Melhor contratar um serviço eu tentar na raça?

Olá, sou novo na comunidade e notei como vcs são eficazes, parabéns!!
Bom, a minha dúvida é a seguinte, como estou no Brasil e com pretenções de morar na Europa gostaria de tirar a minha cidadania, consultei um cara que se diz especializado no assunto e ele diz que consegue em média tirar uma cidadania em 8 meses aproximadamente e está cobrando 3 mil Reais para fazer esse serviço.
Gostaria de saber se é válido, já que tenho que conseguir os documentos do meu avô que estão em Portugal e não sei se é fácil já que ele nasceu em 1910, sei que ele nasceu em Cantanhede. Porém não tenho muitos documentos.
Será que vale a pena contratar esse serviço, ou como eu poderia fazê-lo na raça sem sair do Brasil? E quais são todos os documentos que preciso?
Agardeço desde já.
«13

Comentários

  • Serginho

    Pelo que eu vi, seu caso é exatamente igual ao de todo mundo, e ainda esta facil de resolver, aos inv'es de gastar 3.000, que tal astar 1.000, fazendo você mesmo. Primeira coisa que é normal para quem não sabe nada. Peça-nos uma orientaçao de cada vez.
    Primeiro passo: descubra onde fica a Conservatoria do seu avô pela Internet, www.dgrn.mj.pt , la tem a lista das Conservatorias existentes, descubra qual na Google botando o nome da cidade(Concelho) onde esta a certidão de seu ascendente de 2°grau (avô/avó). Você tem que saber exatamente qual é a Freguesia(Paroquia) que ele nasceu. Para poder pedir via Email pesquisa do numero de Acento Dele, é isso. Depois pede orientaçâo para o segundo passo.
  • Serginho

    Ja facilitei. Concelho de Cantanhede, Distrito de Coimbra, que saber exatamente a Freguesia. Neste link esta a lista http://www.mapadeportugal.net/concelho.asp?c=602, clica e divirta-se,
  • Desculpa mas sou completamente leigo no assunto, espero que tenha paciência, conservatoria seria cartório para os brasileiros? Se for, pelo google eu descobri uma conservatória civil de cantanhede que fica na Tv. Bombeiros Voluntários
    Cantanhede 3060-196 CANTANHEDE COIMBRA.
    O que é número de acento? como que eu posso pedir via e-mail?

    Muito obrigado pelas informações.
  • é cartorio, tipo você nasceu na cidade(conselho tal), no bairro(Freguesia) tal. Tem que saber a freguesia. O cartorio(Conservatoria) tem os livro livros de baptismo de seu avô. Acento é o numero do nascimento de ques nos livros. Eles te dizem
  • Achei o telefone da Conservatoria de Cantanhede 00351 231423419, liga pra la e pede instruções, mas tem que saber a Freguesia, eles vão perguntar. Boa sorte
  • Obrigado Alex, vou ligar pra lá e tentar localizar, infelizmente ainda não descobri a freguesia, fucei todos os documentos que tenho do meu vô e a única informação que tenho é cantanhede. Lá em cantanhede tem 19 freguesias né?
    Quando eu ligar eles me passam as informações? Será que só existe uma conservatoria em cantanhede?
  • Serginho

    Os funcionarios querem tudo mastigado, procure saber qual consulado português que se avô tem inscriçao, geralmente é do estado que viveu, isso se ele se inscreveu. O meu avô achei tudo no Consulado do Rio.Boa Sorte
  • Bom, ele desembarcou no porto de Santos em 1913 e viveu a vida inteira em São Paulo, achei uma carteira de identidade para estrangeiro com poucas informações e bem apagada sei que foi tirada em maio de 1967.
    Essa carteira era tirada no consulado mesmo? Para eu ir procurar informações no consulado eu preciso agendar algum horário?

