Cartão do cidadão perdido, como retirar um novo.
Carlos Belette
Member
Boa tarde a todos,
Consegui a cidadania portuguesa e ja havia tirado o cartão do cidadão e o Passaporte, porém como mudei de residência, acabei perdendo o cartão do cidadão.
O processo para retirada de uma segunda via é o mesmo seguido para solicitar o documento ? Como mudei de residência, preciso primeiro tirar o cartão do cidadão e só depois fazer um outro processo para alteração de morada ou posso agendar para a alteração de morada e informar que perdi o cartão e gostaria de uma segunda via ?
Para solicitar o cartão do Cidadão é necessário agendamento prévio ou basta ir ao consulado do Rio de Janeiro ?
Alguém sabe me explicar essas questões ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Carlos Belette :
"O cartão de cidadão é um documento de vital importância já que permite provar a sua identidade perante qualquer entidade pública ou privada.
Além disso, inclui vários dados de identificação, como o número de identificação civil, o número de identificação fiscal, o número de utente do Serviço Nacional de Saúde e o número de identificação da Segurança Social.
Se o perder, o primeiro passo é pedir o cancelamento. Pode fazê-lo:
Para fazer a segunda via no Consulado do Rio, tem que agendar. Aproveite para modificar a morada.
Boa noite @Leticialele liguei para la e realizei o cancelamento do mesmo. A atendente perguntou uns códigos da carta PINe disse estar cancelado. Agora basta eu agendar no consulado a confecção de outro cartão do cidadão ? Seguir o processo como se você pedir pela segunda vez ?
Obrigado pela ajuda.
@Carlos Belette , sim! Tem que agendar.
O agendamento é difícil, mas, no seu caso, como foi perda do cartão, eu mandaria um email para a ouvidoria e solicitaria um encaixe! ouvidoria.cgrio@mne.pt
Boa noite!
Como tá funcionando o agendamento no Consulado do Rio de Janeiro, tem algum dia e horário específico?
Atenciosamente,
Maycon
@Maycon Rodrigues Folheie e busque num tópico que tenha alguma coisa a ver com o assunto, antes de perguntar.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14134/transcricao-de-casamento-consulado-do-rj#latest
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18574/impossivel-agendamento#latest
@galdalf, desculpas! Acho que faltou eu mencionar que era agendamento pro cartão cidadão no consulado do RJ.
De qualquer forma, obrigado pela orientação.