Entrar em Portugal usando número de Assento

2»

Comentários

  • Boa tarde, gostaria de saber se vale mais apena fazer o cartão cidadão e passaporte antes de ir para Portugal, ou se vale mais viajar com o assento e fazer por lá.

    Grato.

  • @Miguelfvs , depende da urgência que você tem em obter os documentos portugueses!

    Pode agendar em um Consulado no Brasil, ou pode ir a Portugal tirar lá.

  • @gandalf Perfeito! Agradeço a ajuda.

    É ele quem tirou a cidadania como filho de portuguesa e eu não tenho nada. Vou pedir meu visto em Berlim como esposa para residir lá e já estou com toda documentação para isso também.

    Sobre a minha cidadania pela casamento, já estou com minha documentação em mãos para dar entrada também. Tudo reunido em uma pastinha e pretendo entregar em mãos lá em Lisboa quando estivermos por lá, só preciso da transcrição mesmo, que está demorando bem mais que o previsto.

    Sobre o RG achei válida sua sugestão e nós já estamos providenciando aqui pra ver se dá tempo de fazer antes de ir.

    Ah e esse seguro de 12 meses é do cartão. Uma vez emitido ele vale por 12 meses em território internacional e tem esses outros detalhes mesmo que você citou. De qualquer forma, ele cobre pois já fomos pra Europa por 20 dias com ele e será suficiente pois já temos o seguro saúde alemão também - que será válido só na Alemanha ao chegarmos lá.

    Muito obrigada.

  • @Leticialele e @gandalf Estou imprimindo a documentação e surgiu mais uma dúvida. Na fila da imigração ele entra como europeu tendo só o assento? E eu vou separado por não ter nada?

    Obrigada

  • @Mariana Brandão

    Você entra junto com ele pela fila de cidadãos. O normal é vocês passarem juntos. E ele como cidadão precisa mostrar o assento, e eles vão conferir no sistema.

    Se for o caso, deixe que eles redirecionem vocês depois pra outra fila.

  • olá todos e obrigado por me receberem aqui.


    uma dúvida de português nascido no Brasil, traumatizado com a burocracia e má vontade de muitos "profiossionais"...

    Estou planejando minha viagem, com passagens somente de ida, apenas com o número do assento e com minha esposa para fazer o reagrupamento familiar.

    Caso ocorra de um funcionário (da companhia aérea, aerorporto, imigração ou qualquer outro) se recusar a aceitar essas condições, COMO e A QUEM RECORRER para fazer valer a prerrogativa que nos autoriza fazer a viagem nessas condições?


    Agradeço pelo tempo e atenção de vocês..

  • @JosephD , normalmente a TAP, por conhecer os assentos portugueses, aceita o embarque com o passaporte brasileiro e o assento de nascimento português.

    Se quiser se prevenir, mande um email para a ouvidoria de um dos Consulados de Portugal no Brasil pedindo instruções. Iprima a resposta e leve com você.

  • @Leticialele muito obrigado. Farei isso!

  • Boa Tarde Pessoal, estarei indo para Portugal com minha Filha e Esposa somente com passagem de ida.

    Eu e Minha filha já temos a nacionalidade portuguesa e já transcrevi o meu casamento com minha esposa.

    minha duvida : Preciso de Seguro Viagem ?

    Meu destino final é na Italia, ficarei apenas uns dias em PT para tirar CC e PEP... minha esposa e filha já podem indo para italia sem mim? elas só vai com passagem de ida e passaportes BR.


    Obrigado...

  • @Leonardovilalvo , não precisa de seguro viagem e elas podem seguir para a Itália sem problemas, pois farão a imigração em Portugal, junto com você.

  • @Leonardovilalvo

    Sua filha já tem CC ou documento italiano? Ela tem e você não? Pergunto porque vc não disse que ela iria fazer também.

