Viagem para Portugal na Pandemia

Sou cidadão português mas ainda não tirei o passaporte português.

Serei aceito pela imigração/companhia aérea embarcando apenas com o "Assento de Nascimento" ou "Cartão cIdadão" + "passaporte Brasileiro"?


Existe diferença de exigências entre as diferentes companhiasaéreas?

Exemplo : Ouvi falar que a TAP aceitaria o Assento de nascimento e outras companhias aéreas não. (não tenho certeza dessa informação)

Alguém viajou pra lá recentemente que possa esclarecer?

Comentários

  • MariJoMariJo Member
    editado May 2021

    @diogomg Brasileiros oriundos do Brasil ,estão proibidos de entrar em países da União Européia tendo a nacionalidade portuguesa ou não...tendo passaporte português ou não a não ser que cumpram quarentena obrigatória de 14 dias em um lugar determinado pelas autoridades portuguesas..!!

  • editado May 2021

    @MariJo

    Sim, tem que fazer PCR até 72h antes do embarque, e cumprir quarentena de 14 dias depois da entrada em PT.

    O @diogomg como cartão cidadão tem a entrada garantida, mas somente em PT, não nos outros países membros da UE.

    aqui: https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/prevencao/prevencao-dos-viajantes/#sec-2

  • Carlos_7Carlos_7 Member
    editado May 2021

    Boa tarde! Já possuo a cidadania e todos os documentos ( cartão cidadão e passaporte) e já fiz a transcrição do meu casamento e já tenho também a certidao. Minha esposa e meu filho podem entrar comigo no país?Vamos em definitivo para morar. Estou tentando contato com o SEF , mas está dificil.

    Desde já agradeço os esclarecimentos!

  • @Carlos_7 Sua ida a Portugal está permitida até então, basta apresentar os documentos (Cartão cidadão e passaporte), para sua família, somente os diretos podem desde que prove isto legalmente e esteja viajando juntamente com você. No caso esposa e filho são diretos, basta provar que é pai e ela sua esposa.

    Consulte o site da iata https://www.iatatravelcentre.com/world.php e clica no país desejado e leia completamente o que pede, como teste covid e demais formulários. Se for efetuar conexão por outro país na Europa, deve seguir as restrições deste país também. Lembrando que Espanha e Alemanha não permitem conexões para passageiros provenientes do Brasil.

  • @Carlos_7

    Sim, podem. Veja no link postado logo acima, e também sobre o SEF no link abaixo.

    https://www.rtp.pt/noticias/pais/inspetores-e-funcionarios-do-sef-em-greve_n1318159

  • @lucasbitte Obrigado pela informação meu amigo.

  • @gandalf Obrigado pela informação. Vi nesse link que o SEF foi extinto.

  • Bom dia!!

    Tenho residência e meu marido tem dupla nacionalidade, gostaria de saber se meus pais conseguem me visitar com motivo de reunião familiar, eles estão pra vir desde início de 2020 e em função da pandemia não conseguiram.

    O que seria preciso para eles entrarem? Enviei email para o SEF e me responderam apenas com este link que não possui nenhuma informação sobre pais de residente.

    https://www.sef.pt/pt/pages/noticia-sef.aspx?nID=816

    Agradeço a ajuda pessoal!!!

  • @Camille Oliveira

    As regras têm revisões quinzenais, geralmente na segunda-feira. O que eu lhe digo hoje já terá mudado entre amanhã e segunda-feira.

    Por enquanto seus pais não podem entrar desacompanhados do nacional português (ou residente legal).

    https://www.iatatravelcentre.com/world.php

    https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/prevencao/prevencao-dos-viajantes/#sec-2

    Em princípio não pode passar na fronteira, exceto nas excessões dadas:

    • nacionais portugueses e membros de sua família (viajando juntos com o nacional)
    • certos países
    • na lista dos que têm restrição estão (Brasil, India, Nepal, Africa do Sul, Reino Unido). Vindo destes países a quarentena é obrigatória
    • PCR 72h antes é obrigatório, por enquanto mesmo para vacinados.

    Liberaram a partir de 15/Junho para turistas de alguns países, como USA, Australia, e alguns poucos lugares. Esses, se mostrarem comprovante de vacina, estão dispensados da quarentena.

    A partir de 28/Junho estão planejando uma abertura maior, inclusive com as lojas do cidadão abertas ao público sem agendamento. Provavelmente liberarão turismo para o Reino Unido e outros locais.

    https://covid19estamoson.gov.pt/novas-fases-de-desconfinamento/

  • A Uniao Europeia criou um app que descreve todas as exigencias de viagem para a Europa, como tambem dentro da Europa. Tanto na apple store como na play store

    Re-open EU

    vale baixar.

    abcs a todos.

    • @gandalf referente a esta parte - nacionais portugueses e membros de sua família (viajando juntos com o nacional), meu pai e minha mãe irão viajar com a minha sogra que também possui nacionalidade portuguesa, neste caso sendo casados meus pais são considerados membro da família de nacional português? Obrigada pela ajuda


  • @Camille Oliveira

    Eu não sei responder. Apenas li no texto. Creio que seria possível você fazer uma carta, explicando que seus pais ficarão aos seus cuidados enquanto estiverem no país, e que estão viajando juntamente com os pais de seu esposo.

    Vai ser difícil obter informações agora que o SEF está fragmentado, mas tente obter localmente alguma informação de como enviar esse pedido de autorização de entrada para os seus pais que viajam a PT desacompanhados, mas ficarão sob sua tutela (inclusive na quarentena). Eles devem ter algum modelo, mas faça um e verifique como pode certificá-lo. Depois mande pra eles por DHL antes do embarque.

    É só uma sugestão do que eu faria.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.