Tenho como conseguir minha cidadania com a transcrição de casamento do meu avô (pt)?

Prezados, boa tarde.


Estou entrando com a transcrição de casamento em Portugal do meu avô, que é o meu parente de origem portuguesa. No entanto, o casamento é com uma outra mulher, que não é minha avó. Meu avô conviveu maritalmente apenas com a minha avó e teve o meu pai, que aí então me teve.


Eu estou indo para a Europa agora passar os próximos seis meses lá a estudo e gostaria de saber se seria possível que eu conseguisse minha cidadania portuguesa se tivesse transcrito o casamento de meu avô já e levasse a certidão de nascimento de meu pai e a minha, apostiladas.


Muito obrigada pela atenção e ajuda!

Comentários

  • @biancaportella foi seu avô quem registrou seu pai?

  • @biancaportella , não adianta transcrever o casamento do seu avô com uma mulher que não é sua avó!!

    Quem foi o declarante do nascimento do seu pai?

    Se foi seu avô português, não terá problema algum.

    Se não foi ele, terá que mandar documentos hábeis que comprovem a participação do pai na menoridade do filho.

  • @gsilvestre @Leticialele foi o meu avô que registrou o meu pai, sim! Mas o nome da mãe do meu pai que seria divergente. Vcs acham que seria um problema?

  • Eu pensei que pudesse ser melhor transcrever a certidão de casamento dele primeiro porque eu ouvi dizer que é um processo mais difícil de ser feito e, como há divergências entre o nome do meu avô em portugal e no brasil, achei por melhor começar com a transcrição (se passasse na transcrição, seria mais garantido que passaria a atribuição de cidadania)

  • E uma vez que for transcrito o casamento dele em Portugal, acredito que o nome dele aqui no Brasil passaria a existir em Portugal e ai ficaria tranquilo pra fazer a cidadania. Mas não tenho certeza

  • @biancaportella , qual é a divergência?

    Vai gastar um dinheirão à toa. mande a certidão de óbito para fixar o nome!!

  • @Leticialele Mas mesmo a certidao de óbito tem divergência nas datas... Isso que é complicado, fiquei insegura.


    Mas vc acha que é uma boa tentar levar a certidao de obito do meu avô, certidão de nascimento do meu pai e minha certidao, apostiladas, pra lá e tentar tirar a cidadania presencialmente la em Portugal? Só pra aproveitar que eu vou estar lá já.

  • @biancaportella , antes de pensar em dar entrada pessoalmente, verifique se estão aceitando.

    ACP só está recebendo processos pelos Correios/DHL, por causa da pandemia.

    Não sei como está o atendimento na CRCentrais - Lisboa.

  • @biancaportella

    Entregar em PT não vai melhorar em nada a situação, nada diferente do que mandar por DHL.

    Quem analisa o processo não é o funcionário do balcão que recebe, mas o Conservador. Você não terá acesso a ele.

    Ou está escrito nos documentos, ou não funciona. O que quer que ele se baseie para aceitar ou não, tem que estar documentado, não será sua conversa que vai mudar as coisas. O processo será auditado depois por outra pessoa. Tem que estar tudo por escrito nele.

    A certidão mais antiga tem precedência. Você teria que retificar na certidão de nascimento de seu pai o nome do pai dele. Só isso. Sempre da mais antiga para a mais recente. Como você não diz qual é a divergência, não podemos ajudar.

    Você já formulou uma linha de pensamento, e quer saber como fazer pra isso se concretizar. Não está aberta a imaginar que o que você pensa pode não ser a melhor solução. Não descreveu o problema e perguntou como se faz pra resolver. Está caminhando numa direção errada. O resultado disso só pode ser ruim.

  • @gandalf

    Eu já abri uma discussão nesse forum na qual eu descrevo com detalhes quais as divergências e qual o problema que enfrento. Se quiser opinar, está aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17150/duvidas-sobre-o-processo-de-retificacao-e-outros-documentos-necessarios#latest

    Eu já pedi o microfilme da certidão de casamento de meu avô e, pelo visto, o documento que meu avô usou no dia já continha a divergência. Tenho o número da carteira de identidade de estrangeiro de meu avô, mas não sei como conseguí-la. Poderia me ajudar?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.