Olá!!!Preciso de orientacoes!

Primeiramente gostaria de me apresentar, meu nome é Pryscila. Sou do Rio de Janeiro, mas atualmente estou estudando na Alemanha, e estou precisando tirar a minha dupla cidadania. Pretendo estudar em Portugal também.
Meus Avos maternos sao portugueses. Eles casaram-se no Brasil.

De documentos deles eu tenho:

Meu avô:
RNE, atestado de óbito

Minha avó:
RNE, atestado de óbito e passaporte

E também a certidao de casamento deles.

Meu avó morreu em 1975 e minha avó em 1997. Os dois tinham RNE. A minha avó atualizou a dela em 1996.

Ela nasceu em Câmara de Lobos e ele em Ponta do sol.

Gostaria de saber qual deverá ser o primeiro passo que devo tomar para que a minha mae obtenha a dupla cidadania. E também, tempo e valor estimado para tal processo.


Desde já agradeco,

Pryscila
«1

Comentários

  • Engenheira

    Ola, primeiramente seja benvinda, ainda bem que vc nao é advogada, é engenheira, hauahauahaua...brincadeiras a parte vai ai a orientação.
    O processo se chama Atribuição de Nacionalidade. Para faze-lo você precisa matar um leao a cada dia, isto é, cada coisa de uma vez.
    Primeiro: escolha um dos dois para dar o ponto de partida para sua cidadania. Eu escolheria seu avô. Pelo que eu vi você só tem o Concelho(Municipio) dele, é Pontal do Sol, mas você precisa descobrir de qual Freguesia exata ele é se de Canhas, Madalena do Mar ou Ponta do Sol(Freguesia). Fica entao assim: Distrito: Regiao Autonoma da Madeira, Concelho: Ponta do Sol e Freguesia: Qualquer uma da tres que vc descobrir. Dai voce telefona e manda Email pedindo uma pesquisa com todos os detalhes do português,Nome, Data de nascimento, filiaçao, Freguesia, Concelho e Distrito. Ta aqui tudo

    Conserv. dos Reg. Civil, Predial e Comercial - Ponta do Sol
    Direcção Geral dos Registos e do Notariado
    Palácio da Justiça
    9360 PONTA DO SOL
    Tel.: (291)972113 / Fax: (291)972003
  • Pois é,...

    ... mas engenharia é coisa pra louco!!! E eu já estou quase!rs
    Mas entendo bem o seu comentário!!!rs
    Entao, eu já fiz algumas coisas com relacao aos procedimentos iniciais. O meu avó é de Canhas, entao ficou fácil. Eu já fiz o pedido das certidoes de nasc. pelo portal do cidadao, e minha mae amanha estará enviando o pedido de certidao negativa ao ministerio da justica.
    Eu gostaria de saber quanto tempo leva para recebermos a certidao negativa! E também , se possível, o tempo estimado de todo o processo.

    O que vc diz? Comecei errado?

    Muito obrigada pelas dicas,
  • Outra coisa...

    ...será que posso fazer algo para agilizar o processo? Estou na Alemanha e posso ir a Portugal se for o caso!

    Isso facilita alguma coisa?
  • [APAGADO]
  • Morei em Berlin e em Frankfurt, estou na Suiça, nâo tem recessao aqui. Bem, eu tb morava ai quando quando comecei minha luta. Minha esposa estava no Brasil ainda, bem achamos tudo e dei entrada em Lisboa direto, eu consegui entrar em PT porque tinha carona pra la pra fugir das fronteiras, dei entrada numa boa, eu mesmo pra mim mesmo. Quando a certidao negativa nem sei de que vc esta falando, acho que documento demais, sera que você esta falando da assinatura do Itamaraty? Ele é no Rio atras da Central do Brasil. Como dei entrada por naturalizaçâo seria melhor o Paulo responder detalhes. Quanto ao tempo tem casos de 30 dias ou 40 dias, depende da fila. Boa sorte
  • se vc quer cidadania...

