Envio dos Documentos, cotação DHL e prazo

Boa noite pessoal, tudo bem?

Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre envio dos documentos, se puderem me ajudar, segue:

1 - Posso enviar o Formulário 1C e os Documentos para qualquer Conservatória?

2 - Sabem me dizer como eu posso fazer uma cotação DHL e como enviar por esse sistema?

3 - Qual seria a Conservatório com melhor prazo atualmente para processos de atribuição de filho? Finalizei tudo recentemente, minha Bisavó quer ir morar em Portugal como cidadã, ela é filha de Tuga e quer ser Tuga, todos estamos nos beneficando e correndo atrás pra dar certo, ela tem 89 anos, tudo já está de acordo, documentos tirados essr ano, ela foi no cartório reconhecer o 1C com firma por autenticidade, tiramos o RG dela esse mês de outubro. Nós e ela temos medo de demorar muito e ela partir, sabem me dizer onde enviar? E tem alguma via preferencial pela idade dela? Além disso pode dar algum problema essa idade avançada? Já deixamos tudo atual e a mesma quis fazer tudo pra dar certo.


Desde já agradeço!

Comentários

  • @Leticialele tu saberia me ajudar?

  • @Samuel_Barcala_Nunes

    Processos por art-1C podem ser enviados para várias conservatórias. No entanto nesse fórum recomendamos enviar para o ACP, que é muito rápido e seguro. Maior de idade tem levado 6 meses para a conclusão.

    Não tem sido observado nenhuma prioridade para idosos por art-1C. Também não tem nenhum problema extra.

    Mas pela idade dela, acima de 86 anos, precisa fazer uma prova de vida presencialmente no cartório, autenticar e apostilar. Poderia ter sido feito quando autenticou o 1C, numa única ida ao cartório, mas você não informou esse detalhe antes.

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto

  • @Samuel_Barcala_Nunes , paguei uma remessa de documentos do Rio de Janeiro para o Arquivo Central do Porto mês passado e paguei 230 reais pela DHL.

    Você pode ligar para uma loja próxima e perguntar quanto custa a remessa de um envelope com documentos (até 500g). https://locator.dhl.com/

  • @gandalf ela fez todo a questão das assinaturas presenciais por questão de Autenticidade e o RG é novo, realmente precisa fazer essa parte da prova de vida? Fui ontem no cartório com ela...

  • editado December 2021

    @Samuel_Barcala_Nunes

    Sim, o ACP exigirá.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/256154/#Comment_256154

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/19851/prova-de-vida-e-certidao-de-despacho/p1

    Se não fizer agora, terá que fazer depois, talvez em uma situação desfavorável, vai atrasar o processo, ter despesas de DHL extra (+- €40).

    Se você tivesse informado a idade da requerente, eu teria lhe avisado para fazer a PV quando fosse ao cartório.

    Não se esqueça de apostilar, que é a garantia de que a assinatura do tabelião é autêntica.

  • Olá!

    sou neta de avô português e vou entrar com o pedido da nacionalidade via Correios para a Conservatória de Lisboa, por conta própria (sem advogado). Tenho algumas dúvidas se puderem ajudar.

    1) A DHL não tem serviço de envio de documentos aqui no Brasil né? Só na Europa… vcs recomendam qual tipo de envio com mais segurança e rastreabilidade?

    2) Eu devo enviar alguma carta junto com os documentos ou simplesmente enviar o formulário e os documentos?

    3) Morei já na Alemanha, então o antecedente criminal tem que ser apostilado assim como a tradução juramentada com firma reconhecida, também deve ser apostilada?

    4) O formulário 1D e a cópia da certidão de nascimento do meu avô português são os únicos documentos que não precisam ser apostilados neh? O restante sim.

    muito obrigada!

  • @paulajp

    1) A DHL não tem serviço de envio de documentos aqui no Brasil né? Só na Europa… vcs recomendam qual tipo de envio com mais segurança e rastreabilidade? A DHL tem envio no Brasil, sim!! Veja uma loja próxima - https://locator.dhl.com/

    2) Eu devo enviar alguma carta junto com os documentos ou simplesmente enviar o formulário e os documentos? Apenas o Formulário e os documentos

    3) Morei já na Alemanha, então o antecedente criminal tem que ser apostilado assim como a tradução juramentada com firma reconhecida, também deve ser apostilada? Sim

    4) O formulário 1D e a cópia da certidão de nascimento do meu avô português são os únicos documentos que não precisam ser apostilados neh? O restante sim. A certidão de antecedentes criminais brasileira só precisa ter a validação impressa no verso. A validação aparece como um "pop up". Tem que dar Ctrl P para imprimir no verso da certidão. Não precisa apostilar.

    Boa sorte!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.