Isso sera problema a ser resolvido com retificação. Tem gente aqui que passou pelo que vc passou e retificou. Pesquisa na Comuna. Ela usou até advogados retificar, mas conseguiu. E hoje ja esta na fila lusitana. Não me lembro quem foi. Mas Olha mesmo. É o que posso te dizer.
Vc quer fazer por atribuição? Há necessidade da sua mãe fazer a atribuição ou é apenas vc que quer?
Se for apenas vc que quer a atribuição vc pode fazer por aquisição desde que o nome do seu ascendente português esteja igual a da sua certidão de nascimento. Nesse caso vc não precisa corrigir o nome na certidão de casamento dos seu avós.
Se há necessidade da sua mãe atribuir a nacionalidade vc terá q corrigir esse nome, como o Alex disse, já houve casos assim aqui na comunidade, dá uma olhada nos tópicos.
Veja só o que se passou comigo quando procurei pelos documentos dos meus avós. Paulo é testemunha, quase pirei. Meus avós eram portugueses e se casaram em 1929 no BR. Meu Pai morreu em 1992. Dois motivos para chorar copiosamente: Meu Pai tirou toda chance que tinha de ser atribuido. Iria tentar naturalização por via juridica, ja que meu sangue aponta 50% e tenho parentes morando em PT. Eureca, a lei 237-a foi aprovada em dezembro de 2006. Dai tentei averbar o casamento do meus avós em PT e a funcionaria disse que seria impossivel, porque eu não sabia aonde nasceu minha avó em PT, pois ela tb era portuguesa. Ela viajou ainda pequena e se casou nao sei com que documento, todos os manuscritos só diziam, "nascida em portugal", só. Resultado, sem esperança. Sem esperança? Por pura inspiração de Deus sai fussando a lei e escrevendo pras CRCs, explicando a minha situação, e acreditei, tirei todos os documentos necessarios, apesar da tal funcionaria da Conservatoria dizer impossivel, ela disse IMPOSSIVEL, não pode, eu conheço a Lei. Virei pra Deus e disse, não vou aceitar essa derrota, tem alguma brecha. Minha avó era apenas a esposa. Depois de 2 mêses veio a resposta das CRCs, depois dum email explicando minha situaçao. Leia
... não resultando da apreciação dos mesmos a necessidade prévia da transcrição de casamento dos seus avós, para o eventual pedido de nacionalidade portuguesa por parte de V. Exª., nos termos referidos.
Com os melhores cumprimentos,
Pel` O Conservador-Auxiliar- A 2ª Ajudante,
(Maria da Conceição Girão Romão Carreiro Moita)
Isso queria dizer que ja que eu era um maior de idade que queria adquirir naturalização por ascendente de 2 grau(Avô), não precisava atestar casamento para ser atribuido.
ola sou natural de Alvarenga minas gerais,meu nome Alenilson marçal de oliveira,gostaria de saber se tem alguem que possa monter minha arvore pois tenho bisavo portugues e desejo obter minha cidadania portuguesa,se tem alguem que possa fazer isso e quanto custa,alguem que mecha comesta coisas ,que possa me ajudar eu provar minha descendecia,
sou nascido em alvarenga minas gerais meu nome Alenilson marçal de oliveira meu bisavo era portugues mas nao sei onde se encontra sua certidao quero saber se tem como me ajudar se tem alguem que faz este tipo d trabalho que possa juntar toda papelada e quanto custa este trabalho,se alguem puder me dar alguma informacao de alguem que mexe com isso
Comentários
Isso sera problema a ser resolvido com retificação. Tem gente aqui que passou pelo que vc passou e retificou. Pesquisa na Comuna. Ela usou até advogados retificar, mas conseguiu. E hoje ja esta na fila lusitana. Não me lembro quem foi. Mas Olha mesmo.
É o que posso te dizer.
Vc quer fazer por atribuição? Há necessidade da sua mãe fazer a atribuição ou é apenas vc que quer?
Se for apenas vc que quer a atribuição vc pode fazer por aquisição desde que o nome do seu ascendente português esteja igual a da sua certidão de nascimento. Nesse caso vc não precisa corrigir o nome na certidão de casamento dos seu avós.
Se há necessidade da sua mãe atribuir a nacionalidade vc terá q corrigir esse nome, como o Alex disse, já houve casos assim aqui na comunidade, dá uma olhada nos tópicos.
Veja só o que se passou comigo quando procurei pelos documentos dos meus avós. Paulo é testemunha, quase pirei.
Meus avós eram portugueses e se casaram em 1929 no BR. Meu Pai morreu em 1992. Dois motivos para chorar copiosamente:
Meu Pai tirou toda chance que tinha de ser atribuido. Iria tentar naturalização por via juridica, ja que meu sangue aponta 50% e tenho parentes morando em PT.
Eureca, a lei 237-a foi aprovada em dezembro de 2006. Dai tentei averbar o casamento do meus avós em PT e a funcionaria disse que seria impossivel, porque eu não sabia aonde nasceu minha avó em PT, pois ela tb era portuguesa. Ela viajou ainda pequena e se casou nao sei com que documento, todos os manuscritos só diziam, "nascida em portugal", só.
Resultado, sem esperança. Sem esperança?
Por pura inspiração de Deus sai fussando a lei e escrevendo pras CRCs, explicando a minha situação, e acreditei, tirei todos os documentos necessarios, apesar da tal funcionaria da Conservatoria dizer impossivel, ela disse IMPOSSIVEL, não pode, eu conheço a Lei.
Virei pra Deus e disse, não vou aceitar essa derrota, tem alguma brecha. Minha avó
era apenas a esposa.
Depois de 2 mêses veio a resposta das CRCs, depois dum email explicando minha situaçao. Leia
... não resultando da apreciação dos mesmos a necessidade prévia da transcrição de casamento dos seus avós, para o eventual pedido de nacionalidade portuguesa por parte de V. Exª., nos termos referidos.
Com os melhores cumprimentos,
Pel` O Conservador-Auxiliar- A 2ª Ajudante,
(Maria da Conceição Girão Romão Carreiro Moita)
Isso queria dizer que ja que eu era um maior de idade que queria adquirir naturalização por ascendente de 2 grau(Avô), não precisava atestar casamento para ser atribuido.
Ta vendo bobona, kkkkk
Gros Bisous
sou nascido em alvarenga minas gerais meu nome Alenilson marçal de oliveira meu bisavo era portugues mas nao sei onde se encontra sua certidao quero saber se tem como me ajudar se tem alguem que faz este tipo d trabalho que possa juntar toda papelada e quanto custa este trabalho,se alguem puder me dar alguma informacao de alguem que mexe com isso
Seja benvindo. Sujeriria que você abrisse um tópico só para você afim de podermos melhor organizar essa Comunidade. Você pode fazer isso? Abraços
Vamos ajuda-lo se for possivel