Entrar em Portugal usando número de Assento

Bom dia,

Gostaria de utilizar da experiência de vocês para esta dúvida que tenho e ainda não encontrei uma resposta clara no site da SEF.

Eu e meu filho, temos nosso número de assento já emitido, mas ainda não temos os documentos pessoais de Portugal, e vamos solicitá-los em Lisboa.

Tenho duas dúvidas que gostaria de esclarecer com vocês, por favor.

1 A entrada em Portugal pode ser feita utilizando a fila de Europeus e apresentando o passaporte brasileiro e o número de assento português?

2 Caso possa entrar desta forma, é necessário já ter a passagem de volta comprada ou somente com a de ida posso entrar no país sem problemas, uma vez que devo passar alguns meses em Portugal para emitir os documentos e conhecer as regiões para uma futura moradia.


Obrigado pela atenção nas minhas dúvidas e espero que possam responder essas minhas dúvidas.


Alexandre

«1

Comentários

  • @AlexMarttins :

    1 A entrada em Portugal pode ser feita utilizando a fila de Europeus e apresentando o passaporte brasileiro e o número de assento português? Sim

    2 Caso possa entrar desta forma, é necessário já ter a passagem de volta comprada ou somente com a de ida posso entrar no país sem problemas, uma vez que devo passar alguns meses em Portugal para emitir os documentos e conhecer as regiões para uma futura moradia. Pode ter passagem só de ida. Você estará chegando no país do qual é cidadão.

    Boa viagem!! Felicidades para você e sua família!

  • @AlexMarttins apenas uma ressalva: para fins de imigração, você não precisa de passagem de volta, mas a companhia aérea brasileira pode exigir, pois não é obrigada a aceitar o assento de nascimento! confira isso. a tap costuma aceitar o assento.

  • @Leticialele e @gsilvestre Meu marido está com o assento e até a data da nossa viagem teremos a transcrição do nosso casamento. Tenho as seguintes dúvidas:

    1 - Vamos para Lisboa fazer CC e Passaporte dele lá. Conseguimos entrar com assento de batismo e casamento dele, só com passagem de ida? Além disso temos um contrato de trabalho dele que irá iniciar na Alemanha para apresentar e na Alemanha o meu visto só se pede quando chega lá.

    2 - Precisa ser pela TAP essa viagem ou qualquer empresa aceitaria este documento?

    Obrigada

  • @Mariana Brandão , vocês vão sair do Brasil com o passaporte brasileiro!

    E entrar em Portugal com o seu assento e o casamento transcrito.

  • Apenas pela mais pura curiosidade. Entrando em Portugal com passaporte brasileiro e assento, o passaporte brasileiro é carimbado?

  • @Leticialele Mas conseguimos fazer isso apenas com o assento de nascimento dele e com a transcrição do nosso casamento e tendo a passagem só de ida?

  • @AndreAAlmeida , não vão carimbar seu passaporte brasileiro. Você vai entrar pelo acesso de europeus.

  • @Leticialele E precisa ser via TAP ou qualquer empresa área aceita?

  • @Mariana Brandão , você deve entrar em contato com a cia aérea, não posso garantir que todas aceitem. Tenho certeza de que a TAP não cria nenhum tipo de problema.

  • @Leticialele Beleza! Obrigada. Vou verificar com as empresas.

    E lá em Portugal com 2 dias ele consegue tirar CC e Passporte? Onde é solicitado e quais documentos ele precisa levar?

  • @Mariana Brandão , sim!

    Você pode pedir o cartão extremamente urgente. Com validade superior a 10 anos, custa 53 euros .

    No Aeroporto de Lisboa, com o cartão cidadão, chegando cedo, pode pegar o passaporte no mesmo dia

    Veja aqui: https://eportugal.gov.pt/servicos/pedir-o-cartao-de-cidadao

  • @Mariana Brandão

    Você já perguntou sobre o mesmo assunto várias vezes. Já foi respondida por mim e pela @Leticialele com detalhes em Dezembro.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275433/#Comment_275433

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/270358/#Comment_270358

    Por favor mantenha suas perguntas num mesmo tópico.

  • @gandalf e @Leticialele Desculpa pela confusão! Eu não estava localizando a conversa de dezembro e estava sem saber ainda sobre a nossa entrada só com passagem de ida, achei que vocês estavam entendendo que eu também tinha cidadania. Vou manter aqui a conversa.

    Mas ainda estou em dúvida sobre as últimas questões que levantei, sobre quais documentos e onde em Lisboa faço o pedido de CC e Passporte dele. Existe algum tópico?

    Obrigada pela ajuda!