    ...precisa da certidao negativa ou positiva de naturalizacao brasileira , pois pela regra de Ius Sanguinis, a pessoa nao pode ter renunciado a sua cidadania original para que os herdeiros tenham direito.
    Essa certidao eu consigo atraves do Ministério da Justica, enviando os documentos pelo correio.
    Penso que, talvez , minha mae vindo para Portugal consiga isso rápido.Nao sei, estou deduzindo!
    Penso que o seu caso é igual ao da minha mae, talvez ela possa fazer o mesmo, vindo para Portugal e resolvendo isso aqui, ou nao faz diferenca?
  • Engenheira que nâo é advogada

    Eu sabia disso, mas no DGRN não pedem esses documentos até segunda ordem. Eu me naturalizei e não tirei nada, sao eles mesmos que pedem como "documentos oficiosos", são documentos internos deles, por isso a pergunta. Exatamente
  • Em tempo

    Tem um topico que dá a lista, é postada pelo Paulo, quesquisa lá, nâo precisa desse documento até que eu saiba, eu nâo precisei e meu avõ nao podia ter pedido sua cidadania.
  • Alex

    Entendi! Entao quando as certidoes chegarem, minha leva toda a documentacao pro consulado e eles resolvem isso internamente! Melhor ainda!


    Vou procurar esse tópico!

    Brigada
  • Engenheira portuguêsa

    As certidões dos brasileiros sitados tem que ser de "inteiro teor", chamado Verbum Adverbum, e depois vc leva no Itamaraty ali atras da Central do Brasil para eles assinarem e carimbarem. depois vc leva-os com todos os outros docs ao consulado e entra com o processo.
  • Quanto tempo demorou o seu processo de naturalização ???

    Dei entrada no meu em dezembro 07 ... estou ansiosa !!!

    Obrigada pela dicas ...
  • A Todos

    Gente, aproveito este topico para novamente dizer que para alguns casos existe a possibilidade de se fazer o processo de ATRIBUICAO de nacionalidade.
    E mais garantido e rapido que o de NATURALIZACAO.
    O segundo processo e para quem nao tem a possibilidade de faze o primeiro.

    Abracos.
  • Mirella e Cleber

    Qual é o seu processo? Atribuição ou Aquisição. Você deu entrada aonde? portugal ou Consulado. preciso saber para ajudá-los
  • Alex português!

    rs......
    Essa semana mesmo terei novidades pra escrever aqui ! Assim eu espero!

    Muitíssimo obrigada pelas orientacoes!

    Desculpe-me pelo tópico redundante, mas infelizmente nao tive tempo de ler os outros tópicos.



    Desde já agradeco,


    A engenheira "quase" portuguêsa
  • Engenheira Lisboeta, rs

    A foto anterior não negava sua descendencia, se eu fosse o Conservador da CRC ja te dava cidadania só com a foto, kkkk. Boa sorte
  • Alex português!

    Que chic !Londres!!!

    Olá!

    As certidoes dos meus avós já chegaram, demorou uma semana. Agora gostaria de saber se minha mae, que hoje é casada, também precisa transcrever o casamento dela. E se eu posso fazer o pedido da minha nacionalidade junto com o da minha mae?


    Que gentil de sua parte, mas acho que de africana seria mais óbvio! Nossa, mas nao é que minha tree genealogy tem raiz muito grande! rs
    Isso é Brasil!!!

    Brigada,

    bj
  • Engenheira

    Reli todas as postagens para entender seu caso, mas estou ainda com duvidas.

    Sei que sua Mae e voce tem o direito da cidadania, mas preciso saber se voce vai optar por Atribuicao ou Naturalizacao, antes de falar de documentos.

    Resposta as suas perguntas:

    - Se sua Mae quizer fazer a cidadania dela por Atribuicao pra depois voce fazer a sua, ela tera que (depois de ser portuguesa) transcrever o casamento dela em PT.

    - Se voce optar por Atribuicao, ou seja, depois da sua Mae, voce nao poder fazer o processo junto. Tera que esperar o dela ficar pronto e depois ela transcrever o casamento dela.

    Abraco.
  • Paulo

    Voce tem total razao quando diz que nao esclareci qual documento que estou requerendo.
    Bem, nao quero naturalizacao. Por sorte eu possso adquirir a atribuicao!
    Sim, desse detalhe da transcricao do casamento da minha mae, e nao poder fazer o pedido junto com o dela eu já desconfiava que nao seria possível!
    Estou correndo contra o tempo, e sei que nesse caso "tempo" é o que voces nao podem informar, mas gostaria de saber se tem uma certa agilidade no processo de atribuicao.
    Uma estimativa de tempo!