    Não creio que justifique sua esposa ir na frente, sendo que o CC e PEP se consegue em 2-3 dias. Você agenda antes de ir. Chega no vôo e vai para o hotel na 1ª diária. No dia seguinte vai no agendamento, faz biometria e pede o CC. Muda de fila e pede o PEP. Vai à tarde no Campus da Justiça e retira o CC já ativado. Vai dormir a 2ª diária. No dia seguinte, passeia pela manhã, vai ao aeroporto depois das 5 da tarde, retira o PEP, e embarca para a Itália depois das 9PM. Se seu vôo só sai no dia seguinte, volta ao hotel para a 3ª diária

    Se sua filha já tem CC, a mãe estaria viajando em companhia dela, e tudo bem. Como dito acima, a imigração válida em todos os países da UE se faz no primeiro aeroporto de entrada, e daí em diante não pedem mais.

    Não ter um seguro é decisão sua. Ele vale para os primeiros 30 dias, e você está ainda descoberto nesse período, até ter seu CC com número de utente. Sua esposa e filha não têm nada.

    Não se faz viagem longa sem se prevenir contra imprevistos. Extravio de bagagem, cancelamentos de vôo, doenças, greves como a que está tendo agora. O seguro é pra prevenir dessas coisas todas.

  • Olá, me interessei na questão de possibilidade de fazer o CC com extrema urgência em Portugal e receber no mesmo dia. Isso pode ser feito no aeroporto? Viajo pra lá dia 15/10 e como coloquei no post de consulados, não consigo agendamentos. Entendi que consigo entrar com o assento. Viajo TAP direto, isso é ótimo. Mas sigo viagem pra Itália no dia seguinte. Sendo assim, não teria tempo hábil pra muita coisa.

  • @Rejanei , você já tem o Cartão cidadão?

    Se não tem, precisará dele para pedir o passaporte.

    Para isso, precisará de, no mínimo, 2 dias em Portugal.

  • Pessoal da para entrar em Portugal só com o passaporte e o número de assento português (pois eu não recebi a cópia física do meu assento),só tenho o número dele.

  • @Magnus13 , peça uma via do assento pelo civil online - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Facilite a vida do oficial de imigração!!

  • LEO48LEO48 Member

    Boa noite pessoal, Leticialele!


    Estou tentando ajudar um amigo a solicitar a certidão do seu avô, nascido em 17 de julho de 1911, no distrito da Guarda, concelho de Seia, freguesia de Loriga. Tentei requerer a certidão junto ao arquivo Distrital da Guarda, mas fui direcionado para um portal chamado CRAV. No CRAV coloquei todos os dados que ele me forneceu, o suficiente, como nome do avô, filiação completa, distrito, concelho e freguesia conforme orientação do próprio portal mas não consegui dar seguimento para outra pagina. Sabem dizer se é problema do portal?? Ou somente esses dados são insuficientes.

    Estou pretendendo solicitar a certidão pelo civil online, mas gostaria de confirmar junto a vocês, se a certidão emitida pelo civil online tem efeito positivo para entrar com o pedido de cidadania portuguesa por atribuição (NETO)? Ou seja, se tem algum risco de cair em exigência com a mesma?

  • @LEO48 , ainda não experimentei o CRAV, que está sendo implantado em alguns Arquivos Distritais.

    Mas você pode pedir a certidão pelo civil online!! Ela tem valor legal - os Conservadores consultam sua veracidade pelo número e Conservatória que expediu. É informatizada, por isso é tão simples!!

    É uma certidão como esta:


  • LEO48LEO48 Member

    Mais uma vez, muito obrigado leticialele, você e demais! (muito atenciosa e esclarecedora)


    Só mais uma duvida, eu imprimo esta certidão do civil online e anexo aos outros documentos a ser postado para CRC de Lisboa?

  • editado July 2022

    @LEO48 Sim, imprima a certidão do civil online e junte aos outros documentos.

    Lembro que deve mandar para a CRCentrais - Lisboa!!

     Conservatória dos Registros Centrais

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 - Lisboa

    Boa sorte!!

  • LEO48LEO48 Member

    Muito obrigado Leticilele! Deus te abençoe!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.