  • Bom dia!

    Pessoal, minha documentação (atribuição pai/filho) chegou em Tondela em 18/10/21 e até agora não gerou número do processo e nem senha de acesso, devido as extinções dos balcões.

    Alguém sabe me dizer se consigo entrar com a justificativa de que sou filho de "português"(comprovando o número de assento dele) e que estou indo para adiantar meu processo?

    E se realmente eu indo pessoalmente consigo adiantar os trâmites, corre o risco de o tempo ser o mesmo do que esperar aqui, podendo ficar ilegal la? (Mesmo comprovando que meu pai e meu irmão ja tem o processo concluído)

    Agradeço desde já!

  • @alan22 , não vai conseguir nada indo pessoalmente para adiantar o processo.

    Ser filho de português não vai permitir que você se estabeleça legalmente lá. Poderá ficar como turista.

    Os processos de Tondela vão para a CRCentrais, que leva uns 12 meses para concluir processos de atribuição pelo art. 1C

  • @Leticialele entendi, e se o visto de turista vencer, corro o risco de ser deportado, mesmo comprovando que meu processo estando em andamento?

  • @alan22 , sim! O fato de ter um processo em andamento não faz de você um português, pois o pedido pode ser indeferido (não é normal, mas pode acontecer)

  • @Leticialele puts...entendi...valeeeu pela atenção!

  • editado January 2022

    @Mariana Brandão

    Em Lisboa, dirija-se ao Campus da Justiça. Chegue cedo, só com seu passaporte brasileiro e uma cópia do assento, entre 7-8 da manhã. Eles abrem as 9, e atendem por ordem de chegada. Use máscara de proteção.

    Faça a biometria, a assinatura, e o pedido do CC. Lhe entregam no mesmo local à tarde. Nesse momento ativa o CC e faz o pedido do PEP. Escolha se prefere recolher no aeroporto no dia seguinte, ou esperar 1 semana para receber pelo correio (CTT).

    O link que a Leticialele lhe passou acima contém mais detalhes sobre os tipos de pedido e documentação necessária. Incluindo o NIF (que você precisaria ter um representante fiscal), e número de utente (para acesso ao SNS, Serviço de Saúde). Esses detalhes demoram. No momento você está buscando o CC básico, sem NIF nem SNS, mas isso tem consequências, e deve aprender como funciona.

  • Ola meus amigos, no caso da entrada em portugal somente com o assento de casamento ,ha algum problema se a pessoa nao estiver acompanhada do conjuge portugues?

    Eu e meu pai ja estamos morando aqui em Almada, agora vem minha mae e estou com essa duvida se posso comprar só a passagem de ida dela.


    ja aproveitando a pergunta tenho tambem o caso da minha irma que vem com os filhos menores e no caso só ela tem o assento de nascimento, poderia entrar ela e as crianças só com passagem de ida apenas com o assento de nascimento dela?

  • Aproveitando a duvida do colega, se o voo fizer escala em outro pais (Espanha por exemplo) ainda assim é possível?

  • @aalvess

    Não, pois você fará imigração na Espanha e terá que atender os requisitos da Espanha para entrar no Espaço Schengen. Por isso todo mundo aconselha a comprar um voo sem conexões, direto do Brasil para Portugal.

  • @gandalf e @Leticialele Agradeço as informações!

    Estamos aguardando a transcrição chegar de Santos (Recebida dia 07/01) e chegando em Portugal faremos como orientaram.

    Para os documentos que eles solicitam, vamos levar a transcrição, o assento de nascimento do meu marido, Passaporte e CNH - O RG dele é de 2015 e a CNH mais recente. Com isso tudo certo né? Não precisa de comprovante de endereço, certo?

    Obrigada

  • @Mariana Brandão

    Eu não sei os detalhes de seu plano de viagem. Eu apenas forneço informações e você usa ou não. Teve várias que você parece ter ignorado.

    Eu renovaria o RG antes de ir, porque isso só é feito em solo brasileiro, e o RG atual já tem 7 anos de idade. Ele começa a trabalhar, e só terá férias longas o suficiente para voltar ao BR depois que estiver alguns anos de trabalho. No geral, poderá até voltar rapidamente, mas terá muita coisa pra fazer que não dá tempo de fazer RG.

    Eu faria o plano de saúde, porque leva 6 meses pra você conseguir entrar no sistema lá, ainda mais que um de vocês não é cidadão, nem residente ainda. Deveriam ter o PB4. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/267857/#Comment_267857

    Por melhor que seja o suporte que tenha lá, ainda precisará de algum apoio para se instalar. Covid é um complicador, e não tem como ir e viajar com facilidade.