    Brigada ,
  • Engenheira apressada

    Se entrar com aquisiçao direto em PT, de seis a dez mêses. Não tem outro meio, nem comendo bacalhau todo dia, nem fazendo promessa em fatima. Português nâo dá jeitinho, kkkk. A aquisiçâo tem 5 docs que vc manda e mais 3 que eles mesmos pedem. Por isso a demora, mas vira portuga do mesmo jeito, apenas os filhos ja nascidos e maiores não pegam. Os que forem nascer vc registra direto portuga, entendeu?
  • Bacalhau com feijao e arroz!

    Entao , fiz aquele mexido bom! Que só brasileiro sabe fazer!

    Agora voce,definitivamente, conseguiu me confundir! Como assim 10 meses!!!
    Nossa, entao, devo ficar a espera de um milagre!rs
    Nao estou tirando diretamente de Portugal! Eu estou na Alemanha! Minha mae está é quem está agitando tudo no Rio! Esperava voltar em agosto e , quem sabe, conseguir a minha. Mas sei que nao tem "jeitinho" mesmo!

    Isso desanima!


    bjs
  • engenheira

    por atribuição esta demorando em media 20 a 30 dias direto em portugal, e bem mais rapido vc fazer por atribuição do que por naturalização, a a transcrisção de casamento esta demorando em media 5 dias direto em portugal. qualquer duvida e so falar . abraços.
  • De Pryscila para Priscyla!

    Olá Priscyla,

    Meu nome é Pryscila também!rs
    Muito obrigada pela informacao! Acho que vou precisar me comunicar mais com vc!
    Agora no momento só posso lhe informar que estou na Alemanha, e minha mae no Brasil! Eu posso ir a Portugal, mas minha mae nao!
    Preciso esperar pra que a dela saia e depois pedirei a minha!
    Minha mae está com todos os docs em maos, ela precisa agora ir ao Itamaraty somente.

    O que vc diz sobre?

    Brigada,

    Pryscila
  • PROTESTO

    Se sua mãe quer tirar tb, dai vc vai ter que dispor de mais tempo. Ela vai ter que tirar no Brasil pelo Consulado, mandar pelo correio para as CRCs com docsos e o cheque nominal a eles ou ela mandar uma procuraçâo para você entrar em PT pra ela. Vixi, prefiro Atribuiçâo...dois coelhos com uma cajadada.
    Ainda tem o BI que ela tem que tirar, que é um Ó no Consulado...
    Dai transcrição do casamento de seus Pais. Outra bomba.

    Por isso no final D.Pricyla 2 que respondeu, o de Aquisiçao acaba sendo mais rapido que o de Atribuiçao, quem nao tiver filhos é o mais aconselhavel e rapido. Tem mais documentos e menos burocracia...Tirei Nacionalidade e não Atestado de portuga, valeu...hauahauahauahau
  • Alô!!!

    Já enviei os documentos para Lisboa, agora é só aguardar!!!!
    bjs
  • Engenheira Formosa

    Agora e jogar com um adversario forte. O Sr.Paciencia. Mas eles mandam tudo direitinho. Se tiver duvidas liga para confirmar daqui a uns 15 dias. Boa sorte. PS: Gostei do vestido branco...rsrsrsrsr
  • Olá sr. pianista!

    1º lugar obrigada pelo elogio! ;-)


    A minha mae enviou os documentos e uma procuracao p sua prima fazer as transcricoes e o pedido d cidadania...me parece que só tivemos problemas mesmo com a procuracao, pois enviamos duas erradas, até que descobrimos o modelo correto que foi, depois de muito tempo e insistência, dado pela conservatória. Ufa!
    E com relacao ao tempo foi dado, as transcricoes d casamento 1 semana e as óbitos e 2 a 3 dias .

    Essa semana penso que terei novidades.


    bjs
  • Ola Dona modelo

    Isso sim é o jeito com se encara este processo. "Você nao vai me cansar, eu cansarei vc". Deus te abençoe mesmo vitoriosa
  • O itamaraty do rio só começa a atender apartir das 10:30 AM até as 12:30 PM de segunda a sexta. tel: (021) 22639520 - 226937074 - 22538324
  • oi vc venceu a guerra da espera...

    ...pois vou esperar eternamente. o nome do meu avó está com nome na certidao de casamento "gregório da Silva Pontes" e na certidao de nascimento "gregório da Silva Ponte"


    concluindo...nao consegui!


    enviarstou triste pq gastei meu dinheiro em vao!
  • Alex

    OI
    vc pode me add no skype ou MSN?

    estou deprimida c essa situacao!

    pryscilaufrrj@hotmail.com

    preciso falar c alguem senao vou enlouquecer....

    brigada pela atencao
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.