Cartão do cidadão perdido, como retirar um novo.

Boa tarde a todos,

Consegui a cidadania portuguesa e ja havia tirado o cartão do cidadão e o Passaporte, porém como mudei de residência, acabei perdendo o cartão do cidadão.

O processo para retirada de uma segunda via é o mesmo seguido para solicitar o documento ? Como mudei de residência, preciso primeiro tirar o cartão do cidadão e só depois fazer um outro processo para alteração de morada ou posso agendar para a alteração de morada e informar que perdi o cartão e gostaria de uma segunda via ?

Para solicitar o cartão do Cidadão é necessário agendamento prévio ou basta ir ao consulado do Rio de Janeiro ?

Alguém sabe me explicar essas questões ?

Comentários

  • @Carlos Belette :

    "O cartão de cidadão é um documento de vital importância já que permite provar a sua identidade perante qualquer entidade pública ou privada.


    Além disso, inclui vários dados de identificação, como o número de identificação civil, o número de identificação fiscal, o número de utente do Serviço Nacional de Saúde e o número de identificação da Segurança Social.

    Se o perder, o primeiro passo é pedir o cancelamento. Pode fazê-lo:

    • Online no prazo de 10 dias em caso de perda ou furto;
    • Por telefone, através da Linha Cartão de Cidadão (+351 210 990 111), que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana;
    • Presencialmente, recorrendo a um balcão de atendimento - pode pesquisar o ponto de atendimento mais próximo de si no Mapa de Cidadão."

    Para fazer a segunda via no Consulado do Rio, tem que agendar. Aproveite para modificar a morada.

  • Boa noite @Leticialele liguei para la e realizei o cancelamento do mesmo. A atendente perguntou uns códigos da carta PINe disse estar cancelado. Agora basta eu agendar no consulado a confecção de outro cartão do cidadão ? Seguir o processo como se você pedir pela segunda vez ?


    Obrigado pela ajuda.

  • @Carlos Belette , sim! Tem que agendar.

    O agendamento é difícil, mas, no seu caso, como foi perda do cartão, eu mandaria um email para a ouvidoria e solicitaria um encaixe! ouvidoria.cgrio@mne.pt

  • Boa noite!

    Como tá funcionando o agendamento no Consulado do Rio de Janeiro, tem algum dia e horário específico?

    Atenciosamente,

    Maycon

  • @galdalf, desculpas! Acho que faltou eu mencionar que era agendamento pro cartão cidadão no consulado do RJ.

    De qualquer forma, obrigado pela orientação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.