    Quanto a fazer documentos, ele precisa de um conjunto para dar entrada nos documentos de cidadania em PT, e outro para dar entrada na residência na Alemanha. Vocês têm que planejar. Eu já mandei o link de mudança definitiva, onde mencionava o PB4 e IRPF de saída definitiva, que tem prazo para fazer.

  • @gandalf Acredito que há algum engano nas suas mensagens. Pois não questionei em nenhum momento nada que vocês nos orientaram, pelo contrário, sigo fazem anos as orientações aqui e sou muito grata por elas.

    Dito isso, nós não vamos residir em Portugal. Iremos apenas fazer a documentação conforme já mencionado e depois na mesma semana ir para Berlim, onde meu marido foi contratado e lá já temos o plano de saúde providenciado, imóvel alugado e o contrato de trabalho dele. No momento ele já possui a cidadania portuguesa, o assento de nascimento e estamos aguardando a transcrição de casamento.

    Sua mensagem me confundiu um pouco. Pelo que havia entendido aqui neste fórum, poderíamos viajar a Portugal os dois, apenas com o assento dele, sem problema algum, principalmente pela TAP, empresa que compramos as passagens, para tirar cartão cidadão e passaporte. Isso fazemos em 2 dias por lá, conforme vocês me informaram. Certo?

    Ao ler o link que você sugeriu, entendi que ele precisava para tirar o cartão cidadão de um dos documentos citados no site, e o bilhete de identidade seria um. Como ele tem CNH recente, minha dúvida era se poderia ser a CNH ou se realmente seria melhor renovar o RG, e queria confirmar se apenas com Passaporte, Assento de Nascimento e transcrição de casamento + o documento de identidade ele conseguiria fazer CC e PEP, ou se precisaria de levar algum comprovante de residência. Isso não entendi ainda.

    Sobre o sistema de saúde, estamos indo com seguro de saúde viagem válido por 12 meses, e além disso já demos entrada no seguro saúde de Berlim.

    Está tudo bem planejado e organizado, só preciso realmente ajustar esses detalhes de documentação para não ter nenhum erro ao chegar lá, visto que vamos depender desses documentos para entrar na Alemanha. E por fim, não precisamos de visto na Alemanha se ele tiver o PEP, e eu só solicito meu visto ao chegar lá. Todas essas informações já validadas com consulados, a empresa que o contratou e amigos que foram.

    Em resumo:

    1 - O seguro viagem que temos está ok para passar 5 dias em portugal e tirar CC e PEP, correto?

    2 - Para fazer CC e PEP basta Passaporte Brasileiro, RG ou CNH, assento de nascimento e a transcrição do casamento, ou também iremos precisar de comprovante de residência e/ou mais algum outro documento?

    Obrigada

  • @Mariana Brandão :

    1 - O seguro viagem que temos está ok para passar 5 dias em portugal e tirar CC e PEP, correto? Correto

    2 - Para fazer CC e PEP basta Passaporte Brasileiro, RG ou CNH, assento de nascimento e a transcrição do casamento, ou também iremos precisar de comprovante de residência e/ou mais algum outro documento? Basta o assento de nascimento e o passaporte brasileiro. Em Portugal, vai tirar foto e colher as digitais para fazer o CC e, depois, solicitar o passaporte com urgência, no Aeroporto de Lisboa. Não precisa de comprovante de residência.

  • @Leticialele Muitíssimo obrigada!

    Acho que está tudo encaminhado para isso então. Só falta Santos me entregar a transcrição que está demorando muito.

    Mais uma vez agradeço ajuda e orientação!

  • @Mariana Brandão

    Eu me confundi um pouco. Puxei só pela memória e achei que você tinha nacionalidade, e o marido ia com visto de trabalho. E insisto: ele devia fazer um RG novo agora, enquanto está em solo brasileiro.

    O seguro de viagem normal, é pelo período de estadia todo, e deve pedir até 30 dias, porque não muda o valor por isso. Ele cobre não só saúde, mas extravio de bagagem, roubo, etc. Nos dois trechos da viagem.

    O CC que o marido vai pedir é a identidade dele na UE.

    Você deve também entrar com o seu pedido de nacionalidade pelo casamento, logo após a transcrição.

    Você está focada em como chegar até lá. Eu já estou antecipando sua própria necessidades de um CC seu, para daqui a 2 anos. Não deixe para fazer quando for precisar dele. Só isso. Eu não estou xingando nem reclamando. Não tenha essa impressão. Estou só querendo que vc preste atenção a alguns detalhes que serão importantes para vocês.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.