Prova de vida e certidão de despacho

Olá, boa noite

Recebi essa carta da conservatória do Porto, referente ao processo de minha vó, onde solicitam o envio da prova de vida e da certidão de despacho do juiz relativo a certidão de nascimento.

duvidas:

Prova de Vida….

na carta diz que pode ser feita no cartório ou no consulado, porem li alguns relatos nesse fórum que só aceitam do consulado.Alguem sabe informar se agora estão aceitando prova de vida do cartório?

Despacho juiz relativo ao registro nascimento…

o que é essa certidão e onde consegui-la?


Comentários

  • @LilianSouza

    Em Maio já havia sido perguntado sobre a PV. Você mandou junto com o processo, uma PV feita no cartório, certificada e apostilada? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/244965/#Comment_244965

    Essa exigência pede duas coisas.

    • Uma Prova de Vida, que pode ser feita presencialmente no cartório, certificada e apostilada. (Antes só podia fazer no consulado)
    • Uma cópia apostilada do processo que deu origem a alguma anotação (averbação) que aparece na certidão de nascimento da requerente (sua avó). Terá que pedir ao juiz o desarquivamento desse processo. Talvez precise de um advogado para fazer a petição. A própria pessoa pode requerer ao juiz, ou seu advogado. Houve algum processo de perfilhação?
  • Boa Noite! estou dando entrada no processo de minha vó, ela tem 75 anos. No cartório de minha cidade parecem não saber o que é PV. Ela acabou de tirar o passaporte, tendo isso em vista, ainda seria necessário prova de vida?

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2021

    @Lucasml

    Já teve um caso em que aceitaram "formas alterternativas de PV", como o envio de uma foto da requerente segurando a capa do jornal do dia do envio do processo + uma carta explicando a situação.

    Mas isso é incomum.

    Poderiam aceitar o passaporte recente, mas o melhor seria procurar um cartório ee notas mais próximo da residência da sua avó.

    Caso ela não consiga se deslocar, acredito que o escrevente possa se deslocar até a residência da idosa.

    Qual seria sua cidade?

    Ela possui cartório de notas?

    Ela é muito distante de um Consulado Português?

    Se o cartório de Registro Civil não faz prova de vida, eu sugiro que verifique num cartório de notas.

    Se não tiver um cartório de notas, eu sugiro que procure a cidade mais próxima que tenha.

    É bastante improvável que um cartório de notas nao faça uma PV.

    Na PV, deixe claro que é para pedido de cidadania portuguesa, informe todos os números dos documentos que serão utilizados (como o passaporte, se tiver a filiação e menos de 10 anos) e apostile o documento.

    Isso porque, pela idade fa sua avó, a PV será pedida. Por outro lado, é provável que o processo ande mais rápido, por prioridade em razão da idade.

    Atualmente, parece que a idade é 76+. O caso da sua avó é muito próximo.

    O processo da sua avó é de filha ou neta de Português?

    Depois conte a sua experiência.

    Abraços.

  • EderEder Member
    editado December 2021

    O meu caso quando minha experiencia dei entrada no processo de minha mae ela tinha 90 anos de idade com identidade nova nunca pediram prova de vida

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2021

    @Eder @Lucasml

    Essa é uma boa notícia.

    Eder, o processo foi de fiho ou neto?

    Qual foi a conservatória onde tramitou o processo?

    Abraços

  • @Lucasml

    Dificilmente pedirão PV. Atualmente estão pedindo PV no cartório (autenticado e apostilado) somente para quem tem 86 anos ou mais.

    Com um RG ou Passaporte bem recente, eles entendem que a pessoa tinha que estar lá para ser fotografada e assinar.

  • @guimoss ola foi processo de Neto na CRC Lisboa

  • @Eder

    Obrigado pela resposta!

    abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.