vou para Portugal e quero saber como finalizar o processo estando em Portugal, ao chegar recebo autorização de estar no país por 90 dias , depois disso peço prorrogação, até aqui , consegui entender.

Mas o que fazer quando a bola 7 aparecer ? Posso eu mesma fazer o registro ? Onde e como ? Li que pode demorar 4 meses esta etapa, consigo apressar o registro ? Depois passaporte e cartão cidadão, onde e como ? Qual a sequência? Registro ,cartão cidadão, passaporte, nif , estou perdida nesta parte , obrigada pela ajuda !

Comentários

  • @BethBucker

    Imagino que esteja indo sozinha, sem família.

    De qualquer forma, tenha passagem de ida-e-volta, seguro saúde, dinheiro suficiente, e reserva de hotel ou airbnb. Como turista. Veja as regras para entrada como turista, em virtude da pandemia. As regras são ajustadas a cada 2 semanas. https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/prevencao/prevencao-dos-viajantes/

    O registo é gerado automaticamente pelo IRN. Quando tiver a Bola-7 verde, pode se dirigir antes das 8 da manhã ao Campus da Justiça em Lisboa, com o número do processo e seu passaporte, e lá imprimirão o assento, e farão seu CC no mesmo dia, retirando à tarde. Marcarão para retirar o Passaporte no dia seguinte.

    As outras coisas você ainda vai aprender com o tempo, como ter um plano de saúde (número de utente), responsável fiscal para o NIF, etc. Tem que ter morada fixa, para ter um domicílio eleitoral.

    Tendo entrado como turista, tem que sair como turista e entrar de novo como cidadão. Assim como entrou tem que sair. Com o mesmo passaporte que usou para entrar, para fechar a sua entrada. Talvez consiga alguma alternativa no que venha a substituir o SEF, que está extinto.

    Pergunte novamente quando estiver mais próximo. Forneça mais detalhes de seus planos de viagem, e do seu processo, data em que foi recebido na conservatória, data da senha, qual conservatória, qual a modalidade, número do processo (1234--/YYYY), se vai sozinho ou com a família, etc. E que tipo de informação adicional está buscando. Tirar os documentos será o menor de seus problemas, como pode ver. Mas até a escolha da companhia aérea importa por causa da pandemia. Se o vôo tem escalas e onde seriam. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17961/viagem-para-portugal-na-pandemia/p1

  • @gandalf Obrigada pela resposta, seguem mais informações : Sim , estou indo sozinha como turista , processo via sefardita número 37XXX / 2020 , dei entrada em junho 2020 em Lisboa , em abril 2021 foi para a Conservatória de Santo Tirso (Porto) e foi para a bola 4, ou seja depois de 8 meses saiu da bola 4 para a 5, Vou em Abril para ficar 2 meses, caso tenha ido para a bola 7 neste período faço o Registro e outros que possa fazer estando lá , volto para o Brasil para buscar a mudança, e ficar de vez.

    O registro me disseram que demora 4 meses, entendi que eu mesma posso ir no Campus da Justiça e dar a entrada , enfim...assim que virar 7 volto para mais dúvidas !

  • editado January 2022

    @BethBucker

    Joguei seus dados na planilha (para ver em relação a outros), e de fato sua previsão de finalização foi 11/01/22.

    Creio que poderá ter o Despacho de aprovação (bola 6 verde) a qualquer momento e Finalização com o assento 2-4 meses depois.

    Mas como está em Santo Tirso será uma incógnita. Não sei quanto tempo levam. Esses tempos acima seriam para Lisboa.

    SIM, assim que sair o assento, pode ir ao Campus da Justiça com seu passaporte pela manhã, fazer o CC, e retirar no mesmo dia à tarde. Quando retira já pede o PEP que fica pronto no dia seguinte pra retirar no aeroporto, ou lhe mandam pelo correio.

  • Ola @gandalf

    Já tenho um NIF e estou em processo de nacionalidade portuguesa. se for aprovado, quando for tirar o CC, tenho de trazer o documento NIF que as finanças me deram? Aliás era preciso mandar esse documento junto com o processo de nacionalidade?

  • editado January 2022

    Oi @gandalf , tudo bem ? Gostaria de saber se vc teria uma estimativa da emissão do meu assento, por favor? O meu processo e via sefardita e já faz 3 meses q estou no aguardo do assento... seguem as datas do meu processo;


    Enviado: 17/06/20, via DHL

    Recebido no ACP: 22/06/20 Por: Mônica Silva

    Recebimento da senha: 01/07/20

    N° do processo - 41XXX / 2020

    Bolinha 1 - 01/07/2020

    Bolinha 2 - 30/03/2021

    Bolinha 4 - 28/05/2021

    Bolinha 6 (marrom) - 30/07/2021

    Bolinha 7 (marrom) - 15/10/2021

    Obs.: Sem urgência


    Mais um vez muito obrigado

  • @cubasdrummer

    Há poucos processos concluídos que deram entrada pelo Porto. A tendência parece ser 180 dias entre a aprovação e o assento.