    Valeu
  • [APAGADO]
  • Fiz um pedido da certidão de desembraque no memorial do imigrante, espero que eles encontrem e que tenha informações necessárias para eu dar o primeiro passo para descobrir a certidão.
  • Serginho

    Esses sao os pontos de partidas mais certos, ja estas perecendo um advogado, heheheh, erghhhh...boa sorte
  • Tô longe de advogado (rs), ontem recebi a resposta dos e-mails que enviei ao consulado de Portugal em São Paulo São Paulo e Conservatoria de Cantanhede, mas ambos com respostas negativas, o consulado disse que não tem informações e a conservatoria de Cantanhede disse que preciso saber a Freguesia.
    Se eu fizer 19 pedidos, cada dia pedindo uma consulta em uma Freguesia já que em Cantanhede tem 19 freguesias será que eles fariam essa pesquisa pra mim ou ficariam com raiva e nunca mais abririam meus e-mails?
  • Serginho

    Eles cobram para pesquisas, parece que a primeira hora é 15 €, depois acrescenta um pouco a cada hora. É de endoidar o bolso, mas você Perguntou ao Consulado PT em São Paulo se o veio tinha inscrição consular? Se tiver tem até o numero da cueca dele. Mas isso tem que ser pessoalmente e atravez de parente (filho/neto)
  • serginho

    ´Voce esta correto com suas ideis ,faça isso mesmo ,mande cada dia uma pesquisa ,pois eu tambem foi assim ,mas o meu caso foi até mais complicado que o seu e tive resultados positivos ,foi achado a certidao do meu avó e bisavo.

    O pessoal do arquivo tem meia hora livre para fazer pesquisa gratuitas ,sendo assim ,voce pode mandar que eles vao pesquisando ,seu caso é mais facil em vinte dias voce ja terá resposta positiva ,Boa sorte
  • Modelo 19

    As carteiras de indentidades para estraneitiros se chamava "Modelo 19", tem fichas de inscriçao guardadas no Arquivo Navional Brasileiro, procura o Site. Eu achei dos meus avós lá. Boa sorte
  • Renato e Alex obrigado mais uma vez

    Vou ir atrás de tudo isso, eu vou postar cada passo que dei para as pessoas em situações parecidas poderem seguir os passos.

    Essa comunidade é a melhor.
  • hablitação de casamento

    sergio ola, eu tambem tive muito trabalho para procurar os docs do meu avô pois os nomes e as datas estavam todas erradas, o primeiro passo e pedir e certidão de casamento dele aqui no brasil, la vai dizer de onde ele veio, mas se na certidão não dizer de onde ele veio então vc vai ter que pedir a habilitação do casamento dele e muito facil eles mandam tudo pelo correio nessa habilitação tem todos os docs que foi usado para fazer o casamento e normalmente tem uma copia da certidão de nascimento pois não podia se casar sem ela, e nela tem todos os dados dessa pessoa e so liguar no cartorio que ele casou e pedir vc vai pagar mais ou menos 150 reais boa sorte qualquer duvida estamos ai
  • Priscylla

    A certidão de casamento eu tenho, há várias informações, só falta saber em qual freguesia de Cantanhede que ele nasceu ou foi registrado.
    Eu fiz um pedido no arquivo nacional como o Alex deu a dica e estou aguardando resposta.
    Todos vcs já conseguiram a cidadania? e como foi foi muito complicado?
  • liguei no cartório onde o meus avós casaram e disseram que pela data eles não têm a certidão de nascimento e muito menos do meu vô que é estrangeiro e dificilmente ele se casou com alguma certidão (segundo a funcionária) ela disse que eu posso pedir a microfilmagem, mas ela acha quase impossível conseguir alguma coisa.
  • Priscylla

    Obrigado pela ajuda aqui !!
    Ainda bem que todos se ajudam e partilham suas experiencias.

    Obrigado mesmo.
  • sergio

    sergio se seu avô não apresentou a certidão de nascimento dele então ele teve que fazer uma declaração colocando todos seus dados local/data de nascimento e os nomes dos pais e tudo mais e esplicando porque ele não tem como apresentar essa certidão de nascimento, e tambem era feito um anuncio nos jornais em portugal para ver se ele ja nao era casado em portugal. eu tive que pedir a do meu avô assim para descubrir a data de nascimento e o local vem umas 20 folhas todas do original certinho nessa habilitação de casamento tem tudo isso pede para o cartorio .
  • sergio

    meu caso era quase igual o seu,eu tinha so o (modelo 19) do meu avô la falava que ele nasceu em funchal portugal, ai eu levei isso no consulado e eles me disseram que sem saber onde ele tinha nascido certinho eles não poderiam fazer o pedido da sua certidão e que funchal tinha 15 freguesias, ai eu pedi uma certidão de casamento e obito dele mas la so falava a mesma coisa que ele tinha nascido em funchal portugal, ai eu pedi essa habilitação de casamento dele porque la tem que ter todos os documentos apresentado para ser feito o casamento e no codigo civil brasileiro ele tinha que apresentar uma certidão de nascimento ai como ele não tinha como apresentar ele teve que fazer essa declaração com todos os dados dele e esplicando porque ele não apresentou essa certidão e la tinha tudo isso.
  • Serginho

