Busca pelo passaporte de meu bisavô José Gonçalves Lopes.

Boa noite, Pessoal!

Preciso de ajuda para localizar o passaporte do meu bisavô José Gonçalves Lopes. Ele nasceu em Valongo do Porto, em 3 de março 1889, filho de Manuel Gonçalves Lopes e Victoria Martins. Gostaria imensamente de saber quando chegou ao Brasil, falta essa peça no quebra cabeça da nossa família.

Comentários

  • editado January 2022

    Ele foi para o Pará?

    Na base de dados de passaportes do CEPESE tem 2 filhos de Manuel, nascidos em Valongo:

    31217 Luís Gonçalves Lopes Valongo Valongo Manuel Gonçalves Lopes &bnsp; Trabalhador 24 Pará Solteiro

    111059 António Gonçalves Lopes Valongo Valongo Manuel Gonçalves Lopes &bnsp; Empregado de Comércio Pará Solteiro

    Além do próprio Manuel:

    260682 Manuel Gonçalves Lopes Valongo Valongo Luís Gonçalves Lopes &bnsp; Trabalhador 39 Pará Casado


    Não conheço listas de desembarques no Pará; talvez alguém tenha essa informação.

  •  Boa tarde! @CarlosASP

    Sim, ele morou inicialmente em Belém do Pará. Luís e Antônio são irmãos do meu bisavô e Manoel seu pai. Encontrei os registros dos passaportes de todos eles, menos do meu biso. Já procurei em vários livros e nada.

    Muito obrigada pela sua atenção e disponibilidade.

  • @fcarneiro

    No passaporte do pai dele, Manoel, não consta nenhum acompanhante? Se seu bisavô veio como criança ainda, ele poderia estar listado apenas no passaporte do pai - ou da mãe, caso ela tenha vindo separado.

    Os passaportes dos 3 (Manoel, Luis e Antonio) são todos da mesma data e local de emissão? Ou a família veio imigrando em levas?

    Eu lembro alguém aqui no forum mencionando alguma fonte de informação para chegadas de imigrantes em Belém, mas não lembro os detalhes. Talvez tentando a busca no site usando os termos "Belém" e "Pará" dê algum resultado.

  • @CarlosASP

    Vieram em levas, em anos distintos, meu biso era o filho mais novo. Vou fazer o que vc sugeriu, procurar no fórum algum registro sobre chegadas de portugueses ao Pará.

    Obrigada

  • Prezados  @Kleber Silva Aguiar e  @Guilherme Moreira

    Vcs podem me ajudar nessa busca?

    Desde de já, muito obrigada.

  • @fcarneiro

    ID 59173 / Vitória Martins / ID Titular 260682 / Manuel Gonçalves Lopes / Mulher / 45 / Feminino / Casado

    ID 260682 / Manuel Gonçalves Lopes / Valongo / Valongo / Luís Gonçalves Lopes / &bnsp; / Trabalhador / 39 / Pará / Casado

    Já solicitou informações deste ID 260682?

    ...pode ser a emigração do José com os pais.

  • editado January 2022

    @fcarneiro

    O caminho do Kleber é sempre melhor.

    Mas o link que foi mencionado antes onde estão os documentos de Belém é o Grêmio Literário. Tem referências e histórias de sucesso

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/262834/#Comment_262834

    e aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/256634/#Comment_256634

    e aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/226581/#Comment_226581

  • Bom dia  @Kleber Silva Aguiar e @gandalf

    @Kleber Silva Aguiar , eu já havia procurado a entrada de minha tataravó e ainda não havia encontrado, estava escrevendo Victória ao invés de Vitória, obrigada por esse achado. Agora só falta encontrar a do meu biso pois a dos seus pais e de todos os seus irmãos, já temos.

    @gandalf obrigada pelos links, vou continuar com as minha buscas.

  • Boa noite, @Kleber Silva Aguiar e @gandalf

    Achei!!!!! Meu biso veio para o Brasil em 1895, ainda criança (6 anos), com seus pais e irmãos.

    Muitíssimo obrigada pelas valiosas orientações.

  • @fcarneiro

    Parabéns. Valeu o esforço.

    Achou pelo SIAN, ou por onde?

  •  @gandalf No Remessa tem o registro da idade do meu tataravô quando chegou ao Brasil (39 anos) e como já havia encontrado a certidão de nascimento dele, fiz as contas e cheguei ao ano de 1895. Então, pesquisei nos livros de passaporte de Porto, no Tombo.pt e achei o passaporte dele, onde está registrada toda a família.

  • @fcarneiro

    Quando a gente acha é muito boa a sensação não é mesmo?

    Depois que acha o passaporte o resto vem junto, e vira uma mania. Começa a revirar a história e descobre coisas incríveis que ninguém sabia.

  •  @gandalf 

    Verdade, é uma sensação maravilhosa. E Isso é viciante! Já achei todos os registros dos meus familiares que vieram para o Brasil e de alguns que vieram da Espanha. Certidões de casamento, de nascimentos, de óbitos, passaportes, até o alistamento militar do meu tio bisavô, eu achei!

  • @fcarneiro gostaria de mais informações sobre meus tataravô Manoel Gonçalves lopes e Victoria Martis Cardoso

    Vejo que vc conseguiu alguns informações sobre eles . Meu bisavó é o Alfredo Gonçalves lopes ..meu avô é o João Machado Lopes

  • Boa noite @Admin! Como posso conversar com @Kzady no privado? Há possibilidade de encaminhar?

  • @Kzady só agora que eu vi que vc mandou mensagens pelo Family Search, Vamos nos falar por lá,

  • @Kzady e @fcarneiro meu bisavô é o José Gonçalves Lopes (estou com dificuldade em encontrar informações), assim como meus tataravós Manoel Gonçalves Lopes e Victoria Martins Cardoso. Encontrei os dados de batismo do meu bisavô , mas somente isso.

  • Boa noite, @LuisLopes. Vc é neto de qual dos filhos de José Gonçalves Lopes? Minha avó era a filha mais velha de José.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.