    Pelo tempo de duração na Conservatória, a sua previsão seria agora no próximo dia 18/01/22, mas pelo andamento, se de fato levar 180 dias para receber o assento como outros relataram, pode demorar ainda 90 dias.

    Historicamente sempre se considerou a duração como um tempo total entre a numeração e o assento. Mais recentemente, por vários motivos, passei a formar uma nova teoria, (que ainda não foi comprovada) de que o processo teria duas fases. Uma até a aprovação. Outra da aprovação até o assento. E cada uma teria seu próprio tempo. Em breve saberei (provavelmente tarde demais para dizer sobre o seu).

    Por isso eu lhe dei essas duas datas: 18/01/22 (no método tradicional) ou 15/04/22 (no método ainda em teste).

    Eu creio que a data de janeiro é a mais provável. Saberemos até o final da próxima semana. :-)

  • @gandalf excelente, D'us te ouça que ainda seja agora em janeiro hehe, mais uma vez mto obrigado pela atenção e o cuidado das respostas meu querido.

  • @gandalf Obrigada pela resposta, para sua planilha , hoje virou para bola 6 marron , suponho que deve demorar para ir para bola 7 uns 2 a 3 meses segundo a sua previsão, Beth

  • @BethBucker

    Seu processo já deve estar sendo aprovado (bola-6 verde) nesta sexta, dia 21, ou no máximo até a próxima semana.

    Esse é o momento da decisão. Depois de aprovado, sim, mais uns 2-3 meses para o assento.

  • Olá! Meu marido deu entrada no pedido de cidadania como neto em Outubro.2020. o Processo ...345 / 2020 (324 - Art. 1º D - Atribuição (netos de portugueses))

    O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa

    Nome: ... SILVA

    Detalhe do estado do processo de nacionalidade:

    BOLA 1

    Foi recebido

    BOLA 2

    Foi registado

    BOLA 3

    Aguarda consultas


    Alguém tem situação parecida? Está parado na bola 3 há bastante tempo, quase 1 ano. Cobra ao advogado, pede para aguardar, cobra a Conservatória pede para aguardar, que situação chata, concordam?


    Desde já, agradeço uma ajuda


    Atenciosamente

  • @Edila_Cordeiro

    Processos de netos tem levado de 2 a 3 anos para concluir. É normal ficar parado esse tempo.

    Pode olhar a planilha de netos para ver como andam os com numeração próxima do seu. Os poucos que andaram mais rápidos são processos que tinham prioridade por algum motivo.

    Mas para entender a numeração... se suprime os 3 ultimos algarismos (por privacidade) e não os primeiros (como você fez no seu post)... Pois a numeração é sequencial. Pelo milhar que se tem ideia de quais são os com datas próximas ao seu.

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0

  • Boa noite.

    Gostaria de saber se tem como saber como se encontra o meu processo que solicitei para Neto. Já tem quase 4 anos e não anda.

    O processo andou até a 6 etapa e depois voltou para a etapa 4 e está parada a quase 1 ano.

    Estado do processo 69807 / 2019 (324 - Art. 1º D - Atribuição (netos de portugueses))

    O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais

    SILVIO MADUREIRA

  • @EduardoMarques

    O que diz o texto abaixo da bolinha 4?

    Diz que o processo "não está completo etc etc"?

    Se diz isso, quer dizer que caiu em exigência. Nesse caso, você atendeu à exigência?

  • @CarlosASP

    Bom dia.

    Quando o meu processo chegou na etapa 4 tinham me pedido um documento o mesmo foi entregue. Aí meu processo andou para a etapa 6 ficou um tempo e voltou para a etapa 4 agora não me pediram nada. Vou tentar ligar para eles.

  • @EduardoMarques

    ligue na Linha Registo (+351) 211 950 500

    ou seu processo será arquivado

  • A "bola" que você mencionou pode se referir às etapas do processo de residência em Portugal. As bolas representam diferentes fases do processo. É essencial entender cada uma dessas etapas. Certifique-se de ter todos os documentos necessários para cada etapa e esteja preparada para apresentá-los conforme solicitado. Se você receber uma autorização para ficar por 90 dias, isso geralmente é concedido aos turistas. Certifique-se de entender as condições dessa autorização e se ela permite a transição para uma residência de longo prazo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.