    Meu caso era pior, na certidão dizia que os meus avós em naturais de "Portugal", o que você imaginar eu pedi, minha mulher viu os livros cheio de ácaros, pediu autos do processo do casamento deles em 1929 e nada. Dai a pergunta: Como entao casaram? Apresentaram algum papel que provavelmente a traça comeu ou a desorganização de nossas instituições públicas a deixaram perder. Tem outra que provavelmente a mais certa: Rolou grana por debaixo dos panos. Os dois eram Portuguêses ilegais até entâo no Brasil.
    Depois dessa frustação toda, minha mulher e minha irmã foram ao Consulado do Rio cara a cara com os funcionarios. Tava tudo lá, hauahauahauahauahau...facil...o velho era super organizado. Fique tranquilo, você vai achar, eu só tinha o nome dos dois avós
  • Valeu pessoal, realmente o seu caso estava mais complicado Alex.
    Mandei um e-mail para o consulado e vejam o que eles responderam:

    Agradecemos o seu e-mail

    Infelizmente não temos como fazer este tipo de pesquisa.

    Com os melhores cumprimentos

    Consulado Geral de Portugal em São Paulo

    PS1: Consulte sempre nosso site para verificar informações actualizadas as quais deve sempre seguir www.consuladoportugalsp.org.br ou pelo telefone (11) 3084-1800.
    Não venha ao Consulado antes de ter sido convocado.

    PS2: Estas informações são válidas apenas para nossa área de jurisdição (estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, excepto Baixada Santista). Para saber os contactos de outros consulados consulte www.secomunidades.pt


    E agora o que eu faço? Se eu for lá será q eles vão me atender?
  • Serginho

    Isso só pode ser pessoalmente, cara a cara. primeira coisa que eles vão perguntar é seu seu Pai esta ainda vivo. Se caso não, eles vao querer te descartar, você diz que veio saber se seu avô tem inscrição consular, isso com cara de portuga. Eles gostam disso. heehehe, vai la...
  • ajuda

    eu to fazendo a minha cidadania e sou casado será que eu posso levar a minha esposa como dependente?O que eu preciso fazer?e tbm ela pode trabalhar lá?
    Obrigado é que tenho muitas duvidas e o pessoal do consulado são muito enrrolados
  • Leandro

    Não tenho certeza, mas acho q vc depois de conseguir a cidadania vc deverá atribuir a sua esposa para que ela possa morar, trabalhar etc.
    Caso vc obtenha a cidadania através da Naturalização vc só poderá passar esse direito a ela apóes 3 anos de casado.
    Acho q é isso.
  • Antes de ir ao consulado eu liguei pra lá e perguntei sobre a inscrição consular do meu avô, perguntaram-me a data de nascimento e o nome e logo disseram q não há inscrição. Aí eles me passaram o site que o Alex já havia passado que é o [http://wwwdgrn.mj.pt] lá eu fiz um pedido de certidão mesmo sem saber a freguesia, eu chutei uma e fiz um pedido para certidão para atribuição de cidadania a menores, já que é gratuído se chegar a certidão saberei a Freguesia e poderei pedir uma ndefinitiva.

    Alex, tudo isso que estou fazendo é para o meu pai né, só quando ele conseguir eu vou poder iniciar o meu processo né? não posso fazer os dois simultaneamente né?
  • Leandro

    É mole, antes de fazer o passaporte você leva a sua certidão de casamento e averba na sua certidão de nascimento portuguêsa que você vai ganhar. Leva no Consulado português dai para averbar-lo na sua certidão nova, dai vosso casamento brasileiro torna-se conhecido pelo governo português, bem, dai ela tira até BI de casada com português, depois de tres anos ela pode até pedir o passaporte tambèm como esposa. Você pode ir aonde você quiser com sua familia, mulher e filhos, mais ninguém. Boa sorte
  • Serginho

    Isso mesmo, porque de seu pai atribui a você, depois seus filhos e netos. Quanto a conseguir sem saber a freguesia será impossivel, porque eles não fazem busca. Pode telefonar pra Conservatoria e perguntar quanto custa uma pesquisa, vale a pena...No final nem sai taaaaaaaaaaooooooo caro. Mas tb não é baratinho. Boa sorte
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.